Sunday, April 02, 2006


VIVENDO SAUDAVELMENTE

O que é saúde:simples ausência de doença ou vitalidade plena?Vale a pena refletir sobre alguns requisitos indispensáveis à um viver perfeito e feliz.
Um ritmo de vida atribulado,aliado ao uso diário de alimentos artificiais(refrigerantes,laticínios e doces),agridem diretamente o corpo humano.É exatamente nesse momento que as doenças se instalam irreversivelmente.
Como evitá-las?Simplesmente observando princípios e condutas que não transgridam o ritmo de funcionamento do organismo.
Um dos aspectos vitais para a saúde é a alimentação.Grande parte das enfermidades provem de hábitos nutricionais errôneos.Nada concorre mais para a alimentação de impurezas no sangue do que o uso constante de produtos industrializados,condimentados e excessivamente elaborados.Todos eles tem a propriedade de conduzir gases tóxicos diretamente à corrente sanguínea e posteriormente aos órgãos e tecidos.Vegetarianismo,macrobiótica ou alimentos industrializados?Para decidir qual a linha alimentar a ser seguida bom lembrar do velho ditado:"Somos aquilo que comemos".
Outro elemento fundamental,pois sem ele não viveríamos mais do que cinco minutos,é o ar.Formado basicamente de óxigênio e nitrogênio é indispensável ao homem.Por isso,não devemos dormir em quartos com portas e janelas fechadas.O corpo precisa de ventilação renovada para recuperar as energias gastas.
Passear em parques e jardins públicos,ou qualquer outra área com muitas árvores,ajuda a limpar os pulmões.
Nada mais gostoso do que tomar um banho de sol,principalmente na parte da manhã.Nesse instante os raios ultra-violeta beneficiam a manutenção da estrutura óssea sadia e a prevenção e cura do raquitismo.
O estado de espírito igualmente tem enorme influência sobre o ser humano.A tristeza,mágoa,fadiga mental e as preocupações afetam nossa vida.Por isso,é essencial manter o bom humor e a alegria pois acabam auxiliando o sistema nervoso,aparelho circulatório,digestivo e outros.

No comments: