Sunday, March 26, 2006

POPULAÇÃO NÃO SABE O QUE COME E BEBE
Uma alimentação equilibrada é o princípio fundamental para que haja uma boa saúde.Contudo,as pessoas estão longe de informações nutricionais adequadas que às levem a mesa.As causas são bastante variadas,desde os rótulos incompreensíveis para o leigo,até os produtos que nada revelam em seu conteúdo.
Infelizmente os rótulos fornecem subsídios que costumamos chamar de"...e daí?",ou seja,de que adianta escrever:contém goma xantana ou citrato de sódio.Quando encontramos esses dizeres ficamos com a mesma dúvida ou piora ainda mais,afinal,a explicação sobre esses produtos não vem especificada,e a maioria desconhece os malefícios dos elementos químicos presentes...
Os alimentos industrializados,em sua grande parcela,apresentam algum artifício,especialmente conservantes e estabilizantes.Na agricultura,o uso de adubos,pesticidas e agrotóxicos agravam a situação,principalmente porque,nesses casos,nem mesmo rótulo eles fornecem.Já na pecuária o abuso indiscriminado de hormônios igualmente prejudica o consumidor final e,mais uma vez,os alimentos nem rótulo tem.
A medida que os produtos são manipulados e manufaturados,perdem seu valo nutritivo,ganhando novos aditivos(como no caso do arroz branco,que elimina sua camada de fibras e sais minerais para dar lugar a ceras e talcos).
O conhecimento e o bom senso sempre devem estar caminhando juntos e,com relação à nutrição todo cuidado deve ser mantido.de acordo com Hipócrates:"Faze de teu alimento o teu remédio"...
O consumidor precisa ter cuidados não apenas com os conservantes,mas no tocante a todo composto artificial inserido alimentalmente.Uma nutrição perfeita,bem orientada é sem dúvida o passo inicial e decisivo visando a busca de um equilíbrio orgânico,uma estrutura saudável e melhor qualidade de vida.




No comments: