A obesidade é,atualmente,um grave problema médico,especialmente nas sociedades prósperas.Nelas,o excesso alimentar,aliado a atividade física reduzida,tem alterado o perfeito equilíbrio orgânico.
Determinantes ambientais,igualmente,atuam de forma decisiva nessas ocasiões.Justamente atingindo aquelas pessoas comumentes suscetíveis a imagens de liberdade,amor e sucesso sugeridas pelas propagandas de alimentos.
A tendência é que esse contingente siga as amizades e modismo.Consequentemente,acabam ingerindo alto teor calórico.Se não tomam cuidado com isso,terminam assimilando esses habitos nocivos,inadequados,e que não poderão predispor a um futuro obeso.
Problemas cardiovasculares,osteoartrite dos joelhos,varizes dos membros inferiores,colecistite e outras doenças são fruto direto da gordura.O paciente obeso constantemente apresnta distúrbios cardíacos,fator responsável pela hipertensão arterial e hipertrofia do ventrículo esquerdo.
Em resumo,ao engordar o indivíduo perceberá,automaticamente,uma auto-imagem insatisfatória,onde a falha estática aparecerá como barreira frente a amigos,familiares,sociedade e a sí mesmo.A pouca aceitação grupal poderá fortalecer,ainda mais,o comportamento de desvalorização pessoal.Com efeito,o ser humano tende a se fastar das atividades que que exponham seu corpo,como,por exemplo,dançla,esporte,caminhadas,etc.Isso favorece a uma vida sedentária,produzindo consumos cada vez maiores.
Os resultados de todo esse desequilíbrio,geralmente refletem um veradeiro círculo vicioso,em que são desenvolvidas carências,dificuldades e desajustes,incentivando como fonte máxima de prazer satisfação e realização,o próprio alimento.Nesse estágio,os problemas de ordem psicológica são reais ao extremo.A obesidade é comum em lares onde os habitos alimentares tornaram-se,gradativamente desvirtuados.
A superalientação compulsiva,portanto,assemelha-se ao vício de alcoólatras e drogados,que procuram segurança,auto-afirmação ou fuga dos problemas na bebida e tóxicos.O obeso ,muitas das vezes,busca tudo isso no ato de comer.
No comments:
Post a Comment