Monday, March 30, 2009

CONSUMO DE CARNE VERMELHA CAUSA RISCOS DE PERDA DE VISÃO
Segundo um estudo do Royal Victorian Eye and Ear Hospital divulgado nesta segunda-feira (30.03), pessoas que comem carne vermelha estão mais sujeitas a degeneração macular, que pode levar à perda parcial da visão.

"O que descobrimos é que o abuso da carne está associado a um aumento, em torno de 47%, da degeneração macular", afirmou a autora do relatório, Elaine Chong, de acordo com a emissora de rádio ABC.

A especialista explicou ainda que as pessoas que ingerem salsichas e salsichão tem uma incidência muito maior. A mácula é a parte central da retina e controla a visão, o que permite ler, assistir à televisão e reconhecer os rostos.

CHOCOLATE AMARGO MELHORA A CIRCULAÇÃO
Pesquisadores da Universidade da Califórnia confirmaram recentemente que o chocolate amargo melhora o funcionamento dos vasos sanguíneos.
Em artigo publicado no Journal of the American College Nutrition, os cientistas descrevem a experiência,que se concentrou no estudo dos flavonóides, substâncias com propriedades antioxidantes.
Melhoras na função endotelial, que é a capacidade da artéria em se dilatar, são um indício de uma melhora na saúde vascular e de um menor risco de doenças cardíacas.
O bom funcionamento de veias e artérias ajuda a prevenir enfartes, derrames e outras doenças ligadas à má circulação.

Dilatação

Na experiência realizada na Califórnia, 11 pessoas ingeriram 46 gramas de chocolate amargo, rico em flavonóides por dia, enquanto outras dez comeram a mesma quantidade de chocolate com poucos flavonóides.
No fim do estudo, os pesquisadores usaram ultrassom para medir o quanto os vasos sanguíneos são capazes de relaxar quando o fluxo de sangue aumenta. No grupo que ingeriu o chocolate rico em flavonóides, a dilatação dos vasos aumentou em 10%, enquanto no outro grupo houve uma queda de 10%.
Entretanto,convém não esquecer que chocolate é um alimento muito calórico e contém uma média de 30% de gorduras, o que pode levar à obesidade se houver um consumo exagerado.

Wednesday, March 25, 2009

MASTIGUE BEM OS ALIMENTOS E TENHA LONGEVIDADE
Comer muito rápido pode dobrar o risco de uma pessoa ser obesa. É o que comprova estudos japoneses, que analisaram os hábitos alimentares de um grupo de 3 mil pessoas. Metade dos voluntários afirmou que tinha tendência de comer rapidamente. Segundo o professor Ian Mcdonald, da Universidade de Nottingham (Inglaterra), o hábito pode interferir com o sistema de sinalização, que diz ao cérebro para parar de ingerir comida porque o estômago está cheio. Outras pesquisas encontraram evidência de que isso acontece na infância, sugerindo que esses hábitos podem ser herdados ou aprendidos bem cedo. Portanto, aí vai a dica: procure mastigar devagar e sentir o paladar, um prazer natural e agradável. E nada de comer pensando nos problemas, aproveite o momento das refeições para desligar os pensamentos e prestar atenção somente no sabor dos alimentos.
CHÁ DE CAMOMILA PREVINE DIABETES
Agora está cientificamente comprovado. Uma pesquisa divulgada na revista Journal of Agricultural and Food Chemistry demonstrou que beber chá de camomila todos os dias pode ajudar a prevenir algumas conseqüências de diabetes tipo-2, tais como cegueira, lesões nos nervos e nos rins. De acordo com os pesquisadores do Japão e da Grã-Bretanha, o nível de glicose no sangue diminui com a freqüência de camomila ingerida no organismo. Os estudos também registraram que a erva reduz a concentração das enzimas ALR2 e sorbitol. A concentração elevada dessas substâncias está associada a um aumento das complicações relacionadas a diabetes.

Tuesday, March 24, 2009

PONHA FIM A ENXAQUECA
- Utilize mais gengibre: pesquisas afirmam que ele bloqueia a síntese de prostaglandina, levando à redução da dor.

- Substitua seu café pelo de cevada ou chá natural sem açúcar.

- Evite o consumo de chocolates industrializados.Procure usar mais cremes,mingaus de aveia e cacau muito mais nutritivos.

- Leia os rótulos dos alimentos e aqueles que tiverem glutamato monossódico em sua composição devem ser excluídos.

- Afaste-se de embutidos e defumados, por conterem excesso de nitrato como conservante,além de várias substãncias cancerígenas.

- Faça as refeições em intervalos regulares e porções pequenas, para evitar a má digestão.

ALIMENTOS AFRODISÍACOS
Se a sua vida sexual anda monótona e você está querendo colocar um “tempero” a mais em sua relação, conheça alguns ingredientes que te ajudarão nesse quesito. O alho, o gengibre a páprica, a cebola, o alecrim, o orégano ou a pimenta, por exemplo, são alimentos que devem ser consumidos em maior quantidade por quem quer estimular o apetite sexual.
Eis uma lista contendo alguns alimentos com propriedades afrodisíacas.

Anis tem compostos estrogênicos (hormônios femininos) que são conhecidos por induzirem efeitos similares aos da testosterona;

Manjericão é um dos muitos afrodisíacos conhecidos que pode ter a propriedade de melhorar a circulação sangüínea;

Chocolate contém feniletilamina e serotonina, duas substâncias químicas que causam “bem-estar;

Pimenta contém capsaicina que é responsável pelos efeitos irritativos dos órgãos genitais e da região urinária causando sensação semelhante à excitação sexual;

Pepino o aroma do pepino pode estimular as mulheres aumentando o fluxo sangüíneo para a vagina;

Mel é rico em vitaminas do complexo B, necessárias para a produção de testosterona, e em boro, que ajuda o corpo a metabolizar e usar o estrogênio. Alguns estudos sugerem que o mel também pode elevar os níveis de testosterona no sangue;

Alcaçuz seu aroma aumenta em até 13% o fluxo sangüíneo para o pênis.

Mamão há compostos que agem como o estrogênio, o hormônio feminino. Ele é usado como remédio popular para provocar a menstruação e a produção de leite, facilitar o parto e aumentar a libido da mulher;

Pinhão é rico em zinco, que está associado ao aumento da potência sexual no homem.

Thursday, March 19, 2009

ALIMENTAÇÃO VEGETARIANA SUBSTITUI REMÉDIO NA REDUÇÃO DO COLESTEROL

Estudo da Associação Médica Americana revela que uma dieta pobre em gordura animal tem praticamente o mesmo resultado da medicação.

A famosa dieta vegetariana, rica em fibras e livre de qualquer tipo de gordura animal, reduz de forma significativa o nível de colesterol ruim (LDL) no sangue. Pesquisa publicada recentemente no Jornal da Associação Médica Americana (Jama) revelou que esse tipo de nutrição é capaz de diminuir a taxa de LDL com praticamente a mesma eficácia de algumas estatinas, medicamentos utilizados para controlar quantidades elevadas da substância.

Segundo o estudo, a redução do colesterol entre as pessoas vegetarianas foi de 29%, enquanto que os pacientes que usaram o remédio conseguiram uma diminuição de 31%. Em um terceiro grupo, que aderiu a uma dieta com pouca quantidade de gordura, a taxa decresceu apenas 8%.

O resultado obtido pelos vegetarianos é explicado pela forte presença de frutas, legumes e verduras na dieta (ricos em antioxidantes) e pela ausência de gordura animal. A placa de gordura só se deposita na parede das artérias quando o LDL é oxidado. Por isso é tão importante consumir substâncias antioxidantes.

Levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), em 20 cidades, incluindo São Paulo, constatou que 40% da população tem nível de colesterol entre 200 e 240 miligramas por decilitro. O ideal é não ultrapassar 200mg/dl. Apesar de estar acima do recomendado, esse percentual de brasileiros é o que mais pode se beneficiar da dieta como tratamento.

Uma alimentação controlada é capaz de reduzir pelo menos 30% do colesterol, pois o restante é produzido pelo fígado.O vegetarianismo só pode causar problemas ao organismo  quando mal usado. Não existe nada de tão essencial à saúde humana que não possa ser encontrado nos vegetais. É só saber consumilo equilibradamente.

Os vegetarianos são divididos em três categorias: os ovo-lacto-vegetarianos, que consomem ovos e laticínios; os lacto-vegetarianos, que ingerem laticínios e os vegetarianos puros, que não comem qualquer produto de origem animal.  É perfeitamente possível substituir a proteína da carne com produtos à base de soja. Os vegetarianos precisam ficar atentos para o consumo adequado de ferro, vitamina B12 e cálcio, nutrientes que estão presentes nos alimentos de origem animal.Todos eles são encontrados abundantemente na levedura de cerveja,na própria proteína de soja texturizada,bem como em lentilhas,feijões e grão de bico.Igualmente na couve e vegetais de folha verde escura.

Friday, March 13, 2009

REEDUCAÇÃO ALIMENTAR AUXILIA NA PERDA DE QUILINHOS EXTRAS
Para eliminar alguns quilos extras e entrar em forma  é preciso dedicação e muita perseverança - Emagrecer rapidamente é promessa difícil de ser cumprida - O uso de medicamentos e dietas radicais pode prejudicar a saúde e a qualidade de vida.

Nos períodos mais frios, o metabolismo basal (energia gasta pelo corpo no descanso para manter as funções normais) fica mais lento.

Isso significa que o organismo passa a trabalhar mais devagar e assim queima menos calorias.

Já as dietas super-restritivas ou aquelas que priorizam um grupo determinado grupo alimentar podem não ser tão eficazes quanto aparentam.

Entre as conseqüências desse tipo de dieta, estão a perda de água e de músculos. Em alguns casos, não se perde a gordura extra. O ideal mesmo é fazer uma reeducação alimentar.

Conselhos Básicos:

- Faça cinco refeições durante o dia, com pequenas quantidades

- Beba de 8 a 10 copos de água por dia

- Coma alimentos ricos em fibras

- Substitua refrigerantes por sucos de frutas

- Elimine gorduras, especialmente frituras

- Dê preferência a carnes de frango grelhados e peixes assados

- Substitua açúcar por adoçante natural Stévia

- Mastigue bem os alimentos

- Não esqueça: atividade física é fundamental


BEBER MUITO CAFÉ CAUSA ALUCINAÇÕES
Trabalhar horas e horas sem descanso, ou mesmo fazer plantões sucessivos requer muita energia e atenção. Se você é uma dessas pessoas que apelam para o café - e tomam uma garrafa inteira , fique atento - De acordo com uma pesquisa publicada na versão online da rede de notícias BBC, ingerir excessivamente xícaras dessa bebida resulta em alucinações.

Coordenada pelo psicólogo Simon Jones, o estudo teria mostrado que a ingestão de cafeína em excesso está intimamente relacionada a casos de alucinações. Mas, mesmo após 200 universitários terem sido testados, alguns acadêmicos ainda teriam discordado das conclusões, por não encontrarem relações claras entre consumo de cafeína e o problema.

No entanto, Jones afirma que a pesquisa seria o primeiro passo para aumentar o foco dos estudos sobre as alucinações. O psicólogo teria dito ainda que há provas de que fatores como os traumas na infância podem estar ligados a estes tipos de casos.

Alucinações e estresse
De acordo com a BBC, a interação da cafeína com o corpo humano resultaria na liberação de um hormônio chamado cortisol. Como essa substância também é produzida em situações de forte estresse emocional, Simon Jones teria proposto estudos mais aprofundados que ligassem a cafeína ao humor.

Além do café, alimentos como chocolate industrializado e bebidas energéticas também são fontes ricas em cafeína.


Sunday, March 08, 2009

DICAS SOBRE ALIMENTAÇÃO E BELEZA
Você é o que você come. O ditado, geralmente ligado a questões de saúde, expressa uma verdade indiscutível e atinge também outros fatores, como humor e beleza.

Sabendo disso,e com o retorno das atividades no mês de março,preparamos algumas dicas alimentares que podem ser aplicadas no seu dia-a-dia; afinal, uma mudança simples no hábito alimentar pode significar muito para a sua beleza. Confira:


Cabelos

Para ter cabelos bonitos e evitar queda e enfraquecimento deles, é necessário ter uma alimentação balanceada e focada em vitaminas e minerais. Vitaminas A, B e zinco são fundamentais. Dê preferência a alimentos integrais como aveia, centeio, cevada, arroz integral, soja e legumes.

É importante saber que o radicalismo nas dietas, comprometendo a quantidade de proteínas e vitaminas, dificulta o crescimento dos fios e acentua a perda do brilho dos cabelos.Portanto,seja equilibrada nas suas refeições e tenha uma vida saudável e plena de felicidade.

PELE
Para ter uma pele macia, bonita e com um brilho natural, é necessário adotar uma alimentação rica em fibras, pois elas auxiliam no funcionamento intestinal e contribuem para a eliminação de toxinas pelo organismo. Alimentos gordurosos e frituras devem ser eliminados, pois contribuem com a oleosidade da pele e o surgimento de acnes.

Os alimentos ricos em vitamina A, C, vitaminas do complexo B e zinco são fundamentais para a pele. A vitamina A, que pode ser encontrada em vegetais de cor alaranjada ou em vegetais de folha verde-escura como cenoura, batata doce, caqui, brócolis, espinafre, rúcula e agrião, tem um papel importante na saúde das células da pele.

Já a vitamina C, age em cicatrizações e protege a pele de ação de raios ultravioleta. Outra característica da vitamina C é a sua ação antioxidante. Encontra-se em frutas cítricas como laranja, acerola, morango, goiaba, abacaxi e tangerina.

Vitaminas do complexo B são responsáveis pela regulagem na produção de sebo pelas glândulas sebáceas. O uso da vitamina proporciona uma pele mais sequinha, sem excesso de oleosidade. Podem ser encontradas em grãos integrais,levedo de cerveja,gérmen de trigo e aveia.

O zinco aumenta a ação de enzimas que combatem os radicais livres, renovando as células. Essas vitaminas estão abundantemente distribuídas em peixes, frutos do mar, aves e no próprio leite de soja e seus derivados.

UNHAS
Se o objetivo é ter unhas saudáveis, fortes e lisas, procure consumir alimentos ricos em proteínas, especialmente carne vegetal(proteína de soja), aves e peixes. Opte igualmente por lentilhas,grão de bico,levedo de cerveja, mas não deixe também de comer alimentos ricos em cálcio, como o arroz integral,  iogurte, frutas, verduras, leguminosas e cereais integrais.Sua saúde logo manifestará resultados maravilhosos.
FLACIDEZ
Primeiramente, para acabar com a flacidez é necessário estar com o peso adequado, pois a gordura em excesso é armazenada como tecido adiposo em diferentes partes do corpo.

A solução para este problema está em manter o peso ideal, priorizar alimentos naturais,eliminar os enlatados e açúcares, além da ingestão de muita água.Além disso,procure sempre mais as gorduras vegetais.

Fazer exercícios também é fundamental para o enrijecimento dos músculos.

Não é preciso muito dinheiro para atingir o bem-estar, mas força de vontade e disciplina são fatores fundamentais para a conquista de um corpo e mente saudáveis e equilibrados.

Adquira um estilo de vida saudável, alimente-se de forma balanceada e pratique exercícios regularmente: os resultados virão naturalmente. Além de ficar mais bonita, sua saúde agradece.