Friday, March 13, 2009

BEBER MUITO CAFÉ CAUSA ALUCINAÇÕES
Trabalhar horas e horas sem descanso, ou mesmo fazer plantões sucessivos requer muita energia e atenção. Se você é uma dessas pessoas que apelam para o café - e tomam uma garrafa inteira , fique atento - De acordo com uma pesquisa publicada na versão online da rede de notícias BBC, ingerir excessivamente xícaras dessa bebida resulta em alucinações.

Coordenada pelo psicólogo Simon Jones, o estudo teria mostrado que a ingestão de cafeína em excesso está intimamente relacionada a casos de alucinações. Mas, mesmo após 200 universitários terem sido testados, alguns acadêmicos ainda teriam discordado das conclusões, por não encontrarem relações claras entre consumo de cafeína e o problema.

No entanto, Jones afirma que a pesquisa seria o primeiro passo para aumentar o foco dos estudos sobre as alucinações. O psicólogo teria dito ainda que há provas de que fatores como os traumas na infância podem estar ligados a estes tipos de casos.

Alucinações e estresse
De acordo com a BBC, a interação da cafeína com o corpo humano resultaria na liberação de um hormônio chamado cortisol. Como essa substância também é produzida em situações de forte estresse emocional, Simon Jones teria proposto estudos mais aprofundados que ligassem a cafeína ao humor.

Além do café, alimentos como chocolate industrializado e bebidas energéticas também são fontes ricas em cafeína.


No comments: