Monday, March 30, 2009

CHOCOLATE AMARGO MELHORA A CIRCULAÇÃO
Pesquisadores da Universidade da Califórnia confirmaram recentemente que o chocolate amargo melhora o funcionamento dos vasos sanguíneos.
Em artigo publicado no Journal of the American College Nutrition, os cientistas descrevem a experiência,que se concentrou no estudo dos flavonóides, substâncias com propriedades antioxidantes.
Melhoras na função endotelial, que é a capacidade da artéria em se dilatar, são um indício de uma melhora na saúde vascular e de um menor risco de doenças cardíacas.
O bom funcionamento de veias e artérias ajuda a prevenir enfartes, derrames e outras doenças ligadas à má circulação.

Dilatação

Na experiência realizada na Califórnia, 11 pessoas ingeriram 46 gramas de chocolate amargo, rico em flavonóides por dia, enquanto outras dez comeram a mesma quantidade de chocolate com poucos flavonóides.
No fim do estudo, os pesquisadores usaram ultrassom para medir o quanto os vasos sanguíneos são capazes de relaxar quando o fluxo de sangue aumenta. No grupo que ingeriu o chocolate rico em flavonóides, a dilatação dos vasos aumentou em 10%, enquanto no outro grupo houve uma queda de 10%.
Entretanto,convém não esquecer que chocolate é um alimento muito calórico e contém uma média de 30% de gorduras, o que pode levar à obesidade se houver um consumo exagerado.

No comments: