Thursday, January 31, 2008

PREVINA O CÂNCER COM UMA BOA NUTRIÇÃO
A notícia é alarmante: até o ano de 2020 surgirão 15 milhões de novos casos de câncer, o que significa um aumento de até 50%. Essa é a conclusão do Informe Mundial sobre Câncer, que foi divulgado em Genebra no ano de 2003.

O aumento nos casos deve-se principalmente ao envelhecimento da população mundial, ao tabagismo, aos maus hábitos alimentares e ao estilo de vida não saudável. Mas o que poucas pessoas têm conhecimento é a alimentação é uma farmácia para a saúde. Algumas substâncias que compõem determinados alimentos podem prevenir e até mesmo tratar diversos tipos de doenças, inclusive o câncer. São conhecidas como nutracêuticos (alimentos que nutrem e trazem saúde) ou funcionais.

A nutrição funcional é uma dieta personalizada que auxilia e supre as necessidades do metabolismo de cada um. O resultado é uma vida mais longa e mais saudável. E no caso do câncer, a dieta é considerada um fator importante em 20 a 50% de todos os casos.

O mais importante, como uma forma de prevenção, é comer alimentos variados e saudáveis. O ideal é diversificar os alimentos até formar um arco-íris de frutas e verduras. E tem mais vantagens: a alimentação rica em frutas e verduras é ótima para manter o peso - o que também ajuda nos casos de câncer.

Uma boa alimentação melhora a atividade do sistema imunológico e aumenta as energias do corpo, evita distúrbios em diversos órgãos e promove a regeneração dos tecidos.

Em um estudo publicado recentemente, os pesquisadores observaram que uma mudança alimentar composta de cinco porções de frutas, verduras, cereais, carnes brancas e peixes por dia é possível reduzir o risco de câncer em 20%. E se além disso o paciente praticar atividade física regularmente e manter o peso ideal, o risco é reduzido para 40%.


No comments: