Thursday, January 31, 2008

ESTUDO COMPROVA : MEL É O MELHOR REMÉDIO PARA A TOSSE !
A clássica cena da mãe dando uma colher de mel para o filho antes de colocá-lo na cama não é coisa do passado. Cientistas norte-americanos provaram o que as velhas matriarcas já sabiam: o mel é um excelente medicamento terapêutico para amenizar a tosse em casos de gripes e resfriados.

Publicado pela revista especializada Archives of Paediatric and Adolescent Medicine, o estudo analisou 105 crianças e adolescentes na faixa dos 2 aos 18 anos, que estavam com tosse forte e freqüente durante a noite. O alívio foi imediato para aqueles que tomaram o mel meia hora antes de ir dormir.

Parece brincadeira, mas o que os cientistas quiseram provar as propriedades terapêuticas do mel, que é capaz de matar micróbios e atuar como antioxidante. Apesar de não ser uma grande fonte nutricional, ele contém pequenas quantidades de vitaminas do complexo B, aminoácidos e minerais. Além de aliviar as dores de garganta, mata as bactérias, ajuda a cicatrizar mais rapidamente cortes e feridas, é um laxante natural e pode reduzir a dor da úlcera.

Geralmente, a tosse é um dos sintomas do resfriado ou da gripe. Caracteriza-se por uma infecção na parte superior do aparelho respiratório e pode causar inchaço e irritação das vias aéreas - o que faz produzir o muco conhecido como catarro. A tosse “umida” (a que expele o catarro) é causada por alergias, resfriados ou outras infecções respiratórias. Já a seca pode ser resultado também de um resfriado, mas é mais provável que seja por causa da fumaça de cigarro, poeira ou outras formas de irritação.
Os especialistas da área de saúde já podem considerar o alimento como uma alternativa segura, legítima e mais barata para o tratamento da tosse.

No comments: