Thursday, June 03, 2010

DIETA EQUILIBRADA NO INVERNO
O inverno traz consigo deliciosas receitas que podem aquecer o corpo, mas também proporcionar um aumento de peso e do colesterol ruim (LDL) devido a sua quantidade de calorias e gorduras. Ter bom senso e moderação na seleção dos ingredientes é o primeiro passo para uma alimentação saudável, durante a temporada e que evita os indesejáveis quilinhos extras.

Nos meses frios é importante manter uma dieta equilibrada com os nutrientes essenciais à saúde como carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas, minerais e água, muita água. As sopas são uma opção inteligente para espantar as baixas temperaturas e saciar a fome, especialmente quando preparadas com variedade de legumes, verduras, grãos e azeite extravirgem.
Os legumes têm baixos índices de calorias, são ricos em fibras e facilitam a digestão. Já os grãos possuem, em sua composição nutricional, alta participação de gordura monoinsaturada, a chamada gordura boa, além de eletrólitos como zinco e selênio, que são importantes antioxidantes.

Também vale investir nos benefícios do azeite. Muito difundido como opção de gordura saudável na alimentação, o azeite extra-virgem, além da prevenção de doenças crônicas, tem grande benefício para as gestantes. É a gordura que mais se assemelha ao leite materno, tanto pela composição quanto pela sua digestão. Por isso, seu consumo durante a gravidez é altamente recomendado, a princípio porque auxilia no desenvolvimento do feto, na composição do tecido adiposo e na produção de prolactina, o leite materno.

O azeite de oliva é rico em gorduras monoinsaturadas, que ajudam a elevar o HDL (colesterol “bom”) e a reduzir o LDL (colesterol “ruim”). Cerca de 20% das calorias diárias consumidas por uma pessoa devem vir da gordura monoinsaturada, 10%, da poliinsaturada e até 7%, da saturada.