Sunday, June 13, 2010

CHÁS PARA AQUECER E MANTER A BOA FORMA
Com o friozinho do inverno, os hábitos alimentares se diferem do que comemos durante o verão e acabamos optando geralmente por alimentos mais ricos em gorduras e calorias.A mudança de hábito alimentar e o aumento de apetite que sentimos nos dias mais frios estão relacionados com a necessidade do organismo de se adaptar à temperatura ambiente.
No inverno, a necessidade de repor água é menor que no verão, por isso muitas pessoas reduzem o consumo de sucos, frutas e saladas, que não aquecem o organismo conforme a necessidade, e passam a dar preferência a alimentos mais quentes, calóricos e com digestão mais lenta, que proporcionam sensação de saciedade por mais tempo.

Contudo, os estudos destacam que o principal fator relacionado ao aumento do apetite nos dias mais frios tem a ver com a relação emocional que temos com a comida. Muitas pessoas buscam na comida quente, e quase sempre mais calórica do outono-inverno, aconchego e prazer.Por isso é natural o desejo incontrolável por pães, bolos e massas quentinhos, fondues, chocolate quente, capuccinos, vinhos, entre outras delícias altamente calóricas.

Uma ótima dica para substituir as bebidas calóricas e esquentar o corpo sem culpa são os chás à base de Camellia sinensis (chá verde, branco, vermelho e amarelo) e Hibiscus, que já fazem o maior sucesso durante o verão quando são consumidos gelados.


Esses chás são aliados da saúde em qualquer época do ano. Mas no inverno, quando tendemos a ingerir mais calorias, eles são uma ótima alternativa. De baixa caloria, os chás com Camellia sinensis e Hibiscus ajudam no controle do peso por possuírem substâncias com ação termogênica. Além disso, são ricos em antioxidantes que beneficiam a saúde geral, inclusive o sistema imunológico, que pode ficar mais frágil nesse período de temperaturas baixas.As atividades físicas,nunca esqueçam, não devem ser suspensas por conta do frio jamais.

No comments: