Thursday, June 17, 2010

FESTA JUNINA NATURAL
Conheça opções saudáveis para comemorar esta festa típica


No mês de junho as tradições ganham cores, enfeites e são partes integrantes das comemorações. É neste mês que as fogueiras se acendem e se transformam no palco da famosa e divertida dança das quadrilhas, onde as pessoas se divertem envolvidas pelas músicas caipiras, pelas peças decorativas e pelas barracas de brincadeiras. As bebidas e os pratos típicos da festa aguçam a criatividade, bem como o paladar dos integrantes da festa junina.
É importante ressaltar que é possível se divertir e aproveitar a festa sem se descuidar da saúde.

Conheça alguns benefícios dos principais ingredientes que estão presentes nos pratos típicos desta festa:

Amendoim doce
O amendoim é uma semente oleaginosa, rica em nutrientes como: proteínas, ácidos graxos poliinsaturados, vitamina E, vitaminas do complexo B e minerais como: potássio, fósforo, cálcio, ferro, zinco e manganês. O amendoim é um alimento energético, os ácidos graxos poliinsaturados atuam na proteção contra doenças cardiovasculares, pois diminuem os níveis sanguíneos de “colesterol ruim” (LDL) e triglicérides e a vitamina E, um poderoso antioxidante, atua no combate aos radicais livres.


Pinhão cozido

Apesar de ser fonte de amido, o que o torna rico em calorias, também contém vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e proteínas. Fonte de ômega 6 e ômega 9, que auxiliam no controle do colesterol sangüíneo.


Bolo de fubá com cobertura de chocolate

O fubá é a farinha de milho, que é fonte de carboidratos. O cacau, presente no chocolate, é fonte de antioxidantes que atuam no retardo do envelhecimento precoce da pele e auxiliam na prevenção de doenças cardíacas.

Doce de batata-doce


A batata doce é fonte de carboidratos, que fornecem energia ao organismo, aumentando a disposição para aproveitar a festa.

Doce de abóbora

A abóbora é uma rica fonte de beta-caroteno, possui alto teor de fibras, além de boa quantidade de vitamina C e potássio. O beta-caroteno é um precursor da vitamina A no organismo, que possui ação antioxidante, estimula a proliferação de células de defesa, é importante para o crescimento e desenvolvimento ósseo e contribui para a integridade da mucosa epitelial. Além disso, esta vitamina é importante para visão noturna e previne xeroftalmia.

Arroz doce


O arroz é rico em amido, sendo uma ótima fonte de energia, possui ainda proteínas e vitaminas do complexo B. Essas vitaminas participam de várias reações em nosso organismo, dentre elas aquelas que envolvem os carboidratos.

Canjica


A canjica é fonte de carboidratos, nutrientes responsáveis por fornecer energia ao organismo.

Espiga de milho cozida

O milho, como todo cereal, é rico em carboidratos. Também contém vitaminas B1, B2, E e fibras. A vitamina B1 (tiamina) é importante para função muscular, sistema nervoso e fornecimento de energia. A B2, também conhecida como riboflavina, além de participar do metabolismo dos carboidratos, possui atividade antioxidante.

Paçoca

O amendoim é uma oleaginosa com rica composição protéica e lipídica. Fonte de gorduras poliinsaturadas que auxiliam no controle do colesterol e triglicérides sangüíneos. Fonte de antioxidantes como a vitamina E, o zinco, o fósforo e o manganês que retardam o envelhecimento precoce da pele e previnem doenças cardíacas. Além disso, é fonte de vitaminas do complexo B, potássio, cálcio e ferro.

Apesar dos benefícios proporcionados por um ou mais ingredientes presentes na composição dos doces típicos de festas juninas, vale ressaltar que são calóricos e possuem grande quantidade de açúcares e gorduras em sua composição. Dessa forma, o seu consumo deve ser moderado.

No comments: