Friday, June 30, 2006


FIBRAS NATURAIS NA ALIMENTAÇÃO
Nos dias atuais,por toda parte,encontramos pessoas falando em "retornar" para uma estrutura sadia através da nutrição integral.
O problema é que infelizmente os seres humanos tem consumido alimentos fracos e totalmente carentes de proteínas,vitaminas e sais minerais.Observe que as grandes redes de supermercados superlotam as prateleiras com inúmeros produtos que visam somente o lucro esão,na sua maioria,desnecessárias como os enlatados,o açúcar branco, sal refinado,a farinha branca,o pão branco,o arroz polido,o pó para pudins,o pó para refrescos,o macarrão instantâneo e vários outros.
É perfeitamente possível estabelecer um regime saudável a base de cereais,pão integral,macarrão natural,legumes e verduras frescas,descobrindo,ao mesmo tempo,as vantagens de uma alimentação rica em nutrientes.
Médicos e pesquisadores,compreendendo essa nescessária mudança de hábitos vem ressaltando a elevada importância das fibras naturais no processo terapêutico das doenças.
Até pouco tempo atrás,pensáva-se que elas ajudavam apenas como laxativo sendo suas demais indicações ignoradas pelos nutricionistas.Contudo,estudos recentes tem demonstrado que nas áreas rurais,onde a fibra é largamente usada,a incidência de enfermidades, como as do coração,intestinos e câncer quase inexistem.Já nos setores industrializados crescem os problemas de saúde,pois o conteúdo fibrático na alimentação é bastante baixo.
Mencionamos a Fibra de Trigo por ser a mais fácil de ser encontrada nas Casas Naturais,porém os Farelos de Arroz e Cereais em geral tem as mesmas propriedades.Elas proporcionam o bom funcionamento do organismo,facilitando mecanicamente o percurso nos intestinos,aumentando o volume do bolo fecal.Além disso,é evidente que,juntamente com a regularidade dessa nutrição à base de fibras,uma excelente dieta combate a obesidade e pode ajudar a destruir problemas crônicos bem como prevení-los.
Entre alguns benefícios dessa saudável nutrição,baseada em alimentos integrais,está a diminuição do colesterol,cura de hemorróidas e tratamento da diverticulite.

No comments: