Saturday, June 03, 2006

VARRENDO AS TOXINAS
Acúmulo de colesterol?Intestinos preguiçosos?Poluição ambiental sobre o organismo?A cada dia,elementos nocivos diversos depositam-se em nosso corpo.A pectina tem a capacidade de lavar essa "sujeira",limpando artérias e intestinos.
Esse extraordinário detergente e regulador orgânico pode ser encontrado nas frutas frescas e verduras.Entre aquelas que se constituem ótima fonte citam-se laranjas,uvas,abacaxi,tomate,peras,passas e semente de girassol.
A maça apresenta-se como agente principal,em quaisuqer de suas formas de preparo:inteira,fatiada,raspada,transformada em molho.Seu consumo deve incluir a casca.Quanto mais fina for a polpa,maior será a superfície da fruta exposta aos intestinos,alí exercendo seus efeitos benéficos.Com isso,parece confirmar-se o dito entre os povos de língua inglesa segundo o qual "uma maçã ao dia mantém longe a presença dos médicos".
Observe o colesterol,por exemplo.Tem sido motivo de constante preocupação.Produzido a partir de gorduras saturadas,essa substãncia,semelhante a uma cera,prende-se pouco a pouco as paredes arteriais.Quando chega a bloquear os caminhos do sangue,junto ao coração ou cérebro,ocorre o ataque cardíaco ou cerebral.
Para combater esse mal,recomenda-se quantidade maior de maçãs,de três a seis.Pode-se variar sua maneira de prepará-la,com molho,vitaminas,etc.Outras frutas e vegetais associados exercem excelente resposta nas relações da taxa gordurosa.
Os resultados animadores da pectina,no entanto,vão mais além.Ela ajuda a eliminar bactérias responsáveis pela diarréia,atuando positivamente nos casos de constipação intestinal.Combinado com o cálcio,formam partículas gelatinosas que daõ origem às fezes.
Até mesmo aos diabéticos reserva-se boas notícias.Sua atuação serve para diminuir significativamente o índice de de glicose no sangue.E mesmo os indivíduos não vitimados pela doença,uma suplementação dessa substância,reduz o valor da insulina requerida para manter um nível saudável de açúcar sanguíneo.

No comments: