Monday, June 19, 2006

UM REMÉDIO MILAGROSO NA HORTA
Couve é uma planta da família das crucíferas,da qual existem numerosas variedades cultivadas,cujas folhas comestíveis são muito apreciáveis.Por sua riqueza em vitaminas e sais minerais,é vegetal importantíssimo na medicina doméstica e arte culinária.
Dentre as várias espécies destacam-se a mineira ou manteiga e a tronchuda,fontes magníficas de cálcio,ferro e iodo.
Para o bom aproveitamento de seus nutrientes e sais minerais,deve ser consumida preferencialmente crua,em saladas.Quando cozida,perde grande
parte de seus elementos nutritivos,tornando-se alimento morto,no que diz
respeito às vitaminas.
Devido ao seu elevado conteúdo em celulose,que a torna algo indigesta,sugere-se picá-la bem fina.Os que preferem-na ligeiramente cozida,aconselha-se não jogar fora o líquido da fervura,mas aproveitá-lo em sopas e outros preparos,pois a parte dos nutrientes fica dissolvido na água.
Médicos naturalistas tem empregado,com enorme êxito,cataplasmas de folhas de couve para curar úlceras varicosas.Para isso recomenda-se lavá-las,eliminar as nervuras salientes,amassá-las com água boricada durante algumas horas.Limpa-se bem a parte afetada e coloca-se sobre toda a úlcera.Venda-se suavemente o local com gaze ou pano limpo.Esse tratamento precisa ser aplicado duas vezes ao dia.
Esses cataplasmas são utilizadso como refrescantes, para tratar do gênero de chagas e feridas inflamadas.Nas bronquites empregam-se as folhas topicamente,
regadas com óleo de linhaça puro.As folhas,cozidas ao vapor e aplicadas na forma de cataplasmas quentes,são boas para combater gota,artrite,dores reumáticas em geral e nevralgia.Renovam-se de hora em hora.
Além de todos esses benefícios,é muito boa para combater enfermidades do fígado,como icterícia e cálculos biliares.Por seu teor em iodo,dá excelentes resultados contra portadores de bócio ou papeira.
As couves escuras,mais ricas em sais minerais do que as brancas,são ótimas frente a problemas como anemia e clorose.Seu suco serve como tônico mineralizante,vermífugo e estimulador do apetite.

No comments: