Tuesday, May 30, 2006

FARMÁCIA DA NATUREZA
Considerada uma das melhores e mais completas frutas do inverno,a laranja vale quase por uma farmácia.Antiinfecciosa,valiosos tônico muscular e nervoso,"abre o apetite",sendo remineralizante,auxiliando a fixação dos minerais.
Sua lista de virtudes vai longe.Além de desintoxicar o organismo é protetora vascular,diurética,laxativa e rejuvenescedora celular e fluidificante do sangue.Também tem a capacidade de refrescar as defesas naturais,preparando o corpo para enfrentar as alterações climáticas que a estação quase sempre provoca.
Uma das maiores riquezas da fruta é seu conteúdo em vitamina C.Já dentre os sais minerais,destacam-se potássio,cálcio,magnésio,fósforo e sódio.Ferro,zinco,manganês,cromo e cobre igualmente fazem parte da sua constituição.
Com toda essa abundância,não é de se admirar o extenso uso interno e externo da medicina natural.Os que sofrem tromboses,inchaço dos membros e dores pré-cardíacas,absorvem muitos benefícios através do seu consumo.Estomatite,gengivite,dermatoses e eczemas são outras doenças sobre as quais ela atua eficazmente.
Quanto aos principais constituintes conecidas da polpa da fruta destacam-se:90% de água,4,6%glucídios,1%hidratos de carbono,2,5%ácidos,0,7%protídeos,0,5%cinzas,1%celulose.
Para a criança o suco é é importantíssimo,pois a necessidade infantil aproxima-se a 5O mg por dia,cifra que que 100gr normalmente ultrapassa.Aos bebês alimentados artificialmente recomenda-se dar-lhes de uma a três colheres de café de suco diariamente.
Com referência ao uso "in natura" é bom considerar que este deve ser bebido tão logo seja espremido,uma vez que se deteriora rapidamente.Afora as orientações referidas,indica-se nas infecções diversas,prevenção e tratamento de enfermidades contagiosas,anemia,dispepsia,flatulência e tendências hemorrágicas(fragilidade capilar).

No comments: