Thursday, September 03, 2009

ALIMENTOS QUE TEM O PODER DE ACALMAR

Segundo pesquisadores da área da saúde, algumas substâncias encontradas nos alimentos têm a propriedade de melhorar e até estimular o sistema nervoso.

Temos o exemplo do mel e também dos carboidratos, que têm a capacidade de aumentar a produção de serotonina, substância essa responsável pela sensação de prazer e bem-estar. O chocolate provoca um efeito semelhante, funcionando como um calmante em situações difíceis.

Evite alimentos como o chá preto, o café, pois são produtos ricos em cafeína, o que provocará um aumento da ansiedade. Gorduras saturadas e álcool igualmente precisam e devem ser eliminados dos hábitos nutricionais. Eles interferem negativamente no organismo provocando fadiga e raciocínio lento.

Alimentos Recomendados:


Alface: Propriedades atenuantes para a irritação; a lactucina e lactupicrina, encontradas nos talos das folhas, e que atuam como calmante.

Mel e carboidratos: Estimulam a produção de serotonina, responsável pela sensação de bem-estar.

Espinafre e brócolis: Previnem a depressão. Contém potássio e ácido fólico, importantes para o bom funcionamento das células. Estabilizam a pressão e garantem o bom funcionamento do sistema nervoso devido ao magnésio, ao fosfato e às vitaminas A, C e ao Complexo B.

Peixes e frutos do mar: Diminuem o cansaço e a ansiedade, uma vez que contém zinco e selênio que agem no cérebro.

Laranja: Promove um melhor funcionamento do sistema nervoso. É um relaxante muscular e ajuda a combater o estresse e previne a fadiga. Rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do Complexo B.

Uvas: Melhoram o funcionamento do sistema nervoso. Atuam como antioxidantes e retardam o envelhecimento precoce. Possuem boas doses de vitaminas do complexo B, C, flavonóides e carboidratos.

Banana: Diminui a ansiedade; garantindo um sono tranquilo. É rica em carboidratos, potássio e magnésio e possui vitamina B6.

Cacau: Este é o que tem maior impacto sobre o humor.Age como calmante no cérebro agitado. Contém tirosina, substância que estimula a produção de serotonina.



No comments: