A maioria das pessoas, independente de idade ou classe social,está insatisfeita com o próprio corpo. Grande parte se acha acima do peso, devido aos padrões de beleza impostos, e está disposta a arriscar a saúde com dietas da moda.
Emagrecer deve ser uma questão definitiva, resolvida com reeducação alimentar e não com dietas drásticas e restritivas, que não serão seguidas por muito tempo.
Avaliar os hábitos alimentares e entender as escolhas erradas é o primeiro passo para uma dieta saudável. Devemos seguir uma alimentação equilibrada, natural, fácil de fazer, e adequada ao nosso estilo de vida.
As mudanças iniciais devem ser comportamentais: devemos comer em lugares calmos e não na frente da televisão ou respondendo emails; a mastigação é muito importante, é a primeira etapa da digestão; o consumo de líquidos durante a refeição deve ser desestimulado, pois também prejudica o processo de digestão dos alimentos.Preparamos algumas dicas importantes que podem ajudar na adequação ao novo estilo de vida de quem pretende emagrecer de maneira saudável e duradoura:
Aumente o número e diminua o volume das refeições, ou seja, faça de 5 a 6 refeições diárias porém diminua a quantidade de alimentos.
Inclua pequenos lanches entre as principais refeições.
Não pule refeições, principalmente o café da manhã.
Aumente o consumo de frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos
Inicie suas refeições pelas saladas. Folhas verdes, couve, couve flor e brócolis além de fibras são também fontes de nutrientes importantes. Substitua os alimentos refinados, pobres em nutrientes e em fibras, pelos alimentos integrais: arroz integral, quinua, trigo sarraceno. Se você não for sensível ao glúten, o trigo integral e a aveia também são boas opções.
Inclua no hábito alimentar gorduras boas, insaturadas. Óleo de linhaça, óleo de gergelim, de macadâmia e azeite de oliva extra virgem. Os óleo podem ser usados para temperar saladas e ainda como substitutos de manteiga ou margarina em pães e torradas.
As oleaginosas, como castanha do Brasil e amêndoas, as sementes de abóbora e girassol além das frutas secas como uva passa e banana passa são boas alternativas para pequenos lanches entre as refeições. São saborosas, nutritivas e matam a fome.
Produtos diet e light, por serem industrializados, não devem substituir os produtos naturais.
Diminua a quantidade se sal, evite os alimentos industrializados, os embutidos e o excesso de carnes, que podem causar retenção de líquidos e inchaço. Alimentos ricos em cafeína e álcool também devem ser excluídos.
Pratique uma atividade física. Escolha uma que seja prazeirosa, assim será mais fácil cumprir o treinamento proposto. A prática regular melhora a disposição aumenta a auto-estima, diminui o stress e cria a sensação de bem estar.
No comments:
Post a Comment