
Monday, May 25, 2009


As pessoas que bebem refrigerantes terão sérios problemas musculares e até cardíacos devido à queda do nível de potássio no sangue, revela um estudo publicado pelo International Journal of Clinical Practice. A sua ingestão diária reduz o nível da substância no sangue, o que provoca transtornos do ritmo cardíaco, que podem até matar.
Antes de chegar a esse extremo, a redução do potássio provoca debilidade muscular, palpitações e enjoos. O estudo foi realizado com pessoas que bebiam entre dois e nove litros diários, incluindo mulheres grávidas internadas.
Uma gestante que consumia três litros de refrigerante por dia apresentava cansaço, perda de apetite e vômitos, enquanto outra, que consumia até sete litros diários (antes da internação), sofria de debilidade muscular.
Após deixar esse mau hábito nutricional e tomar potássio, as duas pacientes se recuperaram, destaca a pesquisa. A redução do potássio é provocada por três componentes muito presentes nos refrigerantes: glicose, frutose e cafeína.
Tuesday, May 19, 2009

A maioria das pessoas, independente de idade ou classe social,está insatisfeita com o próprio corpo. Grande parte se acha acima do peso, devido aos padrões de beleza impostos, e está disposta a arriscar a saúde com dietas da moda.
Emagrecer deve ser uma questão definitiva, resolvida com reeducação alimentar e não com dietas drásticas e restritivas, que não serão seguidas por muito tempo.
Avaliar os hábitos alimentares e entender as escolhas erradas é o primeiro passo para uma dieta saudável. Devemos seguir uma alimentação equilibrada, natural, fácil de fazer, e adequada ao nosso estilo de vida.
As mudanças iniciais devem ser comportamentais: devemos comer em lugares calmos e não na frente da televisão ou respondendo emails; a mastigação é muito importante, é a primeira etapa da digestão; o consumo de líquidos durante a refeição deve ser desestimulado, pois também prejudica o processo de digestão dos alimentos.Preparamos algumas dicas importantes que podem ajudar na adequação ao novo estilo de vida de quem pretende emagrecer de maneira saudável e duradoura:
Thursday, May 14, 2009

Também inibe o processo de inflamação, associado aos infartos. Inclusive, alguns especialistas consideram o alho uma "aspirina vegetal", já que reduz a capacidade de coagulação do sangue em 20 a 30 por cento.
Um consumo moderado de alho ajuda a reduzir a pressão sanguínea, contribuindo para tratar a hipertensão arterial, mas as virtudes deste bulbo não param por aí.
Além disso, ajuda a combater infecções bacterianas, viróticas e fúngicas, como gripe, resfriados, gastroenterite, aftas, bronquite e herpes simples. Seu efeito germicida atua nos sistemas digestivo, pulmonar e contra as afecções da pele. Também contribui para fortalecer as defesas orgânicas.
Dicas contra o hálito de alho:
- mastigar salsa ou qualquer espécie verde que contenha muita clorofila para manter o hálito fresco.
- os árabes usavam mastigar grãos de coentro como recurso contra o hálito forte do alho.

Friday, May 08, 2009


- Exercício moderado faz com que o sistema imune trabalhe em um nível superior por até 3 horas. Ou seja, como sua ação não dura para sempre a chave é a regularidade. Assim você colherá os benefícios da atividade física diariamente.
- Dormir é fundamental. Você sabia que adultos que dormem menos de 5 horas ao dia têm um maior risco de desenvolver diabetes tipo 2? O ideal é que adultos durmam entre 7 e 8 horas diariamente. Adolescentes 9 horas e crianças 10 a 11 horas ao dia.