Tuesday, June 28, 2011

FESTA JUNINA
O mês de junho é marcado pelas festas juninas, suas bandeirinhas, quadrilhas e pelas fogueiras.

Para o sucesso da festa não podem faltar também os pratos típicos e como o mês de junho é a época da colheita do milho, esse ingrediente tem destaque no cardápio junino.

O milho é utilizado na alimentação humana há séculos, é um alimento comum principalmente dos povos que se originaram das civilizações Asteca, Maia e Inca.

O milho é um cereal rico em carboidratos, por isso é um alimento energético. Vai garantir o animo e a disposição para a quadrilha.

O milho é também rico em fibras que ajudam na saciedade, sendo o prato sugerido para aqueles que querem aproveitar a festa sem engordar. Opte pela espiga de milho cozida ou pela pipoca, mas dispense a manteiga.

Também encontramos no milho minerais importantes como o fósforo e o potássio e vitamina E de ação antioxidante.

É uma alternativa sem glúten a cereais como trigo e aveia, sendo uma boa opção para portadores de doença celíaca e intolerantes ao glúten.

O milho pode ser consumido verde, em espigas cozidas. O milho maduro é usado moído na forma de farinha, fubá ou amido de milho usado no preparo de broas e bolos. Também pode ser usado em preparações doces como curau e pamonha.

Não vamos esquecer também do milho branco o usado no preparo de canjica com características nutricionais equivalentes a do milho amarelo.

No comments: