Monday, June 06, 2011

ABACATE PREVINE CÂNCER DE BOCA
Os nutrientes contidos no avocado, tipo de abacate originário da Califórnia, possuem propriedades preventivas no desenvolvimento de células pré-cancerígenas. É o que revela estudo desenvolvido pela Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, cujo objetivo é associar o consumo de frutas e vegetais na redução do risco de vários tipos de câncer. 
Pesquisadores descobriram que o extrato do avocado Hass mata ou paralisa o crescimento de células bucais pré-cancerígenas. A variedade  Hass é encontrada, no Brasil,  de maio até final de outubro. Possui casca rugosa, formato arredondado e quando maduro, fica macio e com a casca escura.
O efeito preventivo desse tipo de abacate é atribuído ao alto nível de fitonutrientes e fitoquímicos, componentes que conferem propriedades protetoras à saúde, comumente encontrado em frutas e vegetais de cores mais escuras.

“Farmácia” in natura
O avocado é  fonte  rica em antioxidantes e fitonutrientes, incluindo vitamina C, folato, vitamina E, fibras e gorduras insaturadas. São isentos de sódio, não possuem gorduras trans e possuem um baixo índice de gorduras saturadas, o que o transforma num item importante, de baixa caloria para uma dieta saudável.
Acredita-se que esse seja o primeiro estudo que relaciona as propriedades do abacate com o câncer bucal no Centro de Câncer em Ohio.
Os componentes fitoquímicos do avocado não só paralizam o processo de crescimento das células pré- cancerígenas, como também matam esse tipo de células, sem destruir as células normais. Esse estudo tem como foco o câncer bucal, entretanto, a descoberta pode auxiliar outros tipos de cânceres.
O futuro é promissor. Estão sendo identificadas frutas, vegetais e fitonutrientes com atividades de prevenção ao câncer. Assim que são identificadas os mecanismos moleculares pelos quais os fitonutrientes agem na prevenção ao câncer, estarão, cada vez mais, aptos a desenvolver coquetéis naturais para combater certos tipos de câncer.

No comments: