Sunday, March 16, 2008

LICOPENO E SEUS "SUPER PODERES"
Além de ser antioxidante, capaz de neutralizar a ação
dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento e degeneração das células também atua na prevenção de vários tipos de câncer!

O licopeno é um carotenóide que confere a cor vermelha ao tomate e pode ser também encontrado, em menores quantidades, na melancia, na goiaba, no morango e no mamão.

O aquecimento aumenta a biodisponibilidade do licopeno, ou seja, esse fitoquímico é melhor absorvido pelo nosso organismo quando os tomates são cozidos.

Por ser um carotenóide, o Licopeno é melhor absorvido na presença de gorduras saudáveis. A adição de uma dose moderada de gordura monoinsaturada facilita o transporte, a absorção e a ação do Licopeno no organismo.

O processo de industrialização do tomate, para a elaboração de molhos prontos, catchup e outros, não destrói o licopeno, mas... fique de olho nos rótulos e escolha aqueles com menores teores de calorias e sódio.

Sendo assim, capriche nos molhos e sopas de tomate e acrescente 1 fio de azeite de oliva extra-virgem!


1 comment:

ELISA MARCONI said...

Caro, estou aqui lendo seu blog e adorando... mas não achei nada sobre os primeiros efeitos de uma alimentação natural. Faz uns dez dias que voltei a me alimentar assim e, além do peso que já perdi sem querer, tive como resultados dor de cabeça... não entendi porquê e queria ler algo sobre esses processos de desintoxicação que aparecem, ou podem aparecer... você pode me ajudar? Um grande abraço e parabéns, Elisa.