Sunday, March 16, 2008

CHOCOLATE..COMO SABOREAR ESSA TENTAÇÃO SEM CULPA NA PÁSCOA!
Hummm...Prazer em forma de pecado...O primeiro alimento a ser abolido das dietas e das promessas que fazemos está prestes a se tornar o mocinho, e por justa causa! Diversos estudos vem demonstrando que o chocolate pode SIM ser um aliado à saúde.

É isso mesmo! Mas só vale para o chocolate amargo que contém alto teor de flavonóides, substância antioxidante (a mesma encontrada nos vinho tinto, na maçã e no chá verde). Os flavonóides do chocolate têm demonstrado benefícios como a diminuição do risco de doenças cardiovasculares, reduzindo o “mau” colesterol (LDL); melhoria no sistema imunológico, na pressão arterial e na circulação sangüínea.

Comer chocolate amargo em pequenas quantidades diárias (cerca de 30g) pode ser benéfico, desde que o restante da sua dieta seja saudável e que o seu peso permita as calorias extras. Não coma chocolate como substituto de frutas e legumes. Se você não é diabético não consuma os chocolates diet, apesar de não conterem açúcar, são até mais calóricos e mais gordurosos do que os convencionais.

Além de conter gordura e carboidratos, o chocolate contém alguns minerais como ferro, potássio, cobre, cálcio, manganês, magnésio e vitaminas A, B, C, D e E. O chocolate também age como um estimulante, agilizando o raciocínio por possuir cafeína e teobromina. É responsável por causar aquela sensação de calma e bem-estar, por possuir triptofano, que estimula a produção de serotonina (neurotransmissor que induz sensações de prazer).

Ovos, ovinhos, bombons, coelhinhos de chocolate, cenourinhas de chocolate...Fica difícil resistir a essas delícias. Porém, os exageros nesta época podem causar estragos na alimentação, principalmente quem está em processo de emagrecimento.Para se ter uma idéia, 100g do chocolate ao leite possui cerca de 568 calorias, e o chocolate amargo, 544 calorias. O consumo exagerado pode provocar aumento de peso, do colesterol, dos triglicérides no sangue e o aparecimento de doenças cardiovasculares.

Pessoas sensíveis podem ter enxaqueca provocada por alergias ou devido à ação de substâncias vasodilatadoras presentes no chocolate, além de irritações na pele, no estômago e na mucosa intestinal. A tosse pode ocorrer como manifestação alérgica, embora não seja comum. A diarréia pode ser causada pelo consumo excessivo, devido ao alto teor de gordura, razão pela qual pessoas com problemas no fígado devem evitá-lo. Estima-se também que de 10% a 15% das pessoas com doenças labirínticas tenham problemas com o metabolismo de açúcar.

Muito se fala que o chocolate é responsável por causar espinhas, porém nenhum estudo científico comprova a relação entre o consumo de chocolate e o surgimento delas. Alguns dermatologistas, no entanto, afirmam que pacientes com propensão à acne relatam piora após a ingestão exagerada de chocolate.

O chocolate também é considerado um vício para algumas pessoas. Ele realmente contém substâncias que podem provocar um certo vício: a teobromina, a cafeína e a feniletiamina. Para ser caracterizada como dependente, a pessoa precisa consumir chocolate para se sentir bem ou ter sintomas depressivos quando fica muito tempo sem comê-lo. Geralmente, o problema afeta os indivíduos angustiados e os ansiosos. Porém acredito que esse “vício” está mais relacionado a um fator social.

Algumas dicas para não estragar a dieta:

• Procure comer apenas o chocolate como sobremesa, fuja de pudins, tortas ou bolos, afinal você vai comer o chocolate de qualquer jeito, não é mesmo?
• Não fique sem almoçar ou jantar só para comer o chocolate, faça suas refeições normalmente;
• Opte sempre por saladas e grelhados, assim você economizará um pouco nas calorias;
• Evite comer muito carboidrato no dia (arroz, massas, pães, etc.), pois o chocolate já é rico carboidrato;
• Coma chocolate com moderação e de preferência o amargo pelas suas ótimas propriedades já citadas;
• Faça exercícios físicos;
• Prefira os ovos mais simples possíveis, os puros;
• Fuja dos trufados, recheados, com castanhas, crocantes, quanto mais ingredientes adicionados, mais calóricos!
• Beba muita água, no mínimo 2L no dia, assim fica mais fácil de eliminar as toxinas;
• Evite consumir os chocolates que possuem gorduras trans em sua composição;


No comments: