Friday, February 29, 2008

SUCOS DE FRUTAS E VEGETAIS

Quem não gosta de beber um suco natural?

Estamos muito acostumados à beber o suco de várias frutas, mas a idéia de beber sucos de alfafa, beterraba ou repolho ainda pode parecer estranho para muitas pessoas nos dias de hoje.

O suco de frutas, vegetais e/ou uma combinação de ambos é reconhecido pela sua eficácia na prevenção e tratamento de várias doenças. Hoje em dia eles são muito populares, mas qual a razão de beber e não apenas comer as verduras e legumes?


Quando preparamos um suco, acabamos por eliminar a fibra existente nos alimentos, fazendo com que eles sejam rapidamente digeridos e assimilados em uma questão de minutos, com pouco esforço por parte do sistema digestivo.
Vamos dar um exemplo sobre o suco de salsão, que é amplamente conhecido pelas sua capacidade de aliviar o calor excessivo. O ato de comer o salsão pode envolver tanto tempo no processo de digestão que a sensação de calor pode passar muito antes que os efeitos do salsão possam ser obtidos. Mas , se bebermos um copo de suco de salsão fresco, você pode obter resultados muito mais rápidos.

Na realidade o equilíbrio dessas duas modalidades é fundamental para o mantenimento de uma boa saúde, já que as fibras tem um papel muito importante na prevenção de doenças.
Os alimentos sólidos requerem muitas horas de atividade digestiva antes que seus nutrientes possam ser aproveitados pelas células e tecidos do corpo. As fibras existentes nas frutas, legumes e verduras sólidas podem aparentemente não ter um valor nutritivo significativo, mas atuam facilitando a atividade dos intestinos, sendo esta a razão da ingestão de alimentos sólidos crus associados aos sucos.

Qual a quantidade de suco que você deve beber para se manter saudável?
Beba à vontade, sem forçar enquanto se sentir confortável. Geralmente, um copo de suco por dia é o mínimo que se deve beber, e que se pode mostrar resultados perceptíveis. Quanto mais suco você beber, mais rápido os resultados desejados vão aparecer.

Você deve tomar muito cuidado ao comprar sucos comercializados, já que quando você faz seu próprio suco, sabe exatamente o que ele contém. Evite a adição de açúcar , adoçantes e outros aditivos industrializados em seu suco. Muitos dos sucos comercializados são tratados com o calor para que possam ficar mais tempo nas prateleiras, o que pode destruir seus nutrientes.

Aqui vão algumas dicas para a compra e a preparação dos sucos.

  • Se possível, tente conseguir produtos orgânicos- frutas, legumes e verduras que foram cultivados sem o uso de pesticidas ou outros produtos químicos prejudiciais à saúde.
  • Lave muito bem os alimentos antes de fazer o suco. Tente eliminar qualquer resíduo ou cera.
  • Não compre a quantidade de alimentos superior à uma semana de consumo já que eles podem estragar antes de serem usados.
  • Remova a pele de frutas como grapefruit, kiwi, laranja, mamão, pêssego e abacaxi antes de usados. Como uma regra, deixe as sementes pequenas das frutas com exceção das sementes da maçã.

Abaixo você encontra algumas combinações para os sucos e suas funções terapêuticas.

Cenoura - acne, adenóide, alergia, pé-de-atleta, dor nas costas, pressão baixa, câncer, catarata, colite, conjuntivite, constipação, diarréia, tontura, cansaço, impotência, laringite, obesidade, problemas de próstata, úlcera

Cenoura, Salsão, Salsinha e Espinafre- anemia, apendicite, arteriosclerose, dor nas costas, pressão alta, diabetes, gota, dor de cabeça, melancolia, cólicas menstruais, flebite, urticária

Salsão- artrite, úlcera

Cenoura, Salsão, Rabanete- tumores, catarata, cistite, diabetes, ácido-úrico, rinite

Grapefruit- eczema, cansaço, gastrite, mau-hálito, dor de cabeça, hemorróidas, insônia, obesidade, cólicas mentruais, tonturas

Cenoura, Beterraba e Pepino- alergia

1 comment:

Renata Rimet said...

Muito interessante as informações prestadas em seu Blog...foram de grande utilidade...
bjs