Friday, February 08, 2008

BELEZA,UM REFLEXO DO SEU PRATO!

Cremes e tratamentos ajudam. Mas, no dia-a-dia, o que garante o frescor e o vigor de pele e cabelos é aquilo que você põe no prato. Está cientificamente comprovado. Quer ver? Unhas fracas costumam ser um sinal de que falta ferro no organismo - e não adianta comer gelatina ou tomar suplementos de cálcio, porque o problema é a carência de outro mineral. Queda de cabelo também é um caso típico: formados por queratina, os fios precisam de aminoácidos para crescerem fortes e sadios. E adivinhe onde o organismo vai buscar essa matéria- prima? Nas proteínas combinadas com as leguminosas. Portanto, não é exagero dizer que sua beleza nada mais é do que um reflexo de sua alimentação.

Em linhas gerais, funciona assim: vitaminas, proteínas e sais minerais são aproveitados para a construção e manutenção dos tecidos, dos órgãos e das estruturas do corpo. Os itens que fogem disso - açúcar e gordura, principalmente - têm como missão a obtenção de energia e o que sobra é armazenado em forma de gordura corporal ou sintetizado como toxina. É aí que mora o perigo, ou melhor, o envelhecimento precoce, provocado pela oxidação das células por radicais livres que acompanham aquelas toxinas. E pensar que tudo isso poderia ser perfeitamente prevenido com uma maior ingestão de frutas, verduras e legumes.

Portanto, se sua dieta é pobre em nutrientes essenciais, mas recheada de excessos, o resultado está estampado em seu rosto e nas madeixas que o emolduram. A razão de todo esse desequilíbrio é bastante simples: em uma situação limite (como a má alimentação) o organismo busca reservas de nutrientes em órgãos e estruturas que não são vitais ao seu bom funcionamento - então, cabe à pele, ao cabelo e às unhas fazer esse ’empréstimo’.

Nutrientes essenciais

A partir disso, as reações para essa carência nutricional poderão ser observadas de formas variadas, bem como as soluções. Por exemplo, uma pessoa com tendência à pele oleosa, se consumir muitos alimentos ricos em gordura (chocolate, queijos amarelos, embutidos), poderá ter mais espinhas. Uma boa alternativa, nesse caso, seria incrementar o cardápio com vegetais ricos em vitamina A e betacaroteno - dois importantes nutrientes para a renovação celular. Da mesma forma, quem tem fios oleosos também deverá acrescentar esses itens na rotina alimentar. Já outras características serão comuns a qualquer organismo, independentemente do tipo de cútis ou cabelo. É o que acontece quando há fios quebradiços: o sintoma tem a ver com um quadro de carência nutricional, que precisa ser verificado por um dermatologista ou imunologista.

Para evitar boa parte desses problemas, a melhor prevenção está no equilíbrio alimentar, com a inclusão de certos nutrientes essenciais à saúde da pele e dos cabelos. Mas essa mudança no cardápio precisa ser feita de forma planejada e contínua, porque é inútil passar uma semana com um menu saudável e nos dias seguintes voltar aos maus hábitos, sem horário para comer ou consumindo grandes quantidades de produtos industrializados. Portanto, encare nossa sugestão de dieta como o impulso que você esperava para adotar uma alimentação balanceada em nome da sua beleza.

Um belo cardápio!

Para reduzir a produção de radicais livres e proteger a saúde do seu rosto e das suas madeixas, você deve combinar os alimentos conforme o esquema abaixo.

Primeiro Passo

Escolha entre as frutas, hortaliças, leguminosas, cereais e carnes desta lista: Frutas - laranja, tangerina, melão, melancia, abacaxi, mamão, morango, kiwi, nectarina e pêssego. Hortaliças - abóbora, abobrinha, acelga, agrião, aipo, alcachofra, alface, alfafa, aspargo, berinjela, broto de bambu e de feijão, cenoura, champignon, chicória, chuchu, couve, couve-flor, endívia, escarola, espinafre, jiló, nabo, palmito, pepino, quiabo, rabanete, repolho, rúcula, tomate e vagem. Leguminosas - feijão, ervilha, lentilha, e grão-de-bico. Cereais - arroz, milho, massas e pães integrais. Carnes vegetais - proteína texturizada é uma ótima alternativa.

Segundo Passo

Basta distribuir os alimentos nas cinco refeições, seguindo o esquema abaixo: Café da manhã: Frutas + Pães Lanches: Frutas OU Pães. Almoço e jantar: Hortaliças + PROTEÍNA DE SOJA OU Hortaliças + Leguminosas OU Hortaliças + Cereais

Exemplo:

Café da manhã
1 copo de água em jejum
1 fatia de pão integral torrado
1 fatia de queijo Ricota ou Tofu
1 copo (300 ml) de suco de maçã

Lanche da manhã
1 fatia de melão
1 xícara de chá verde

Almoço
Salada de duas hortaliças cruas (à vontade)
Bifes de Proteína de Soja Texturizada

Lanche da tarde
1 fatia de abacaxi
1 xíc. de chá de hortelã

Jantar
3 conchas de sopa de três hortaliças com proteína de soja refogada com verduras
Couve refogada (à vontade).


No comments: