Wednesday, August 03, 2011

VOLTA AS AULAS SAUDÁVEL

Fim de férias, os pequenos retornam à escola e as dúvidas na hora de montar uma lancheira saborosa e saudável ainda persistem. Uma pequena refeição, mas muito importante, principalmente para a criança que está em fase de crescimento e desenvolvimento.

Crianças em idade escolar já manifestam as suas vontades alimentares e muitas vezes torcem o nariz para frutas, verduras e legumes. Fazer com que as crianças troquem guloseimas como: salgadinhos, refrigerantes e balas por alimentos mais saudáveis não é tarefa fácil para a maioria dos pais.


Porém, a presença de opções saudáveis é fundamental, já que os hábitos alimentares são formados ainda na infância. Quando a criança não se alimenta em quantidade e qualidade adequadas ao seu perfil, pode prejudicar seu rendimento escolar, ocasionar falta de energia e disposição para realizar suas atividades diárias e provocar a queda da imunidade. Além disso, estudos mostram que doenças da vida adulta como obesidade, câncer, osteoporose, doenças do coração e diabetes normalmente resultam de escolhas alimentares erradas na infância.


De acordo com o IBGE, o número de crianças e adolescentes obesos no país já chega a 6 milhões. Esse fato faz com que aumente ainda mais, a preocupação dos pais com a alimentação dos seus filhos.


Na realidade, as guloseimas não precisam ser completamente abolidas, desde que sejam colocados limites. Não se trata de proibir, mas cabe aos pais a convencer seus filhos o que é mais saudável. É possível preparar guloseimas atrativas aos baixinhos, substituindo alguns ingredientes da versão tradicional, por outros mais saudáveis! Confira algumas dicas:


Para um sanduíche saboroso e saudável...


Substitua o
pão refinado pela versão integral, rico em fibras que colaboram para a sensação de saciedade e para o bom funcionamento intestinal!

Os
queijos amarelos, manteigas e margarinas podem ser substituídos por pastas de soja ou tahine, que são boas fontes de cálcio e livres de colesterol!

Se o seu filho não se atrai por
verduras e legumes, rale-os bem fininhos e coloque uma porção dentro do lanchinho. É bem possível que “disfarçados”, eles passem despercebidos.

Snacks Atrativos e Nutritivos!


Os
salgadinhos tradicionais podem dar lugar à sua versão integral, assada, com redução de sódio e isento de glutamato monossódico.

Os
cookies integrais são excelentes substituto aos biscoitos recheados. Contém fibras que diminuem a velocidade de absorção do açúcar e das gorduras.

Se o seu filho não consome
frutas com freqüência, apresente-as na forma liofilizada. São docinhas e crocantes, preservam os nutrientes de uma fruta in natura, não contém adição de açúcar, corantes e conservantes, além de serem práticas para transportar!

O chocolate pode sim fazer parte do cardápio, desde que com moderação! Sobretudo se a
versão “ao leite” for revezada com o chocolate amargo, com 70% cacau. Este último, além de possuir menor quantidade de açúcar, é rico em antioxidantes que ajudam a cuidar da saúde do coração!

Prefira as embalagens individuais/pequenas, para evitar os excessos. Se não for possível, porcione os snacks em potinhos pequenos para serem levados na lancheira. Dessa forma, fica mais fácil controlar a quantidade de alimento ingerida pelas crianças!

A Hidratação também é Importante!


Além de contribuir para várias funções no organismo (regulação da temperatura, transporte de nutrientes, eliminação de toxinas etc.), as fibras presentes nos alimentos integrais só exercem a sua função, se estiverem bem hidratadas!


Evite os refrigerantes
, especialmente àqueles à base de cola que, por conter ácido fosfórico sua composição, podem contribuir para a descalcificação óssea e dos dentes, podendo no futuro, predispor ao surgimento de doenças ósseas. Além do excesso de açúcar, que propicia o desenvolvimento de cáries e de doenças como diabetes e obesidade. Em seu lugar, ofereça água, água de coco e sucos naturais. E se a opção for uma bebida industrializada, opte pelos sucos de frutas orgânicos, que são livres de aditivos químicos e conservantes artificiais, uma versão mais saudável da bebida!

Seguindo essas dicas, não será um sacrifício proporcionar uma alimentação saudável às crianças, para que se tornem adultos saudáveis!

1 comment:

Anonymous said...

Fix it The Most talented Deals On [url=http://www.bodybuildingrx.com/products.html]Body Supplements[/url]. You don't take cognizance of how a-ok these are on the side of you. Not on a wholesome

diet? Than you lack to receive supplements in behalf of your body or you when one pleases slowly get sick as you outfit older. How

close is it to deem joined dose of vitamins everyday? It's not. And it when one pleases save years on your moving spirit! Try my Gurantee

or your money finance! I purposefulness personally guarentee that you drive fall ill hale and hearty and notice a huge difference or you

receive your ready money side with! No B.S. Check it out!


[url=http://www.bodybuildingrx.com/products.html]
discount supplements[/url]