Sunday, November 15, 2009


OS BENEFÍCIOS DO PRATO COLORIDO
A cor de cada alimento representa uma predominância de nutrientes e ou fitoquímicos capaz de trazer benefícios e prevenções de diversas doenças. Quanto mais cor houver no prato, mais tipos de substâncias que ajudam a combater os radicais livres vão ser ingeridas, pois cada alimento nos dá um tipo diferente de antioxidante.O ideal é que se atinja no mínimo de 3 a 4 cores diferentes nas refeições principais como café da amanhã, almoço e jantar.

Laranja: (cenoura, abóbora, batata doce, manga, tangerina), são ricos em vitamina A e C, betacaroteno e bioflavonoides, excelentes no auxílio de retenção hídrica e nos processos inflamatórios. A vitamina C atua como antioxidante e ajuda na síntese do colágeno da pele.

Amarelos: são ricos em vitamina A e antioxidantes como betacaroteno e luteína. São ótimos para ajudar na manutenção dos tecidos e dos cabelos, além de beneficiar a visão noturna e aumentar a imunidade do organismo. A vitamina C também está presente e atua como antioxidante e na síntese do colágeno da pele. Dos alimentos amarelos, podemos destacar o abacaxi, ameixa, caju, carambola, damasco, mamão, milho, pimentão amarelo, melão, limão e grapefruit.

Vermelho: é o caso dos alimentos como: pimentão, tomate, beterraba, repolho roxo, maçã, morango, uva vermelha, melancia, cereja, caqui, framboesa, goiaba, pitanga e romã. Eles apresentam antioxidantes como o licopeno e a vitamina C. Ainda apresentam flavonóides, que são fitoquímicos antioxidantes que ajudam a prevenir as doenças crônicas como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. Os alimentos vermelhos atuam na proteção contra diversas doenças e o estresse.

Verde: destaca-se a quantidade de clorofila, que é um potente energético celular, betacaroteno e luteína, ambos antioxidantes, folatos, vitaminas C e E, cálcio, ferro e potássio. Entram nessa seção o espinafre, uva verde aspargos, brócolis, repolho, escarola, kiwi, acelga, alface, repolho, salsa, agrião, chicória, couve, rúcula, pimentão verde, manjericão, abacate, abobrinha, quiabo, vagem, ervilha, limão e pepino.

Brancos: ricos em substâncias anti-inflamatórias, antifúngicas e antitumorais (protegem contra cânceres). Além disso, possuem substâncias como os compostos organossulfurados, como é o caso do alho e da cebola.

No comments: