Saturday, July 04, 2009

QUE TAL UMA SOPA BEM QUENTE E NUTRITIVA?
Uma sopa, dependendo da sua composição, pode fornecer uma enorme variedade de nutrientes com benefícios para a nossa saúde.
Uma sopa rica em legumes representa um prato que, geralmente, apresenta um baixo valor calórico, sendo, por outro lado, muito rico em vitaminas, minerais, fibra alimentar, antioxidantes e água. Estes nutrientes são fundamentais para o bom funcionamento diário do nosso organismo.
Por um lado, as vitaminas e minerais também são essenciais pois entram na composição de várias estruturas como órgãos, músculos, ossos e sangue. Por outro lado, a fibra alimentar apresenta diferentes papéis ao nível do aparelho digestivo, com implicações desde a mastigação, passando pelo tempo de digestão e pelo fornecimento de substrato que permite às bactérias do nosso intestino um funcionamento saudável. Os antioxidantes funcionam como protectores porque limitam o papel carcinogénico de algumas substâncias.
A sopa contribui de forma significativa para a satisfação das nossas necessidades diárias de água. Se a sopa for mais rica em outros alimentos poderá também fornecer-nos outros nutrientes. Uma sopa com maiores quantidades de batata ou leguminosas pode fornecer maior quantidade de energia, verificando-se o mesmo com a gordura. Além disso, também podemos ter sopas enriquecidas com carne, peixe, ovo ou queijo, alimentos estes que aumentam o seu conteúdo em proteínas, transformando-se a sopa num prato principal.

No comments: