Wednesday, April 23, 2008

RADICAIS LIVRES CAUSAM DOENÇAS DEGENERATIVAS
O excesso de radicais livres é uma das causas de câncer, sobretudo, na promoção e início do desenvolvimento do tumor. Estresse, excesso de exposição aos raios ultra-violeta, fumo, alimentação rica em gordura, excesso de ingestão de ferro, excesso de carne, álcool e o consumo regular de pesticidas nos alimentos colaboram para o aumento de radicais livres no nosso corpo.

Estruturas eletricamente instáveis, que para tornarem-se estáveis, desestabilizam átomos e moléculas de nossas membranas celulares, os radicais livres causam envelhecimento e doenças degenerativas. Possuem poder altamente destrutivo mas, da mesma forma que o gás carbônico, é essencial para desencadear o estímulo respiratório, sendo essenciais para que haja vida e para que o nosso sistema de defesa orgânica seja eficaz. Uma reação inflamatória é um campo de batalha onde os radicais livres causam lesão celular, calor, rubor e edema local, mas em contrapartida, acabam com o agente invasor.

Seus efeitos notadamente destrutivos só acontecem quando estes são produzidos em excesso e causam um verdadeiro bombardeio na membrana de nossas células. Tanto o envelhecimento celular como as doenças degenerativas, entre elas Alzheimer, artrite e câncer são produtos das agressões desses agentes em nossos tecidos.

Existem substâncias que neutralizam os radicais livres ou seus efeitos, que são conhecidas como antioxidantes. Alimentos antioxidantes são aqueles ricos em substâncias que podem "varrer"os radicais livres ou então fortalecer a membrana celular, para que os danos do "bombardeio" não afetem o núcleo e o DNA da célula.

Quanto mais vegetais, menor o risco de vir a ter pela primeira vez ou a recidivar câncer. Frutas, hortaliças, fontes de betacaroteno, vitamina E, vitamina C e selênio nos ajudam a neutralizar os excessos de radicais livres.

Como nos defender do bombardeio de radicais livres:

Hortaliças da família das crucíferas, como brócolis, couve-flor, couve de bruxelas, espinafre e repolho, que além de ricas em vitaminas, minerais e fibras, contém sulforafane, substância que ajuda a diminuir a progressão de tumores.

Tomates cereja - contém licopeno, um pigmento de ação antioxidante maior que o betacaroteno. Muito indicado sobretudo para a prevenção do câncer de próstata.

Tofu ( queijo de soja) - fonte de fitormônios, indicado sobretudo na prevenção de câncer ginecológico e câncer de próstata.

Chá verde - também relacionado à longevidade por conter antioxidantes chamados polifenóis.

Uva - Fonte de vitamina C, tonificante e redutora da incidência de câncer, principalmente de pele.

Sementes de girassol - fontes de vitamina E e bioflavonóides, protetores celulares.

Sementes de Linhaça - fonte de ômega 3, ômega 6 , vitamina E e fibras. Sugestão: 1 colher de chá das sementes deixadas de molho em meio copo de água de um dia para outro. Beba a água e coma as sementes na manhã seguinte.

Milho e espinafre - por serem fontes de luteína, um pigmento antioxidante importante na prevenção das degenerações de mácula e retina.

No comments: