Friday, April 13, 2012

COMO PERDER OS QUILINHOS QUE GANHOU NA PÁSCOA?


A Páscoa oferece delicias das mais diversas. São ovos de chocolate branco, ao leite, crocante, meio amargo, além das saborosas e calóricas Colombas Pascoais. Com tantas guloseimas, fica praticamente impossível não ganhar uns quilinhos extras. Mas existe uma maneira de voltar ao peso.

1 - Equilibre seu cardápio com frutas e legumes. Dê preferência a estes alimentos para desintoxicar o organismo.

2 - Aumente a quantidade de água. Neste período é importante ingerir mais de 2 litros.

3 - Tome chás. Ingerir chás sem açúcar ajuda a limpar o organismo e a saciar a sensação de fome.

4 - Dê preferência a carnes brancas como peixes e aves.

5 - Faça lanches leves com iogurte desnatado e frutas.

6 - Evite carboidratos como pães, massas e batatas. Procure comer este tipo de alimento somente pela manhã.

Nenhuma dieta deve ser radical. O ideal é consumir todos os alimentos com moderação.
MELATONINA : ALIADA DO SONO E DA MANUTENÇÃO DO PESO
A melatonina é um hormônio produzido no cérebro a partir de outro hormônio a serotonina. Sua secreção está diretamente relacionada ao ciclo claro-escuro e tem papel fundamental na regulação do estado sono/vigília.

Durante o sono a melatonina influencia o ritmo de vários processos fisiológicos: a digestão torna-se mais lenta, a temperatura corporal cai, o ritmo cardíaco e a pressão sangüínea diminuem e o sistema imunológico é estimulado.


Assim seu papel está relacionado a uma noite de sono reparadora. Quando dormimos bem temos diminuição significativa da produção de cortisol e de adrenalina e restauração das moléculas de DNA lesadas.


Estudos mostram ainda que a melatonina é um potente antioxidante, diminui os radicais livres e é capaz de agir junto com as vitaminas C e E retardando o envelhecimento e prevenindo doenças degenerativas.

Dados disponíveis evidenciam ainda que a melatonina atua como modulador de respostas inflamatórias e de respostas imunológicas, nos deixando mais resistentes a infecções.

A melatonina pode ser encontrada em pequenas quantidades em alguns alimentos como cereja, banana, milho, aveia e em plantas como hortelã e tomilho.


Alguns nutrientes também aumentam a produção de melatonina como o ácido fólico, encontrado em vegetais folhosos verde-escuros e gema de ovo; a vitamina B6 presente em cereais integrais, oleaginosas e aveia e magnésio presente em vegetais folhosos verde-escuros, oleaginosas e cereais integrais.


Além desses nutrientes, também precisamos de carboidratos integrais. Portanto, dietas deficientes em carboidratos podem ser prejudiciais para a regulação da produção de serotonina e melatonina.


Vale lembrar que o excesso de cortisol está relacionado à compulsão alimentar e o acumulo de gordura na região abdominal. Por isso o stress, a ansiedade e noites mal dormidas estão relacionados ao ganho de peso e a melatonina pode ser útil nesses casos.