Wednesday, July 28, 2010

PREVENÇÃO DA OSTEOPOROSE
A osteoporose é uma doença caracterizada pela diminuição da quantidade de massa óssea, deixando os ossos com aparência e textura porosa e por isso mais frágeis e quebradiços. A doença é mais comum em mulheres na pós-menopausa e progride lentamente. Raramente apresenta sintomas antes que aconteça algo de maior gravidade como uma fratura. Através de medidas preventivas, sua evolução pode ser retardada.

A alimentação exerce papel fundamental na prevenção contra a osteoporose. Porém, de nada adianta escolher bem os alimentos que farão parte de nossa dieta se nosso intestino não estiver saudável e pronto para absorver os nutrientes desses alimentos.

A falta de ácido clorídrico favorece a deficiência em alguns nutrientes que dependem de meio ácido para serem absorvidos como ferro, zinco, magnésio e cálcio. Daí o processo digestivo inadequado ter relação com doenças como à osteoporose.

Cuida da digestão e previna-se da osteoporose:


- Fracione a dieta. Faça de 5 a 6 refeições ao dia, menos volumosas. A ingestão de grande quantidade de comida em uma única refeição prejudica o processo de digestão.

- Evite o consumo de líquidos durante as refeições, o consumo de líquidos dilui o ácido do estômago comprometendo o processo digestivo.

- Mastigue bem os alimentos. O processo de digestão começa pela mastigação.

- Evite o uso de medicamentos antiácidos. Esses medicamentos associados ao estresse são causadores da falta de ácido no estômago e por isso comprometem a digestão.

- Tome uma xícara de chá de hortelã 20 minutos antes das refeições. A hortelã estimula a produção de ácido clorídrico. Diluir uma colher de vinagre de maçã ou de suco de limão em 50ml de água e ingerir antes das refeições ajuda a aumentar a acidez gástrica.

Também exclua alimentos refinados, refrigerantes e adoçantes, que são substâncias acidificantes do sangue e favorecem a descalcificação óssea.Aumente o consumo de alimentos fontes de cálcio como o gergelim, folhas verdes escuras como a couve e o brócolis e a quinua.

O uso de alguns suplementos pode ser recomendado como a dolomita, uma rocha rica em cálcio e magnésio e a alga lithotanium calcarium, boa fonte de cálcio, fósforo e magnésio, minerais importantes para a saúde óssea.

A vitamina D, presente no óleo de fígado de bacalhau, associada ao cálcio, fósforo e magnésio também favorece a manutenção da saúde óssea.

Cuidando da digestão, da alimentação e com prática regular de exercício físico é mais fácil a prevenção e controle da osteoporose.
O SANTO CHÁ DE TODO DIA !
Além de nos manter aquecidos, os chás não contêm gorduras e calorias e apresentam importantes nutrientes para a saúde, que favorecem as funções do organismo.



Para potencializar seus efeitos,a bebida natural, ou seja, as próprias folhas, traz mais benefícios à saúde do que o vendido em sachê, pois este contém diversas partes da planta que prejudicam sua eficácia. Já os chás preto, branco e verde são geralmente encontrados na forma de folhas desidratadas e contêm os mesmos benefícios dos naturais.



Confira abaixo alguns dos benefícios dos chás mais encontrados na cidade:



CHÁ VERDE
Ele é um aliado das dietas de emagrecimento, pois diminui a absorção de gorduras pelo organismo. Este chá tem efeito antioxidante, sendo capaz de neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular precoce.



CHÁ BRANCO
Eles atuam como antioxidantes e ajudam a equilibrar o fluxo sanguíneo, para evitar o acúmulo de gordura nas artérias.



CHÁS DE HORTELÃ,
CAMOMILA,
ERVA CIDREIRA E
ERVA DOCE

São calmantes, atuam na digestão e no alívio de cólicas menstruais, além de colaborar com as possíveis irritações no estômago.
ALCACHOFRA : UMA FLOR QUE FAVORECE A SAÚDE !

Uma boa dica para os leitores do blog é incluir a alcachofra na dieta. O alimento possui vitaminas A e B e auxilia na digestão. Seu chá é um excelente diurético.

Trata-se de um alimento de baixa caloria, que vai bem tanto nos dias mais quentes quanto no inverno.

Pertencente à família das margaridas e dos girassóis, em cada 100 gramas de alcachofra comestível encontram-se ainda potássio, cálcio, fósforo, iodo, sódio, magnésio e ferro. E o melhor é que preparar a iguaria em casa é bem simples: basta cozinhá-la em água, sal marinho, gotas de limão e vinagre. Fica uma delícia!
DICAS VALIOSAS PARA PREPARAR SUCOS
● Prepare a bebida em casa, com frutas e hortaliças frescas (preferencialmente orgânicas) e muito bem lavadas.

● Beba o suco imediatamente após o seu preparo e não guarde sobras na geladeira ou no congelador. Após 10 minutos ele já não tem mais as mesmas propriedades terapêuticas e nutricionais.

● Você pode prepará-lo no liquidificador ou na centrífuga, dependendo dos ingredientes.

● O ideal é beber o suco ao natural, ou seja, sem adoçar.