Tuesday, February 24, 2009

DESINTOXICAÇÃO APÓS O CARNAVAL

Carnaval, festas, abusos na bebida e alimentação. E fica a pergunta: "Como conciliar exageros do carnaval e estar em forma para voltar ao trabalho?"

 

A solução é realizar dieta equilibrada com desintoxicação natural através de cuidados com intestinos e sucos.

Intestinos estão sendo considerados como o segundo cérebro por médicos e especialistas e isso explica a profunda relação deles com pele, humor, vitalidade e disposição. E, também, o controle de peso.

Pele e sistema digestivo vem da mesma origem embrionária, demonstrando relação entre estética, dieta e bom funcionamento intestinal. Quando intestinos não funcionam de
2 a 3 vezes ao dia, ficamos com evacuações em atraso e como consequencia estas fezes acumuladas entram em putrefação ou fermentam, causando "auto-intoxicação", ou seja, liberam toxinas para todo o organismo, principalmente fígado, rins e pele.

Em muitos casos a tão conhecida "barriguinha", pode ser mais decorrente da prisão de ventre e da falta de exercícios abdominais, do que gordura localizada. Alterações de humor também estão relacionadas ao funcionamento intestinal, por isso quando uma pessoa está de mau humor chamamos de "enfezada", devido à relação com a prisão de ventre.

Nada melhor após o carnaval fazer desintoxicação. Esta poderá ser feita através de sucos, jejum ou reeducação alimentar. Uma excelente opção é através da Colonterapia, procedimento muito conhecido na Inglaterra, Estados Unidos e Alemanha, por fazer parte dos procedimentos de manutenção da saúde e beleza de Lady Diana, Demi Moore e Kim Bassinger, entre outras.

A
Colonterapia é processo de limpeza intestinal que desintoxica através da remoção das fezes retidas no intestino grosso, acompanhado de dieta alimentar, uso de fitoterápicos e reposição da flora intestinal com lactobacilos. Essa irrigação intestinal tem como conseqüência a hidratação de todo o organismo, melhorando a pele, pois a melhor maneira de hidratá-la é de dentro para fora

Essa limpeza livra o colon de detritos que ficam estagnados às vezes por muito tempo. O ideal é realizar de oito a dez sessões em dias consecutivos, para que se tenha melhor resultado. Muitos pacientes com este procedimento e uma dieta durante este período podem emagrecer, como também sentem muita vitalidade e disposição.

Tudo isto para dizer que uma boa dica para este pós-carnaval é iniciar com uma dieta balanceada, um programa de atividades físicas, limpeza intestinal para estar em forma para voltar ao trabalho.

Dicas importantes

  • O suco de maça é extremamente benéfico à saude, devido a grande quantidade de antioxidantes. Existe um ditado na Inglaterra que diz: "Coma uma maça por dia e você nunca precisará visitar o médico". Ele pode ser consumido puro, ou associado à cenoura, beterraba e aipo, o que aumenta o poder desintoxicante e alcalinizante do sangue;
  • O suco de uva também é poderoso antioxidante; diminui o colesterol, ajudando a circulação;
  • Para a circulação também recomendamos a associação do suco de morango e melancia;
  • Um suco diurético – suco de melancia.
  • Sucos que diminuem o colesterol e favorecem o trabalho da vesícula biliar: de abacaxi, figo e gengibre;
  • Para insônia, sucos podem ser associados à pêra, banana e alface. E claro não podemos deixar de citar o suco de maracujá como calmante;
  • Para má digestão, suco de abacaxi é muito recomendável devido a quantidade de enzimas e também o suco de mamão que ainda ajuda a função intestinal.
  • Para anemia a associação do suco de laranja e couve é excelente, devido a quantidade de ferro e vitamina C, ajuda na absorção do ferro.

Wednesday, February 18, 2009

CHÁ DE ABACAXI DESINTOXICANTE
Lave o abacaxi, tire a casca e coloque-a para cozinhar com 2 litros de água.
Coe e reserve.
Corte a fruta em cubos e coloque para caramelizar com cravo, canela e três colheres de açúcar mascavo.
Adicione a água da fervura da casca do abacaxi.
Deixe ferver por mais 10 minutos.
Coe e sirva.

O efeito diurético e desintoxicante trará um efeito benéfico ao organismo.Além de purificante o Abacaxi é altamente energético.
Experimente e seja feliz!
REFRIGERANTE CASEIRO PARA O VERÃO
Ingredientes:
4 cenouras grandes
1 copo de suco de limão
200 g de beterraba cozida
2 maçãs
2 laranjas
2 garrafas de água mineral sem gás
açúcar mascavo a gosto

Como fazer:
Bater as cenouras no liquidificador com 2 copos de água, coar e reservar.
À parte, bater a beterraba com água mais as laranjas e maçãs, coar e misturar ao suco de cenouras e ao limão.
Acrescentar o restante da água e adoçar a gosto.
Se preferir sirva gelada que todos ficarão maravilhados.

Adocei com um cházinho de stevia, frio, no final do preparo , no lugar do mascavo e ficou bom demais... 

Sunday, February 15, 2009

OS BENEFÍCIOS TERAPÊUTICOS DAS NOZES
A semente desse fruto de casca dura é a parte comestível que os antigos chineses já recomendavam para fazer bem ao organismo.

Elas tem cara de Natal. E é mesmo um presente para o paladar e para a saúde. Deliciosas, as nozes fortalecem as defesas do corpo, auxiliam na formação de glóbulos vermelhos, ajudam a curar ferimentos mais depressa, fortalecem ossos e dentes e, ainda, atuam contra o envelhecimento das células. Com tantas qualidades, desses frutos de casca dura, e põe dura nisso, o que se come é a semente e elas podem e devem entrar no cardápio todos os outros dias do ano.

Mas qual é a melhor: a pecã, nacional, ou a importada? Saiba que as duas são iguais. A noz importada da Europa e da América do Norte e a pecã brasileira (aquela mais comprida e de casca lisa) têm praticamente os mesmos valores nutricionais. Na verdade, a maior parte das mudas de nogueira pecã trazidas para o Brasil nos anos 70 vieram do sul dos Estados Unidos.

Elas são tão poderosas que a ingestão diária dessas `cápsulas de saúde`, mesmo em pequenas quantidades, pode evitar - acredite! - até 65% o risco de doenças do coração. Isso porque reduzem as taxas de colesterol e a formação de coágulos no sangue, além de ter ação antiinflamatória. Os responsáveis por esses benefícios são os ácidos graxos essenciais, principalmente o linolênico e o linoléico. Mais: contêm fósforo e potássio e pouco sódio, o que fortalece o músculo cardíaco.

Os chineses sempre souberam das vantagens desse alimento. Como a nogueira é originária da Ásia, não é de se estranhar que um milenar ditado da região recomende comer uma noz ao dia para beneficiar o coração.

Por serem ricas em antioxidantes, especialmente vitamina E e selênio, as nozes funcionam ainda como agentes de prevenção do câncer. E a mesma vitamina é importante para estimular a fertilidade masculina. Por outro lado, seus compostos chamados fitoestrogênios - aqueles encontrados também na soja - reduzem os problemas relacionados à menopausa. Além disso, o fruto é rico em cálcio, fundamental para a saúde de ossos e dentes.

Quem fuma ou vive em cidades poluídas encontra no alimento um grande aliado. Os antioxidantes presentes nas nozes melhoram a resistência pulmonar e reduzem os danos das toxinas inaladas. Essas substâncias aumentam ainda as defesas contra doenças, segundo pesquisa feita na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

E não acabou: ela é um dos itens com maior teor de vitamina B6. Só o gérmen de trigo e peixes como a sardinha ou o salmão, ganham da noz nesse quesito. Essa vitamina atua no bom funcionamento do cérebro e na produção de glóbulos vermelhos.

Mas ela engorda?
Só para quem exagera no consumo. Para ter todos os benefícios, basta comer cinco nozes (28 gramas) ao longo do dia. Isso equivale a 193 calorias, o que é igual a duas barras de cereais.

Você pode saboreá-las no café da manhã, com cereais e frutas ou batidas com leite; no almoço ou jantar, picadas na salada verde, sobre risotos, massas e molhos. No lanche, experimente misturá- las a frutas secas. É difícil encontrar outro alimento tão versátil!

O PODER DO ÓLEO DE LINHAÇA
Nos últimos anos, a linhaça vem ganhando um espaço cada vez maior graças aos benefícios que ela pode promover para nossa saúde. O óleo de linhaça é a principal fonte de ácido alfa-linolênico, lignana, ácido linoléico e vitamina E, e é extraído de suas sementes por compressão a frio, fato que preserva sua atividade funcional.

O ácido alfa-linolênico é uma gordura pertencente à família dos ácidos graxos ômega-3 e há algumas décadas vem sendo extensivamente pesquisado e seus benefícios comprovados. As pesquisas relacionaram a deficiência do ômega-3 a várias patologias, tais como câncer, doenças cardiovasculares, processos inflamatórios e doenças auto-imune, obesidades, diabetes mellitus, desordens da pele, desconforto mamário, tensão pré-menstrual, depressão, osteoporose e esclerose múltipla.

Estudos demonstram que o óleo de linhaça reduz o colesterol total e o mau colesterol, conferindo proteção cardiovascular além de agir como antiinflamatório ao lupus-eritematoso e como antialérgico.

A lignana é o fitoestrógeno mais pesquisado recentemente pelos cientistas e oferece proteção contra doenças sensíveis aos hormônios sexuais, como o câncer de mama, endométrio e da próstata (no caso do homem) e problemas do cólon, além de ajudar a diminuir os sintomas da menopausa. Estes benefícios estão relacionados ao fato da lignina ser a precursora dos hormônios enterodiol e enterolactona e estes exercerem atividade sobre o nível de estrogênio.

O ácido linoléico ou ômega-6 é utilizado como fonte de energia e matéria-prima do tecido nervoso e de substâncias que regulam a pressão arterial, coagulação, freqüência cardíaca, dilatação vascular, resposta imune, quebra de gorduras, tensão pré-menstrual e mastalgia (dor na mama).

Os ácidos graxos essenciais são imprescindíveis para o corpo humano e uma forma simples de introduzí-los em nossa alimentação é através da utilização de óleos extraídos a frio em substituição aos óleos quimicamente refinados.

Além do óleo de linhaça, que apresenta a maior concentração de ômega-3, ainda temos a presença de ômega-6, ômega-7 e ômega-9 nos óleos de gergelim, girassol e macadâmia. Estes óleos apresentam inúmeros benefícios à saúde humana, além de atuarem como coadjuvantes no tratamento de várias patologias.