Saturday, July 26, 2008

A POTÊNCIA ALIMENTAR DA QUINOA !

Originário da Bolívia, a Quinoa é um grão com alto teor nutritivo. Com sabor leve, semelhante a soja esse pequeno alimento é rico em proteína de alta qualidade, baixo teor de colesterol, além da grande quantidade de vitaminas, minerais e fibras.

Outra vantagem encontrada é o fato de não conter glúten em sua composição, o que possibilita as pessoas com doença celíaca (intolerância ao glúten) poderem desfrutar deste alimento. Em cada grão é encontrado 20 aminoácidos diferentes, entre eles a lisina, aminoácido que ajuda a fortalecer a imunidade e a capacidade da memória.

FONTE DE SAÚDE

Estudos afirmam que valor protéico da quinoa só pode ser comparado ao do leite materno, deixando para trás alimentos como carne, ovos ou peixe. Riquíssimo em substâncias relacionadas ao desenvolvimento da inteligência, rapidez de reflexos e funções como memória e aprendizado.

COMO CONSUMÍ-LOS?

Você pode aproveitar toda parte desse alimento. As folhas podem ser refogadas, como fazemos a couve-manteiga ou espinafre. Os botões das flores podem ser consumidos como brócolis e os grãos, forma mais fácil de consegui-los, podem ser cozidos como arroz, temperados como salada ou utilizados no preparo de sopas. A farinha pode ser utilizada para preparar mingaus, pães, pudins, massa para panqueca ou biscoitos. Basta ter criatividade para aproveitar as diversas formas de se preparas este alimento.

ONDE ENCONTRAR?

Você encontra a Quinoa em grãos, farinha e flocos e está disponível em lojas de produtos naturais e em alguns supermercados.