Thursday, September 29, 2011

PRIMAVERA.EMAGRECER OU TER SAÚDE?
É primavera, dias quentes e frios estão se intercalando. Verão e inverno ainda disputam um espaço no tempo e quem sai perdendo sempre é nossa saúde. Cuidar do corpo é essencial neste período, quando preocupa-se em emagrecer para o verão, mas sem deixar para trás as vitaminas e nutrientes dos alimentos necessários para manter-se de pé quando todos estão ficando gripados, resfriados, doentes e etc...

Como emagrecer sem perder a saúde?
Para início de conversa, é muito importante NÃO pular refeições, mas SIM escolher bem do que será composta sua refeição.

Uma ótima saída são chás pela manhã, principalmente chá verde, chá branco, chá de hibiscos e chá vermelho.

Na alimentação, prefira sempre alimentos mais leves, que contenham altos níveis de vitaminas e nutrientes: Vegetais frescos, cozidos ao vapor, folhas verdes cruas apenas com azeite de oliva, e alimentos integrais. As fibras dos alimentos integrais são ótimas para melhorar o desempenho do metabolismo e deixar o corpo no ritmo do verão.

Sugestão de sucos:
• 1 ou 2 Maçãs Fugi;
• aipo (folhas e talos);
• 1/2 limão (suco);
• uma rodela de gengibre fresco;
• 1 banana
• bata tudo no liquidificador e tome.


• 5 Morangos orgânico;
• 1 manga;
• salsinha (meio molho);
• 1/2 limão (sumo);
• 3 ou 4 tâmaras sem caroço hidratadas em água filtrada por pelo menos 2 horas
• bater tudo e se deliciar.
CONHEÇA 6 MOTIVOS PARA BEBER LÍQUIDOS

Quem consome água de forma regular durante o dia ajuda o corpo a funcionar melhor e previne problemas de saúde. A água tem um papel regulador de muitas funções de nosso organismo desde o controle da temperatura até o bom funcionamento do sistema circulatório e também manutenção da beleza e da saúde como um todo.

1 – Auxilia no emagrecimento


Os líquidos podem ser grandes aliados no emagrecimento. Eles promovem a saciedade ao favorecer a distensão gástrica, ou seja, a sensação de estômago “cheio”, principalmente se for ingerida cerca de 30 minutos antes das principais refeições, favorecendo a redução do consumo de calorias. Além disso, quando o líquido é consumido gelado, este apresenta efeito termogênico, ou seja, faz o corpo gastar mais energia para equilibrar a temperatura do líquido com a do organismo para que este seja então absorvido. Aquela sensação de estômago 'vazio" pode ser confundida, pois os centros que regulam as sensações de fome e sede no cérebro são próximos. Por isso, ao sentir fome tome um pouco de água e aguarde, se a sensação passar, é sinal de que o problema era a sede; se persistir, então será necessário comer alguma coisa. Porém vale lembrar que não devemos esperar sentir sede para ingerir líquidos, pois a sede já é um sinal de desidratação.


2- Melhora o funcionamento do intestino


Para garantir o bom funcionamento intestinal, além da ingestão de fibras, o consumo de líquidos é fundamental, pois ajuda a hidratar o bolo fecal, auxiliando na eliminação do mesmo. O consumo de fibras desacompanhado da ingestão de líquidos pode ter efeito contrário, levando a constipação e formação de gases que geram cólicas e desconforto.


3- Melhora a pele


Um dos primeiros sinais da falta de água se dá na pele e nas mucosas. Entre as células, temos um líquido intersticial que ajuda na sustentação da pele, entre outras funções. A falta de ingestão de água deixa a pele flácida e sem viço. A pele perde o turgor, demorando para voltar ao seu estado natural, quando sofre uma distorção. Além de deixar a pele hidratada e firme, beber água também favorece a excreção de toxinas através das fezes, urina e suor, o que deixa a pele mais bonita.


4- Atua no transporte e absorção de nutrientes


A água também é fundamental para que ocorra um bom transporte de nutrientes em nosso organismo, sem ela o sangue fica mais denso e, conseqüentemente, menos capaz de transportar nutrientes como vitaminas e minerais para nossas células. As vitaminas C e do complexo B são hidrossolúveis, ou seja, só são absorvidas pelo organismo com a presença de água. Ao contrário das vitaminas lipossolúveis, que ficam armazenadas no tecido adiposo, as vitaminas hidrossolúveis, de maneira geral, não são normalmente armazenadas em quantidades significativas no organismo, por isso precisam ser consumidas regularmente e a ingestão correta de água será fundamental para a sua absorção.


5 – Atua na saúde Ocular


Os olhos são órgãos extremamente sensíveis a desidratação, o ressecamento pode levar a problemas como inflamações e infecções. Ao manter o organismo hidratado prevenimos lesões oculares.


6- Melhora o funcionamento renal


Quando consumimos a quantidade adequada de líquidos tornamos a urina menos concentrada e facilitamos a excreção de substâncias que não são mais necessárias em nosso organismo. Isto evita a instalação de infecções urinárias e a formação de cálculos.


Vale destacar!!!


O consumo de líquidos deve ocorrer durante todo o dia e nos intervalos das refeições, pois quando ingerimos muito líquido durante as refeições, a concentração de ácido clorídrico presente no estômago diminui e algumas enzimas são diluídas, prejudicando a digestão dos alimentos e podendo ocasionar indigestão e flatulência.


Dicas para aumentar o consumo de líquidos:


- A água não possui calorias e é fonte de minerais. Se você não gosta de água pura, crie uma versão aromatizada colocando folhas de hortelã, alecrim, rodelas de laranja ou limão. Uma boa dica para não esquecer de beber água é sempre ter uma garrafinha com você, no carro, no trabalho, em casa e na academia.


- Os chás também são ótimas opções para garantir a hidratação, entre as infusões mais apreciadas destacam-se:camomila, erva cidereira, erva doce, hortelã e menta. Os chás não devem ser adoçados, para dar sabor pode-se adicionar canela em pau, cravo, rodelas de laranja e tangerina. Experimente usar também cascas de maçã e limão, pedaços de morango, abacaxi e outras frutas.


- Os sucos de frutas são ricos em vitaminas e minerais, além de refrescantes, fornecem energia e hidratam. São inúmeras possibilidades de combinações de frutas para preparo de sucos naturais, mas se você prefere uma opção já pronta, em função da praticidade, opte por aqueles sem conservantes e sem adição de açúcar.
MITOS E VERDADES SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Adotar uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental para garantir saúde e qualidade de vida. Muito se fala sobre determinados alimentos que hora são colocados como vilões, hora são tidos como benéficos para saúde.

Vamos esclarecer alguns mitos e verdades:

Comer rápido demais engorda .

Verdade . Estudos demonstram que a velocidade com que se come pode ser tão importante quanto a composição da dieta. A mastigação é importante, pois promove a quebra e a trituração dos alimentos em pedaços menores o que facilita a ação das enzimas digestivas e estimula a liberação de hormônios relacionados a sensação de saciedade, reduzindo o apetite.

Vale lembrar !

Procure descansar os talheres enquanto mastiga, assim você evita colocar mais alimentos enquanto ainda estiver com a boca cheia. Separe tempo para fazer suas refeições e não coma em frente à TV ou lendo revistas e livros. Mastigar adequadamente aumenta a absorção e o aproveitamento dos nutrientes.

Ovo faz mal a saúde .

Mito . Por muito tempo o ovo foi considerado um grande vilão, pois promoveria o aumento dos níveis de LDL–colesterol (colesterol ruim). Hoje já é sabido que na gema do ovo encontramos grande quantidade de colina, nutriente relacionado à melhora da memória, concentração e aprendizagem. Possui, ainda, boa quantidade de triptofano, aminoácido precursor de serotonina, neurotransmissor relacionado à sensação de prazer e bem-estar. Do total de gordura presente em um ovo, a maioria é de monoinsaturada, que auxilia na regularização dos níveis de colesterol. O ovo é ainda boa fonte de proteínas, nutriente necessário para a formação, recuperação e manutenção de órgãos e tecidos.

!Vale lembrar!
Devemos preferir sempre ovos orgânicos, pois neste caso as galinhas não ficam confinadas, não são utilizados antibióticos e hormônios e a ração é orgânica, o que garante um produto com maior teor de nutrientes e livre de subastâncias tóxicas.

Abacate é fonte de gorduras ruins e engorda.

Mito . O abacate é fonte de gorduras monoinsaturadas (ácido oléico) que auxiliam no aumento das taxas de HDL-colesterol (bom colesterol), auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares. É fonte ainda de vitamina E, potente antioxidante que atua no retardo do envelhecimento. Possui em sua composição beta-sitosterol, nutriente que auxilia na redução dos níveis de cortisol, hormônio liberado em maior quantidade em situações de estresse e que está relacionado ao aumento da compulsão alimentar e do acúmulo de gordura na região abdominal.

Vale lembrar!

Quando for consumir o abacate evite prepará-lo com açúcar, uma boa opção é consumir o abacate na forma de guacamole ou misturado com cacau em pó.

Açaí deve ser evitado, pois só tem calorias.

Mito . O açaí é fonte de antocianina de ação antioxidante, atua neutralizando os radicais livres e prevenindo o envelhecimento precoce. Fonte de fibras que auxiliam na melhora do funcionamento intestinal. Possui gorduras insaturadas que possuem ação benéfica, pois auxiliam na redução dos níveis de LDL-colesterol e aumentam os níveis de HDL-colesterol, contribuindo na prevenção de doenças cardiovasculares. Fonte, ainda, de proteínas, minerais como cálcio, ferro, fósforo e vitaminas C e complexo B.

Vale lembrar!

Quando consumir açaí evite opções que tenham xaropes e açúcar na composição. Uma boa dica é consumir o açaí misturado com suco de uva integral.

Oleaginosas devem ser consumidas diariamente.

Verdade . O grupo formado por castanha de caju, castanha do Brasil, nozes, amêndoas, amendoim, pistache e avelãs, durante algum tempo, foram evitados por seu alto valor calórico. Entretanto, elas são fontes de gorduras insaturadas que ajudam a reduzir os níveis de LDL-colesterol e aumentar os níveis de HDL-colesterol, prevenindo dessa maneira doenças cardiovasculares. São ricas em antioxidantes que auxiliam no retardo do envelhecimento precoce.

Vale lembrar !

As oleaginosas são opções saudáveis para pequenos lanches, porém não devemos extrapolar a quantidade recomendada, que corresponde a 30 gramas (1 punhado).

Chocolate pode fazer parte de uma alimentação saudável.

Verdade . O chocolate sempre foi visto como um vilão em dietas. Porém, o chocolate amargo 70% cacau, não só pode, como deve fazer parte de nossa alimentação. Rico em polifenóis, substâncias de ação antioxidante auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares e retardam o envelhecimento precoce. O cacau contém uma quantidade considerável de ácido oléico (gordura monoinsaturada) que protege as artérias, eleva o bom colesterol (HDL) e diminui o colesterol ruim (LDL). Fonte, ainda, de cafeína e teobromina, o chocolate atua como estimulante do cérebro e agiliza o raciocínio. O chocolate aumenta a produção de serotonina, substância responsável pelo bom humor, combatendo à ansiedade.

Vale lembrar!

O consumo não deve ser exagerado, 30 gramas de chocolate amargo (70% cacau) é o suficiente para obter os benefícios.

Azeite de oliva extravirgem ajuda a emagrecer.

Verdade . Estudos apontam que dietas ricas em gorduras saturadas promovem a lesão de uma região do cérebro chamada hipotálamo, responsável pelo controle da fome e do gasto energético. Sendo assim, as pessoas expostas a uma dieta excessivamente gordurosa passam a consumir mais calorias do que gastam, tornando-se obesas. Pesquisas apontam que o azeite de oliva é capaz de trazer sensação de saciedade, o que evita a vontade de comer mais do que o necessário. Os ácidos graxos monoinsaturados presentes no azeite podem impedir a inflamação do hipotálamo, o que evita a obesidade.
Vale lembrar!

O consumo recomendado fica em torno de 15 ml e 30 ml por dia. O azeite não pode ser aquecido, utilize-o para temperar saladas.