Saturday, July 26, 2008


CANJA COM SABOR DE SAUDADE
Lembro-me como se fosse ontem: quando alguém em casa ficava doente, minha avó corria para o fogão e preparava aquela canja deliciosa que só ela sabia fazer. Os ingredientes da sopinha podiam variar de acordo com a "enfermidade" em questão: se o problema era uma gripe forte, um pedaço carnudo de frango caipira dividia espaço na panela com uma fatia extra de batata ou inhame, que ajudam a equilibrar o organismo e facilitam a digestão.

Cansaço era remediado com uma combinação de ervas aromáticas vinda, fresquinha, da horta mais pomposa do quintal (segundo minha avó, três gotas de limão também eram bem-vindas nesse caso...). Para dores do coração só havia uma saída: um prato fundo do caldo temperado com canela ou cravo-da-índia. Como deu para perceber, são muitas as receitas de canja - se você perguntar àquela tia mais velha, vai ver que na sua família também existe uma especial. O que não falta em nenhuma delas, disso eu tenho certeza, é amor...

Canja da vovó
RENDE 6 PORÇÕES
230 KCAL CADA UMA

PARA O CALDO

1 frango caipira de 2 e 1/2 kg
2 talos de salsão com as folhas
1 talo de aipo
1/4 de ramo de salsa
2 cebolinhas
1 tomate com casca
2 cenouras sem casca
2 folhas de louro
1 cebola grande
4 e1/2 litros de água

PARA O CALDO VIRAR CANJA

1/2 xíc. (chá) de arroz integral
Sal marinho
1 xíc. (chá) de batata e cenoura cortadas em cubinhos
1 xíc. (chá) de peito de frango picado

Lave o frango, retirando as vísceras, o excesso de gordura e as sobras de pele. Coloque-o numa panela grande e inclua todos os ingredientes do caldo (atenção: eles devem ficar inteiros). Por último, acrescente a água. Cozinhe em fogo baixo até que a carne do frango fique macia e comece a se desprender dos ossos. Depois retire o frango da panela e corte o peito em pedacinhos, numa quantidade equivalente a 1 xícara de chá. Reserve. Peneire o caldo e reserve. Agora prepare a canja propriamente dita: aqueça o caldo, acrescente o arroz e tempere. Quando o arroz estiver cozido, junte a batata e a cenoura cortadas em cubinhos e o frango picado. Na hora de servir, salpique hortelã, tomilho ou o tempero que preferir.


A POTÊNCIA ALIMENTAR DA QUINOA !

Originário da Bolívia, a Quinoa é um grão com alto teor nutritivo. Com sabor leve, semelhante a soja esse pequeno alimento é rico em proteína de alta qualidade, baixo teor de colesterol, além da grande quantidade de vitaminas, minerais e fibras.

Outra vantagem encontrada é o fato de não conter glúten em sua composição, o que possibilita as pessoas com doença celíaca (intolerância ao glúten) poderem desfrutar deste alimento. Em cada grão é encontrado 20 aminoácidos diferentes, entre eles a lisina, aminoácido que ajuda a fortalecer a imunidade e a capacidade da memória.

FONTE DE SAÚDE

Estudos afirmam que valor protéico da quinoa só pode ser comparado ao do leite materno, deixando para trás alimentos como carne, ovos ou peixe. Riquíssimo em substâncias relacionadas ao desenvolvimento da inteligência, rapidez de reflexos e funções como memória e aprendizado.

COMO CONSUMÍ-LOS?

Você pode aproveitar toda parte desse alimento. As folhas podem ser refogadas, como fazemos a couve-manteiga ou espinafre. Os botões das flores podem ser consumidos como brócolis e os grãos, forma mais fácil de consegui-los, podem ser cozidos como arroz, temperados como salada ou utilizados no preparo de sopas. A farinha pode ser utilizada para preparar mingaus, pães, pudins, massa para panqueca ou biscoitos. Basta ter criatividade para aproveitar as diversas formas de se preparas este alimento.

ONDE ENCONTRAR?

Você encontra a Quinoa em grãos, farinha e flocos e está disponível em lojas de produtos naturais e em alguns supermercados.

Sunday, July 20, 2008

CARDÁPIO DA JUVENTUDE
JÁ DIZIA CHARLES CHAPLIN que a vida deveria começar de trás para frente: morreríamos primeiro para ir rejuvenescendo aos poucos, até virarmos bebezinhos. Certamente ele não foi o único inconformado com o envelhecimento, pois o elixir da juventude é o objeto de desejo mais antigo - e mais atual - da humanidade. Mas a resposta para este enigma nunca esteve tão perto de ser encontrada. Botox? Cirurgia plástica? Injeção de enzimas? Nada disso! Quanto mais a ciência estuda o processo de degeneração celular mais se certifica de que a chave para uma vida longa e melhor está no que comemos. Todos os estudos comprovam que a dieta é a melhor forma de controlar os radicais livres.
Os radicais livres são moléculas ou átomos tóxicos que alteram o funcionamento das nossas células provocando seu desgaste e causando doenças. Eles estão presentes em agentes poluentes, nos agrotóxicos, na fumaça do cigarro, nos conservantes químicos e - pasme - até no oxigênio que respiramos!
A verdade é que essas substâncias desempenham um papel importante em nosso corpo para realizar diversas reações químicas. O problema é quando a produção se eleva a ponto de causar danos ou até inflamações. Além do envelhecimento, os radicais livres são responsáveis pelo surgimento do mal de Alzheimer, do câncer e podem também causar infarto. Grande parte dessas substâncias é exterminada por uma série de enzimas encontradas em nosso próprio organismo, mas muitas vezes precisamos de suprimentos, como zinco, selênio, manganês e vitaminas, capazes de neutralizar as partículas tóxicas.
As principais fontes desses antioxidantes são castanhas, frutas, verduras, chá verde e cereais.

ONDE BUSCAR OS ANTIOXIDANTES
VITAMINA E sementes de girassol, avelã, amendoim, castanha-do-pará, amêndoa, pistache, germe de trigo, manga, noz-pecã, mamão papaia, nozes, abacate, abóbora, ameixa seca.

VITAMINA C laranja, mamão, morango, kiwi, melão, suco de tomate, manga, vagem, brócolis, couve-flor, couve-de-bruxelas, repolho, marisco, uva, tomate, soja verde cozida, melancia, abacaxi, limão.

ZINCO ostras, camarão, frango, peixe, germe de trigo, grãos integrais, castanhas, cereais, legumes e tubérculos.

SELÊNIO a castanha-do-pará é o alimento mais rico em selênio. Encontrado também no atum, brócolis, cebola, cereais integrais, cogumelos, farelo de trigo, frango, frutos do mar,germe de trigo, leite, pepino, repolho e alho.

COBRE mexilhões, ostras, cereais integrais, nozes, chocolate.

VITAMINA A Os alimentos de origem vegetal contêm precursores da vitamina A que são os carotenóides, particularmente betacaroteno, dos quais são fontes: cenoura, batata-doce, manga, espinafre, brócolis, melão, beterraba, suco de tomate, pimentão vermelho, damasco fresco, ameixa seca, ostras, molho de tomate, caqui.

COMECE BEM O DIA

É importante manter um cardápio reforçado no café da manhã para ter energia suficiente para começar o dia. Aqui vão alguns ingredientes que não podem faltar em sua mesa:

1 PORÇÃO DE CÁLCIO
1 copo de leite de soja

1 PORÇÃO DE CARBOIDRATO
2 fatias de pão (integral, linhaça, centeio, aveia) ou 1 porção de cereal.

1 RECHEIO
queijo ( ricota, tofu), ou geléia sem açúcar.

1 FRUTA OU 1 COPO DE SUCO NATURAL
1/2 papaia, 1 fatia de mamão, 5 ameixas pretas, 1 laranja, ou 1 fatia de melão.

Friday, July 18, 2008

FOME DE AFETO
ATIRE A PRIMEIRA pedra quem nunca devorou uma caixa de bombons em cinco minutos ou atacou a geladeira no meio da noite para se sentir um pouco melhor, seja pela falta de um grande amor, pelas frustrações do dia-a-dia, pela situação financeira e até pela bronca recebida no trabalho. Se você já passou por uma situação dessas, saiba que não é a única que tenta encontrar conforto comendo. "A maioria das pessoas, quando passa por momentos estressantes, aumenta o consumo de alimentos, sobretudo de doces, pois eles levam o cérebro a produzir substâncias que causam bem-estar.

E de onde vem essa idéia de compensar o sofrimento com comida? A resposta pode estar na infância. "Muitas mães oferecem doces sempre que seus filhos choram ou fazem manha, sem procurar saber o real motivo de sua frustração. Esse tipo de atitude vai repercutir na idade adulta como um padrão, fazendo com que a pessoa necessite do alimento para se sentir bem. É preciso que os pais observem a criança nos momentos de ansiedade, busquem conversar com ela e nunca tentem compensar sua ausência com guloseimas.

Mas e quando o padrão já se instalou na fase adulta? Bem, para os especialistas, se essa compensação for racional, a pessoa saberá que passou dos limites e logo voltará a ter uma alimentação equilibrada. Já se a comida for usada como válvula de escape o tempo todo, cuidado: esse tipo de comportamento é comum em casos de compulsão alimentar, uma doença grave e que pode levar à obesidade. O compulsivo passa a viver uma situação que, com o tempo, só piora. É como uma bola de neve: a carência ou a frustração desperta a necessidade de comer mais, o excesso de calorias leva ao aumento de peso, que gera mais frustração, criando um círculo vicioso.

Quando chegar em casa, cansada depois de um dia exaustivo, pare e pense: nada de fazer as coisas automaticamente. Primeiro relaxe, porque com calma é mais fácil se controlar. Aquietar a mente ajuda a combater a compulsão, já que o problema começou num nível mais sutil. O exercício para reduzir os níveis de ansiedade é o seguinte:
Escolha um cantinho sossegado da casa, perto de uma parede. Deite de costas no chão, com o bumbum encostado na parede e as pernas retas, levantadas e apoiadas nela. Fique assim por cerca de dez minutos. Respire profundamente e deixe os pensamentos virem, mas não se apegue a nada. A sensação é de tranqüilidade total, aquela urgência toda acaba e você tem a chance de fazer tudo com mais calma.
Para suprir a necessidade de carinho sem passar pela geladeira, uma boa opção é se dedicar à arte. Pintura, escultura, dança, música e várias outras formas de expressão são meios prazerosos e terapêuticos de resolver o problema. Segundo a psicóloga clínica e presidente da Associação Brasileira de Arteterapia, Joya Eliezer, que há 30 anos trabalha com a técnica, "a arte causa prazer por propiciar a oportunidade da criação, o que é muito benéfico". Para ela, a satisfação social gerada com o método substitui a canalização oral realizada com a comida. "Quando a pessoa se integra esteticamente, tem condição de se reeducar do ponto de vista nutricional. Assim, passará a comer quando tiver fome apenas, afastando a fome emocional." Os primeiros exercícios são apreciar e tentar desenhar a natureza. E nem precisa se preocupar em não ter dom artístico, porque toda técnica pode ser aprendida. Os resultados aparecem depois de dois meses, tempo muito menor do que na terapia convencional.

Saturday, July 12, 2008


DOENÇAS DECORRENTES DA MÁ ALIMENTAÇÃO

Atualmente, com a vida agitada que todos levam, muitos não se preocupam com a alimentação. Apenas lembram do assunto quando surge algum tipo de doença e a pessoa se vê obrigada a se alimentar de uma forma mais saudável.

Pular refeições, comer alimentos ricos em gorduras, consumir alimentos industrializados em excesso e outras atitudes deste tipo diminuem a disponibilidade de nutrientes, que são necessários ao bom funcionamento do organismo, o que resulta no processo de doença.

Veja a seguir algumas doenças causadas por uma alimentação inadequada:

Obesidade

A obesidade é uma doença caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, associado a problemas de saúde. Podemos citar como causas da obesidade, fatores genéticos, ambientais e psicológicos. Entre os fatores ambientais está o consumo excessivo de calorias e a diminuição no gasto energético, que devem ser modificados para o controle da doença.

Para o tratamento da obesidade é fundamental ter uma redução no consumo de calorias, ter bons hábitos alimentares e fazer escolhas saudáveis, juntamente com a prática de atividade física regular. Esse é o caminho para ter excelentes resultados.

Colesterol elevado

O aumento de colesterol na corrente sanguínea pode ocasionar entupimento de veias e artérias causando o infarto e derrame. O colesterol provém de duas fontes: do seu organismo e dos alimentos que você ingere. No organismo ele é produzido pelo fígado e o colesterol proveniente da sua alimentação encontra-se em alimentos como: manteiga, margarina, creme de leite, bacon, leite integral, queijos amarelos, enfim, alimentos de origem animal. Consumir estes alimentos em excesso pode elevar os níveis de colesterol no sangue.

Como prevenção e tratamento desta doença é importante ter uma alimentação equilibrada, evitar o consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras, evitar também alimentos industrializados ricos em gordura trans e aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras e praticar atividade física regularmente.

Gastrite

Gastrite é uma inflamação na mucosa do estômago, que podemos classificar de aguda ou crônica. Nos casos de gastrite crônica, o agente causador mais comum é a infecção pela bactéria helicobacter pylori. Mas também pode ocorrer devido ao fator hereditário, stress, má alimentação, realização de poucas refeições ao dia com grande volume de alimentos e com grandes intervalos entre cada refeição.

Medidas preventivas e o tratamento desta doença estão relacionados com a alimentação. Ter uma alimentação fracionada, ou seja, comer mais vezes ao dia, em menores quantidades é uma das medidas a serem tomadas.

Excluir alimentos que causam desconforto e irritam ainda mais a mucosa também é imprescindível, exemplo: frituras em geral, doces, bebidas à base de cafeínas, bebidas gaseificadas, bebidas alcoólicas, alimentos ácidos, condimentados e outros.

Diabetes

É uma doença caracterizada pela falta de produção ou produção insuficiente de insulina ou também pela ação insuficiente da insulina, que faz com que haja o aumento na taxa de glicose no sangue. A diabetes tipo II pode estar relacionada com o excesso de peso e a obesidade.

Pessoas com diabetes devem ter um acompanhamento com um profissional capacitado para elaborar um cardápio conforme a realidade da pessoa, controlar o consumo de carboidratos e incentivar uma reeducação alimentar, além da prática de exercícios físicos regularmente.

Hipertensão

A hipertensão ocorre quando os níveis de pressão arterial encontram-se acima dos valores de referência para a população em geral. Podemos citar como causas da hipertensão a obesidade, consumo excessivo de álcool, sal em excesso, tabagismo, sedentarismo e fator hereditário. Esta doença é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares.

Assim como as demais doenças citadas acima, para controlar a pressão arterial é fundamental ter uma alimentação balanceada, praticar exercícios e diminuir o consumo de sódio, ou seja, o sal de cozinha e alimentos ricos em sódio, por isso fique atento nas embalagens dos alimentos. Os alimentos industrializados geralmente são ricos em sódio.

Como os leitores puderam observar a alimentação é algo essencial no combate destas doenças e outras que não foram citadas, por isso se faz necessário a conscientização de todos para uma vida mais saudável.


DICAS SAUDÁVEIS PARA O INVERNO

Conheça alguns alimentos que irão te ajudar a prevenir os males do inverno. E lembre-se: para manter a temperatura ideal, o organismo exige mais energia, por isso sentimos a necessidade de aumentar o consumo de alimentos no inverno. Para que isso não resulte em aumento de peso, não deve faltar na alimentação os grãos integrais, frutas e hortaliças, de preferência orgânicas, nozes, sementes, entre outros.

ACEROLA
Fruta rica em vitamina C , reforça o sistema imunológico. Por conter antioxidantes, ajuda a neutralizar os radicais livres, prejudiciais às células.
ALHO
Fonte de alicina e com vitaminas (A1, B2, B6, C), estimula a resposta imunológica, prevenindo gripes e resfriados comuns no inverno. Além disso é expectorante, sendo indicado seu consumo em casos de bronquite, tuberculose, pneumonia e asma.
GELÉIA REAL
Produzida pelas abelhas para a alimentação da rainha durante toda vida e dos embriões até o terceiro dia. Estimula o sistema imunológico e combate as infecções de vírus e bactérias por ser fonte de antioxidantes e de vitaminas do complexo B.
GENGIBRE
Com sabor acre e quente, tem ação anti-séptica, reduzindo a inflamação e a dor, além de aliviar a congestão nasal e cólicas menstruais.
GRANOLA
Alimento energético, rico em fibras e sais minerais. Auxilia no controle do colesterol e favorece o bom funcionamento do intestino. É uma opção energética saudável, já que no inverno o corpo precisa de mais energia para se manter aquecido.
LEITE FERMENTADO
Por ser fonte de probióticos, recupera a flora intestinal e fortalece o sistema imunológico.
MEL
Fonte de carboidratos, vitaminas do complexo B e substâncias (inibina) que agem como antibióticos naturais. Tem ação bactericida e anti-séptica. Eficaz contra os sintomas de gripes e resfriados é coadjuvante no tratamento de problemas pulmonares e da garganta. Além de agir beneficamente sobre a flora intestinal devido à ação prebiótica.
PRÓPOLIS
Substância resinosa que misturada ao álcool de cereais forma o extrato de própolis. Fonte de flavonóides, atua como “Antibiótico Natural” por seu efeito anestésico, antiinflamatório, cicatrizante, antibiótico e antifúngico.
SHITAKE E SHIMEJI
Com poucas calorias são boas fontes de proteínas e lentinana, molécula antioxidante que reforça a resposta imunológica e auxilia também no combate a tumores.
SUCO DE UVA/VINHO SEM ÁLCOOL
Fonte de polifenóis e resveratol, potentes antioxidantes que estimulam o sistema imunológico, aumenta a resistência do organismo a gripes, viroses e infecções. O suco que possui valor calórico menor do que as bebidas alcoólicas, permite adaptações em receitas típicas da estação como Vinho Quente e Quentão.


Friday, July 04, 2008

AÇÚCAR REFINADO : DESTRÓI LENTA E PROGRESSIVAMENTE
  • Diminui a imunidade natural do organismo e favorece a proliferação de bactérias nocivas e vermes;
  • Provoca vários tipos de infecções como: rinite, angina, otite, sinusite, cistite etc...
  • Provoca distúrbios hormonais, propiciando doenças como: hipoglicemia, diabetes, etc...
  • Age no tubo digestivo acidificando e desequilibrando a flora intestinal
  • Germes e açúcar se combinam para formar cárie nos dentes
  • Provoca enfraquecimento geral do organismo, cansaço físico, exaustão, ansiedade e irritabilidade;
  • Necessita de grandes quantidades de cálcio para serem metabolizados, utilizando as reservas do próprio corpo e por isso predispõe à descalcificação e osteoporose;
  • Provoca toxicomania, vicia o organismo criando dependência
  • Induz a carência afetiva, baixa de auto-estima e degeneração do sistema nervoso.

FORMAS DE VITALIZAR O ORGANISMO
  • fortalecendo a energia dos rins, aumentando a diurese, eliminando as toxinas e fazendo a limpeza do sangue;
  • aumentando o trânsito intestinal, evitando a prisão de ventre, diminuindo a absorção das toxinas pelo intestino;
  • através da ação antioxidante dos alimentos ricos em Vitaminas A, C, E, Selênio, com poder de neutralizar os radicais livres;
  • produzindo efeitos alcalinizantes no organismo, como é o caso das algas marinhas que são ricas em Cálcio (ver lista de alimentos alcalinizantes);
  • combatendo os efeitos dos agrotóxicos, dos pesticidas e dos metais pesados (bardana, nabo, nirá, umebôshi, natô, etc.);
  • nutrindo profundamente o organismo, com macronutrientes e micronutrientes, para que ele possa realizar, com normalidade, todas as funções bioquímicas.

ALIMENTOS DESINTOXICANTES E VITALIZANTES

Os brotos, as algas, o missô, os vegetais crus e as frutas (frescos e produzidos através da agricultura natural) são alimentos que possuem maior quantidade de energia vital e, conseqüentemente, são responsáveis pela manutenção e equilíbrio das energias do nosso corpo físico.

Através da ingestão da maioria desses alimentos e um estilo de vida harmônica, nosso organismo poderá ser capaz de transmutar os nutrientes necessários ao desempenho eficiente de suas funções metabólicas, mesmo que tais substâncias não estejam disponibilizadas na dieta. Isso pode ocorrer devido à energia vital contida nesses alimentos, fator desencadeante deste processo. Na natureza encontramos exemplos claros disso. Por exemplo, a vaca, que come o capim ali colhido na hora, garante os nutrientes necessários para o seu organismo realizar todas as funções e ainda produzir o leite com uma composição rica em nutrientes, lógico, apropriada para sua espécie. Portanto, esse fato demonstra que está ocorrendo a transmutação de determinados nutrientes em outros.

Nós, humanos, certamente, perdemos, em grande parte esta capacidade de transmutação, principalmente por causa dos nossos hábitos de vida inadequados, ingestão de alimentos que agridem o organismo e uma vida em desarmonia com as leis da natureza.

Cada um de nós possui "individualidade bioquímica" na forma de utilização dos nutrientes, no entanto, esses nutrientes estarão mais disponíveis e serão melhor assimilados com a ingestão de alimentos vitalizantes.