CANJA COM SABOR DE SAUDADE
Lembro-me como se fosse ontem: quando alguém em casa ficava doente, minha avó corria para o fogão e preparava aquela canja deliciosa que só ela sabia fazer. Os ingredientes da sopinha podiam variar de acordo com a "enfermidade" em questão: se o problema era uma gripe forte, um pedaço carnudo de frango caipira dividia espaço na panela com uma fatia extra de batata ou inhame, que ajudam a equilibrar o organismo e facilitam a digestão.
Cansaço era remediado com uma combinação de ervas aromáticas vinda, fresquinha, da horta mais pomposa do quintal (segundo minha avó, três gotas de limão também eram bem-vindas nesse caso...). Para dores do coração só havia uma saída: um prato fundo do caldo temperado com canela ou cravo-da-índia. Como deu para perceber, são muitas as receitas de canja - se você perguntar àquela tia mais velha, vai ver que na sua família também existe uma especial. O que não falta em nenhuma delas, disso eu tenho certeza, é amor...
Canja da vovó
RENDE 6 PORÇÕES
230 KCAL CADA UMA
PARA O CALDO
1 frango caipira de 2 e 1/2 kg
2 talos de salsão com as folhas
1 talo de aipo
1/4 de ramo de salsa
2 cebolinhas
1 tomate com casca
2 cenouras sem casca
2 folhas de louro
1 cebola grande
4 e1/2 litros de água
PARA O CALDO VIRAR CANJA
1/2 xíc. (chá) de arroz integral
Sal marinho
1 xíc. (chá) de batata e cenoura cortadas em cubinhos
1 xíc. (chá) de peito de frango picado
Lave o frango, retirando as vísceras, o excesso de gordura e as sobras de pele. Coloque-o numa panela grande e inclua todos os ingredientes do caldo (atenção: eles devem ficar inteiros). Por último, acrescente a água. Cozinhe em fogo baixo até que a carne do frango fique macia e comece a se desprender dos ossos. Depois retire o frango da panela e corte o peito em pedacinhos, numa quantidade equivalente a 1 xícara de chá. Reserve. Peneire o caldo e reserve. Agora prepare a canja propriamente dita: aqueça o caldo, acrescente o arroz e tempere. Quando o arroz estiver cozido, junte a batata e a cenoura cortadas em cubinhos e o frango picado. Na hora de servir, salpique hortelã, tomilho ou o tempero que preferir.