Friday, September 28, 2007

O RISCO DOS DIETÉTICOS
Emagrecer com saúde de forma gostosa e natural.Essas são as promessas dos chamados produtos dietéticos.Eles se tornaram uma autêntica "coqueluche" para aquelas pessoas que desejam perder peso rapidamente e também entre alguns esportistas.Milagres,contudo,não existem;no processo de emagrecimento
o fundamental é mudar os hábitos alimentares e mexer o corpo.
Os "malfados" Milk-Shakes dietéticos,por exemplo,são apenas complementos nutricionais.Desenvolvidos em laboratórios,auxiliam a repor nutrientes,durante a dieta alimentar.Suas fórmulas contém proteínas,carboidratos,um pouquinho de gordura e número baixo de calorias.Como são preparados instantâneamente apresentam substâncias que se expandem no estômago como espirirulina,o glucomanann,goma guar e gelatina para o amigo não sentir fome tão cedo.
A idéia de substituir totalmente as refeições,por esses produtos,é duramente combatida pelos nutricionistas e preparadores físicos.O consumidor decide trocar os benefícios dos alimentos naturais por três ou quatro copos diários desses "supostos" nutrientes.Como o próprio nome sugere esses complementos jamais conseguirão exercer o papel principal no ato alimentar.O corpo humano necessita de comida sólida e fresca que é ótima fonte de vitaminas e fibras(principalmente frutas,legumes e verduras).Sua carência traz dificuldades orgânicas extremamente graves.
Crianças abaixo dos 6 anos,devem evitar o consumo dos diet.Seu uso pode causar deficiências nutricionais durante o próprio crescimento.Um dos problemas, comumente verificados,é a osteoporose.O radical fosfato,do gás do refrigerante dietético,retira o cálcio dos ossos,trazendo malefícios irreversíveis.Outra complicação,que afeta o organismo,é a celulite.Hoje,encontram-se crianças,de seis ou sete anos,repletas de gorduras,em consequência do excesso dessas doçuras artificiais.
Dependendo do alimento e da quantidade ingerida,o obeso corre o risco de estar,na verdade,engordando mais com os produtos dietéticos.Então,muito cuidado!!!
Para emagrecer,portanto,com saúde não há segredo:coma menos mas com qualidade,beba água e exercite-se todos os dias.Busque sempre alimentos naturais(cereais,biscoitos,bolos e macarrões integrais).Assim você terá o corpo e mente saudáveis e ativos.

Saturday, September 22, 2007

CEVADA : CAFÉZINHO NATURAL

Insuficientemente apreciada pelas pessoas,é um cereal superior ao arroz e milho,na opinião de vários nutricionistas.De folhas compridas e largas,flores dispostas em espigas densas e compactas na extremidade sua origem remonta à Idade da Pedra.
Indicada no tratamento das afecções pulmonares(tuberculose,broquite crônica), no crescimento,nas doenças do fígado,enterite,diarréia e estados febris,entre outros casos,depura e mineraliza o organismo.Altamente energético e com um ligeiro índice acidificante,tem a capacidade de abrandar inflamações.
É muito empregada na alimentação orgânica.Através dela,preparam-se diversos pratos bastante apreciados nos livros de receitas macrobióticas.Por ser rica em fósforo age como tônico geral e nervoso.Também contém flúor,necessário à boa saúde de dentes e ossos.
Com a cevada torrada se faz um café saboroso que substitui perfeitamente o comum,sem os incovenientes da cafeína.Trata-se do mais antigo cereal cultivado pelo homem.
Vale a pena conferir esse legítimo cafézinho natural:extremamente saudável e de qualidades medicinais ilimitadas.
MUDANDO HÁBITOS
Com a chegada de Setembro,nada melhor do que desfrutar bons e saudáveis momentos de alegria.Apesar de no próprio nome anunciar o número sete,trata-se do nono mês.A cidade está mais atraente:em cada esquina podemos nos deliciar com este visual maravilhoso que a Primavera nos oferece.
Utilizando esse ambiente,nada melhor do que criar opções agradáveis de lazer. Um bom exemplo são os piqueniques ou passeios.Aproveite-os bem degustando bolachas integrais,sanduíches naturais,passas de ameixa preta,acompanhado por um chá refrescante(cidró).
Outra alternativa está nos acampamentos,onde é necessário armazenar produtos consistentes como:arroz tostado,verduras e legumes crus(nabo,cenoura).Não esqueça também das ameixas salgadas,extremamente digestivas.Descubra,enfim, as belezas que DEUS criou,pois esta é,a mais poética das estações.Alimente-se naturalmente e tenha uma vida plena de felicidade!

Monday, September 10, 2007


MAIONESE DE SOJA PARA UM SETEMBRO PRIMAVERÍL !

Ingredientes

1 xícara (de chá) de leite de soja frio.
1 rodela de cebola.
1 dente de alho.
4 azeitonas picadas.
óleo.
Azeite.
4 colheres de sopa de caldo de limão.

Colocar o leite, azeitonas e o alho no liquidificador e ligar em velocidade média.
Despejar em fio fino o óleo e um pouco de azeite, até a mistura engrossar em ponto de maionese.
Colocar a maionese em outra vasilha e acrescentar o caldo de limão, misturando bem.
Guardar em geladeira.
Pode-se acrescentar à maionese, ao ser misturada no liquidificador, salsa e cebolinha ou ainda o pimentão.Bom Apetite!


CUIDADO COM O MAL ESTAR DO SEU CORPO!

Freqüentemente ouvimos as pessoas queixarem-se de um mal-estar geral e inexplicável. Não há, aparentemente, nenhum sintoma físico específico, mas uma sensação constante de cansaço, uma falta de energia para as tarefas do dia-a-dia chegando mesmo a uma ausência de entusiasmo pela vida.

Este estado de baixa energética é exatamente a prévia da doença. Isto é, se o organismo chegou a expressar este quadro de desenergização é por que ele já gastou suas reservas tentando se recuperar e, sozinho, não conseguiu.

É uma situação com a qual as pessoas acabam se acostumando apesar do incômodo subjacente que é o grito do organismo - muitas vezes não ouvido.

Ao invés de ouvirem o clamor do corpo dizendo que precisa de cuidado as pessoas, em sua maioria, optam por saídas mais imediatas: Tomam mais café para ficarem acordadas, usam analgésicos e estimulantes de toda a natureza. Estas atitudes acabam por piorarem ainda mais as coisas e um dia a doença inexoravelmente aparece.

Por isso, não devemos nunca deixar de dar a devida importância para este estado de desenergização física e psíquica que é, como eu já disse, a raiz da enfermidade.

Se nada for feito para que o organismo retome seu funcionamento harmonioso, o desequilíbrio vai se aprofundando, vencendo as barreiras fisiológicas de auto-preservação e, então, o corpo adoece. Infelizmente, só assim as pessoas acreditam que estão verdadeiramente doentes. No entanto, se soubermos ouvir e responder ao apelo do corpo quando os sinais ainda não atingiram sua estrutura material e tratarmos de uma maneira adequada, dificilmente adoeceremos de forma grave.

Porém, assim como o desequilíbrio, o reequilíbrio orgânico é multifatorial. Além da busca por medicações naturais que não sejam ainda mais agressivas para o organismo, você deve adotar hábitos saudáveis de vida tais como: alimentação equilibrada, sono de boa qualidade e na quantidade suficiente, exercícios físicos adequados e postura otimista diante da vida.

A prática do Yoga e da meditação são também de grande auxílio para o reequilíbrio global, pois combatem o stress -que é um dos grandes vilões da modernidade- e trazem bem estar físico e uma deliciosa sensação de paz interior.

Não é incomum ouvir constantemente: “Eu estava tão mal e não sabia. Só agora que recuperei meu bem estar, eu noto a diferença”. Não deveríamos jamais negligenciar o nosso auto-cuidado. Ele é um dos conhecimentos mais preciosos que podemos adquirir e o melhor presente que podemos nos dar.