Wednesday, October 10, 2007


GULOSEIMAS SAUDÁVEIS
A Casa Natural,em comemoração ao Dia das Crianças,coloca no mercado litorâneo um alimento selecionado e que vai "adoçar" os momentos de lazer da gurizada medonha.Criteriosamente elaborado,não deixa a desejar em relação a outros produtos industrializados.
Como os supermercados usam e abusam do açúcar branco,nada mais justo do que apresentar uma opção inteligente,saborosa e,sobretudo,nutritiva.Os elementos naturais e integrais presentes nos Bombons de Cacau Lagoa proporcionam,na dose certa,vitaminas essenciais ao organismo,colaborando para uma nutrição saudável.
Constituído basicamente por uma criteriosa seleção(gergelim,flocos de arroz,lecitina de soja,açúcar mascavo,cacau e mel de eucalipto)auxiliam a regularizar o funcionamento intestinal.A elevada quantidade fibrática influência ainda uma baixa incidência de doenças como obesidade,hipertensão arterial e diabetes.Portanto,um excelente presente para a Geração Saúde nesse mês.

DOCE VENENO
Doces,balas e chicletes.Um perigoso sinônimo de carinho que deve ser mudado para a saúde das crianças.Doçura em excesso nunca foi bom.Além de prejudicar o metabolismo,favorece o surgimento das cáries.
Assim,há diversas alternativas,em matéria de guloseimas,que elas adoram receber como presentes:lápis coloridos,adesivos,brinquedos musicais.
Um dos melhores lanches é a granola,extremamente nutritiva,contendo baixo grau de açúcar.Use-as no leite,iogurte ou mesmo pura.Castanhas,nozes,passas de uva e biscoitos integrais também são apropriados.
Especialistas em Odontologia preocupam-se não com a quantidade de açúcar e sim na duração que esta substância irá permanecer na boca.Por isso,eles abominam jujubas,frutas cristalizadas e qualquer outra bala "puxa-puxa".No mais,não esqueça:livre os pequeninos desse vício imediatamente !!!

Tuesday, October 09, 2007


NEURÓBICA : GINÁSTICA PARA O CÉREBRO !
Trocar de mão para escovar os dentes é bom para o cérebro. O simples ato de mudar, contrariando a rotina e obrigando à estimulação do cérebro, é uma nova técnica para melhorar a concentração, treinando a criatividade e inteligência e, assim, realizando um exercício de NEURÓBICA.
Uma descoberta dentro da Neurociência, vem revelar que o cérebro mantém a capacidade extraordinária de crescer e mudar o padrão de suas conexões. Os autores desta descoberta, Lawrence Katz e Manning Rubin (2000), revelam
que a NEURÓBICA, a "aeróbica dos neurônios", é uma nova forma de exercício cerebral projetada para manter o cérebro ágil e saudável, criando novos e diferentes padrões de atividades dos neurônios em seu cérebro.
Cerca de 80% do nosso dia-a-dia é ocupado por rotinas que, apesar de terem a vantagem de reduzir o esforço intelectual, escondem um efeito perverso: limitam o cérebro. Para contrariar essa tendência, é necessário praticar exercícios "cerebrais" que fazem as pessoas pensarem somente no que estão fazendo, concentrando-se na tarefa. O desafio da NEURÓBICA é fazer tudo aquilo que contraria as rotinas, obrigando o cérebro a um trabalho adicional.
Tente fazer um teste:
01 - Use o relógio de pulso no braço direito;
02 - Escove os dentes com a mão contrária da de costume;
03 - Ande pela casa de trás para frente; (Vi na China o pessoal treinando isso num parque);
04 - Vista-se de olhos fechados;
05 - Estimule o paladar, coma coisas diferentes;
06 - Veja fotos de cabeça para baixo;
07 - Veja as horas num espelho;
08 - Faça um novo caminho para ir ao trabalho;
09 - Converse com o vizinho que nunca dá bom dia...
10 - Comece agora trocando o mouse de lado.

A proposta é mudar o comportamento rotineiro.
Tente, invente, faça alguma coisa diferente e estimule o seu cérebro.
Vale a pena tentar!

Sunday, October 07, 2007


MAMÃO E SUAS MARAVILHOSAS QUALIDADES TERAPÊUTICAS


Depoimento de um consumidor assíduo desse autêntico remédio natural:"Como eu já tive "gastrite aguda" (posso provar por imagem de endoscopia), (nem um copo de água podia ingerir, que me dava azia), o próprio médico, há uns 20 anos, recomendou-me, ao invés de tomar os remédios (que vinha me receitando por quase dois anos), que de manhã, por 30 dias, me limitasse a comer um "mamão papaya", de quem já ouvira maravilhas para curar gastrites e afins.

Nesse período, até as 10 horas, não deveria ser tomado nenhum líquido. Café, chás ou outras bebidas que contivessem pó não poderiam ser tomados em hipótese alguma durante um mês.
Pois qual não foi nossa surpresa, quando ao final dos 30 dias, em nova endoscopia, meu aparelho digestivo não apresentava mais nenhum sinal de gastrite.
Transmito isso, pois sei que muitas pessoas se abstém de comer doces ou outras iguarias, porque logo vem a dolorosa azia.
Desde que comecei a comer, todo dia, um "mamão papaya", de manhã, nunca mais tive qualquer sintoma de azia ou mal estar. Posso comer doces, chocolates, etc.!
Ah!... sem contar que naquela ocasião também sofria de hérnia hiatal, a que provoca o refluxo ...
O mamão (Carica papaya), originário da América Tropical, é uma das melhores frutas do mundo,
tanto pelo seu valor nutritivo, como pelo poder medicinal.
Cada parte desta planta é preciosa, a começar pelo tronco! De sua parte interna, retira-se uma polpa que depois de ralada e seca - assemelha-se ao coco ralado.
É rica em propriedades nutritivas e aproveitada em alguns lugares no preparo de deliciosas rapaduras.
O cozimento das raízes dá um tônico para os nervos, e é também remédio para as hemorragias renais.
As folhas do mamoeiro, após secas à sombra, têm aplicação no preparo de agradável chá digestivo
que pode ser dado livremente às crianças, pois não contém cafeína.
O suco leitoso extraído das folhas é o vermífugo mais enérgico que se conhece. Usa-se diluído em água. Ainda é digestivo e cura feridas. Em diversos lugares, a medicina popular o utiliza para tratar eczemas,verrugas e úlceras.
Os índios preparam a carne envolvendo-a com folhas de mamoeiro por algumas horas, antes de levá-la ao fogo. Este processo amacia a carne.
Com as flores do mamoeiro macho prepara-se um maravilhoso xarope que combate a rouquidão, tosse, bronquite, gripe e indisposições gástricas causadas por resfriados. Coloca-se um punhado de flores, com um pouco de mel em vasilha resistente ao calor, mas que não seja de alumínio. Acrescenta-se um copo de água fervendo, tapando-a bem. Depois de esfriar, tomar às colheradas, de hora em hora. Com o fruto verde faz-se um doce maravilhoso.
Pode-se também prepará-lo ensopado ou ao molho branco.
O mamão maduro é altamente digestivo (cada grama de papaína - fermento solúvel contido no fruto - digere 200g de proteína); tem mais vitamina C que a laranja e o limão; contribui para o equilíbrio ácido-alcalino do organismo; é diurético, emoliente, laxante e refrescante; cura prisão de ventre crônica e, em jejum, pela manhã, faz bem ao estômago; é eficaz contra a diabete, asma e icterícia;
bom depurativo do sangue; não pode faltar na alimentação da criança, pois favorece o seu crescimento. Depois de comer-se o mamão, esfrega-se a parte interna da casca sobre a pele para tirar manchas, suavizar a pele áspera e eliminar rugas.
Mastigar de 10 a 15 sementes frescas elimina vermes intestinais, regenera o fígado e limpa o estômago. Comidas em quantidade, são eficazes contra câncer e tuberculose.
Faltava dizer que qualquer uso que se faça
de qualquer parte desta planta traz consigo uma ação vermífuga poderosa, o que bastaria para destacar sua importância. Melhor que consumir frutos do supermercado (colhidos verdes e amadurecidos à força no carbureto), é colhê-los já maduros no pé, no próprio quintal, pois serão livres de agrotóxicos.
Num espaço bem apertado cabem vários mamoeiros. Eles gostam de terra boa, bem adubada.
O consumo do mamão é recomendado pelos nutricionistas por se constituir em um alimento rico em licopeno (média de 3,39 mg em 100 gr), vitamina C e minerais importantes para o organismo.
Quanto mais maduro, é maior a concentração desses nutrientes.