Friday, December 30, 2011

ENTRE O ANO NOVO COM BONS ALIMENTOS!
A virada do ano é marcada por muita festa, comida, roupas brancas, champagne e muitas superstições. Todo mundo acaba fazendo uma simpatia nesta noite.

Alguns alimentos são muito utilizados nas simpatias do Revéillon. O que muitos não sabem é que esses alimentos podem trazer benefícios à saúde!
Uva

Quem nunca esperou chegar a meia-noite para comer doze uvas e guardar as sementes na carteira, para atrair dinheiro ou comer três uvas e fazer um pedido para cada uma delas?

Aproveite e consuma uvas escuras que são fontes de compostos antioxidantes que atuam na prevenção de doenças como as cardiovasculares e câncer.

Os flavonóides presentes nas uvas escuras auxiliam na regularização dos níveis de colesterol, promovendo aumento das taxas de HDL-colesterol e redução do LDL-colesterol. Promovem rejuvenescimento e vasodilatação das artérias, o que ajuda na redução da pressão arterial.

O resveratrol, encontrado na casca das uvas escuras, auxilia no aumento do HDL-colesterol, na redução da pressão arterial, no controle dos níveis de glicose e, ainda, dificulta a multiplicação de células malignas, atuando na prevenção contra câncer. Também está relacionado com a longevidade, pois estimula a replicação das células, capacidade que vamos perdendo ao envelhecermos.
Romã

A romã também é muito famosa quando o desejo é atrair dinheiro e boa sorte! Tem-se o costume de consumir sete partes e guardar sete caroços!

Composta pelos ácidos gálico, elágico e protocatequínico, a romã é uma excelente fruta preventiva contra o câncer.

Os antioxidantes presentes na romã, auxiliam na redução dos níveis de LDL- colesterol, fração do colesterol, que quando em excesso, está associada ao entupimento dos vasos. Além de prevenir contra o envelhecimento precoce.
Lentilha

Reza a lenda que comer lentilha depois da meia-noite garante fartura o ano todo! Então, vamos aproveitar para incluí-la na ceia do ano novo!

A lentilha é uma fonte de fibra solúvel, que auxilia na prevenção e controle do diabetes e do colesterol. Causa a sensação de saciedade, reduzindo o apetite e é uma excelente fonte de proteínas.
Dica da nutricionista: faça um prato de arroz integral com lentilhas. Além de ricos em fibras, vitaminas, minerais e proteínas, são fontes de carboidratos que lhe darão energia para se divertir na festa do réveillon!Frutas secas e oleaginosas

A tradição manda comer muitas nozes, avelãs, castanhas, figos e tâmaras para atrair riqueza!

As frutas secas são fontes de fibras, vitaminas, minerais e nutrientes antioxidantes. São excelentes opções para incrementar saladas ou incluir em receitas de sobremesas.

As oleaginosas, como as nozes, avelãs e castanhas são excelentes fontes de gorduras insaturadas que contribuem para a saúde cardiovascular, aumentando o HDL-colesterol e reduzindo o LDL-colesterol e auxilia na redução e controle da pressão arterial.
Champagne

Estourar champagne na hora da virada é uma grande tradição das festas de réveillon. Segundo a tradição, a tampa deve ser guardada em um lugar que ninguém vá encontrar para atrair dinheiro!

Pesquisa realizada recentemente demonstrou que devido ao alto teor de polifenóis encontrado na bebida, o champagne pode fazer bem ao coração, cérebro e à circulação sanguínea. Seu consumo moderado é capaz de reduzir o LDL - colesterol, a incidência de derrames e ataques cardíacos, além de proteger o cérebro de doenças degenerativas como o Alzheimer e o Parkinson.

Aproveite para incluir esses alimentos em sua ceia e entre no Ano Novo com o pé direito!