Wednesday, August 03, 2011

VOLTA AS AULAS SAUDÁVEL

Fim de férias, os pequenos retornam à escola e as dúvidas na hora de montar uma lancheira saborosa e saudável ainda persistem. Uma pequena refeição, mas muito importante, principalmente para a criança que está em fase de crescimento e desenvolvimento.

Crianças em idade escolar já manifestam as suas vontades alimentares e muitas vezes torcem o nariz para frutas, verduras e legumes. Fazer com que as crianças troquem guloseimas como: salgadinhos, refrigerantes e balas por alimentos mais saudáveis não é tarefa fácil para a maioria dos pais.


Porém, a presença de opções saudáveis é fundamental, já que os hábitos alimentares são formados ainda na infância. Quando a criança não se alimenta em quantidade e qualidade adequadas ao seu perfil, pode prejudicar seu rendimento escolar, ocasionar falta de energia e disposição para realizar suas atividades diárias e provocar a queda da imunidade. Além disso, estudos mostram que doenças da vida adulta como obesidade, câncer, osteoporose, doenças do coração e diabetes normalmente resultam de escolhas alimentares erradas na infância.


De acordo com o IBGE, o número de crianças e adolescentes obesos no país já chega a 6 milhões. Esse fato faz com que aumente ainda mais, a preocupação dos pais com a alimentação dos seus filhos.


Na realidade, as guloseimas não precisam ser completamente abolidas, desde que sejam colocados limites. Não se trata de proibir, mas cabe aos pais a convencer seus filhos o que é mais saudável. É possível preparar guloseimas atrativas aos baixinhos, substituindo alguns ingredientes da versão tradicional, por outros mais saudáveis! Confira algumas dicas:


Para um sanduíche saboroso e saudável...


Substitua o
pão refinado pela versão integral, rico em fibras que colaboram para a sensação de saciedade e para o bom funcionamento intestinal!

Os
queijos amarelos, manteigas e margarinas podem ser substituídos por pastas de soja ou tahine, que são boas fontes de cálcio e livres de colesterol!

Se o seu filho não se atrai por
verduras e legumes, rale-os bem fininhos e coloque uma porção dentro do lanchinho. É bem possível que “disfarçados”, eles passem despercebidos.

Snacks Atrativos e Nutritivos!


Os
salgadinhos tradicionais podem dar lugar à sua versão integral, assada, com redução de sódio e isento de glutamato monossódico.

Os
cookies integrais são excelentes substituto aos biscoitos recheados. Contém fibras que diminuem a velocidade de absorção do açúcar e das gorduras.

Se o seu filho não consome
frutas com freqüência, apresente-as na forma liofilizada. São docinhas e crocantes, preservam os nutrientes de uma fruta in natura, não contém adição de açúcar, corantes e conservantes, além de serem práticas para transportar!

O chocolate pode sim fazer parte do cardápio, desde que com moderação! Sobretudo se a
versão “ao leite” for revezada com o chocolate amargo, com 70% cacau. Este último, além de possuir menor quantidade de açúcar, é rico em antioxidantes que ajudam a cuidar da saúde do coração!

Prefira as embalagens individuais/pequenas, para evitar os excessos. Se não for possível, porcione os snacks em potinhos pequenos para serem levados na lancheira. Dessa forma, fica mais fácil controlar a quantidade de alimento ingerida pelas crianças!

A Hidratação também é Importante!


Além de contribuir para várias funções no organismo (regulação da temperatura, transporte de nutrientes, eliminação de toxinas etc.), as fibras presentes nos alimentos integrais só exercem a sua função, se estiverem bem hidratadas!


Evite os refrigerantes
, especialmente àqueles à base de cola que, por conter ácido fosfórico sua composição, podem contribuir para a descalcificação óssea e dos dentes, podendo no futuro, predispor ao surgimento de doenças ósseas. Além do excesso de açúcar, que propicia o desenvolvimento de cáries e de doenças como diabetes e obesidade. Em seu lugar, ofereça água, água de coco e sucos naturais. E se a opção for uma bebida industrializada, opte pelos sucos de frutas orgânicos, que são livres de aditivos químicos e conservantes artificiais, uma versão mais saudável da bebida!

Seguindo essas dicas, não será um sacrifício proporcionar uma alimentação saudável às crianças, para que se tornem adultos saudáveis!