Friday, December 17, 2010

NATAL SAUDÁVEL
  • Coma salada: quando você come saladas antes do prato principal, a saciedade aumenta e você não abusa dos alimentos que engordam. Dê preferências às folhas verdes e tomates, já que o famoso salpicão e a maionese são muito calóricos.
  • Se não conseguir abrir mão da salada de maionese, troque a batata pelo inhame, junte os legumes e você terá um delicioso e nutritivo acompanhamento.
  • Substitua o arroz branco pelo integral, acrescente nozes, amêndoas, uvas-passas para deixá-lo mais saboroso e com mais nutrientes.
  • Se possível, fuja do pernil, opte por carnes mais magras como chester ou peru, que além de serem tradicionais são carnes muito saborosas.
  • Para quem gosta de bacalhau na ceia, está liberado, mas prefira os legumes como acompanhamento, em vez de batatas ou molhos pesados.
  • Se puder, troque as sobremesas feitas com leite condensado ou muito açúcar refinado, por frutas como o figo, o pêssego, a uva vermelha e a cereja. Caso não resista, vale tentar as sobremesas com grãos integrais e frutas secas, como o panetone, ou doces feitos com frutas e açúcar mascavo.
  • Como opção de sobremesa também, as tradicionais frutas secas e castanhas são deliciosas e saudáveis, pois têm muitas vitaminas e minerais. Mas cuidado, se forem ingeridos em excesso, engordam.
RECEITA SAUDÁVEL
O verão está chegando e o mamão pode ser um aliado nesta temporada. Isso porque a fruta tem vitaminas A e C que são boas para o rejuvenescimento da pele, devido às suas funções antioxidantes. Sem falar, é claro, do betacaroteno que ajuda a dar uma cor bonita à pele e a proteger dos raios ultravioleta.

E os benefícios não param por aí, o mamão contém licopeno que ajuda a prevenir o câncer de próstata, regula a flora intestinal e diminui o colesterol ruim. Quer uma dica de como inseri-lo no seu cardápio? Confira a receita do creme de papaia que selecionamos.

Ingredientes:
2 mamões papaia médios e maduros
2 copos de iogurte natural desnatado
3 colheres (sopa) de creme de leite light
1 colher (sobremesa) de adoçante stevita

Preparo:
Bata a polpa dos mamões com o iogurte, o creme de leite e o adoçante no liquidificador. Em seguida, leve para gelar por 2 horas e sirva.

Rendimento:
5 porções


ENTRE EM FORMA COM SAÚDE
O verão está batendo à porta e com ele o desejo de reduzir medidas. Temos aqui algumas dicas que vão ajudar você a perder peso de forma saudável:

- Coma de três em três horas;

- Dê preferência a frutas, iogurtes desnatados ou biscoitos integrais;

- Não coma com pressa. Mastigue bem os alimentos, repousando os talheres no prato a cada garfada;

- Prepare pratos coloridos. A diversidade de alimentos ajuda no consumo de diversas vitaminas e minerais;

- Opte por alimentos como os grãos integrais, vegetais e frutas. Além de serem boas fontes de fibras, eles auxiliam o organismo a se sentir satisfeito ingerindo menos calorias;

- Fique atento com o tamanho das porções ao se alimentar em restaurantes ou lanchonetes;

- Evite frituras e dê preferência aos grelhados, assados ou feitos no vapor;

- Estabeleça metas reais e atingíveis que o motivará a continuar empenhado;

- Prepare um diário alimentar registrando: a quantidade de alimentos ingeridos, o horário, o local e o que sentiu em cada refeição;

- Beba, pelo menos, 2 litros de água por dia;

- Pratique uma atividade física que o agrade. Esse fator é importante, pois ajudará a queimar a gordura acumulada no corpo e fará o seu organismo trabalhar mais rápido durante o dia.