Saturday, June 19, 2010

PRODUTOS ALIADOS AO COMBATE DA HIPERTENSÃO
A hipertensão arterial é definida como um desequilíbrio entre o volume de sangue em circulação e a capacidade dos vasos sanguíneos. A pressão é considerada alta quando, medida várias vezes em ocasiões diferentes em consultório médico, a máxima é igual ou maior que 14 e a mínima maior que 9.

Quando a máxima chega a 14, é sinal de que o coração está fazendo muita força para bombear o sangue para o corpo. Essa dificuldade de circulação causa danos na parede dos vasos, o que facilita o acúmulo de placas de gordura, que podem provocar AVC (acidente vascular cerebral) e infartos. Os rins também sofrem prejuízos, já que ficam sobrecarregados pela força do sangue durante a filtragem.

Os problemas não param por aí, os olhos também são afetados. A hipertensão pode causar danos na retina, levando a problemas de visão. No caso de cirurgias, ainda há graves riscos de sangramentos.

Entre as causas da hipertensão estão os fatores genéticos, idade avançada, má alimentação, obesidade, excesso no consumo de consumo de álcool e falta de exercício físico.

Uma alimentação balanceada rica em fibras, antioxidantes, gorduras insaturadas e com baixo teor de sódio, gorduras trans e saturadas e aditivos químicos, associada à prática de atividades físicas, o combate ao estresse e ao tabagismo, são medidas fundamentais para auxiliar no controle da pressão arterial.

Conheça alguns alimentos que são aliados para o controle da hipertensão arterial:

SUCO DE UVA / VINHO TINTO ORGÂNICO: fonte de polifenóis, flavonoides, quercetina, resveratrol e antocianinas, poderosos antioxidantes, que varrem os radicais livres e relaxam os vasos.

LINHAÇA: rica em ômega 3: tem importante papel na prevenção e controle de doenças cardiovasculares, aterosclerose e hipertensão.


CÁPSULAS DE ÓLEO DE PEIXE: fonte de ômega 3. Auxilia na prevenção e controle de doenças cardiovasculares, aterosclerose e hipertensão.

CÁPSULAS DE ÓLEO DE ALHO: fonte de aliina e alicina. Aumenta a elasticidade dos vasos, favorecendo a circulação e baixando a pressão.

CEREAIS INTEGRAIS (aveia, farelo de trigo, arroz integral, amaranto): ricos em fibras, auxiliam na redução das taxas de colesterol e da pressão sanguínea.

FEIJÕES, ERVILHA SECA E BANANA PASSA: boas fontes de potássio que ajudam a regular a quantidade de água dentro das células.

QUINUA, SEMENTE DE GERGELIM, AVEIA, SOJA E DERIVADOS: fontes de cálcio. Estudos indicam que o consumo de alimentos fontes de cálcio ajuda a relaxar os vasos auxiliando na redução da pressão arterial.

OLEAGINOSAS (CASTANHA DE CAJU, CASTANHA DO PARÁ, NOZES, AVELÃ, PISTACHE - SEM SAL): fontes de gorduras insaturadas e magnésio, nutrientes que auxiliam no combate à hipertensão.

GÉRMEN DE TRIGO / ÓLEO DE GÉRMEN DE TRIGO: fonte de vitamina E que possui efeito anticoagulante, melhorando a circulação sangüínea.

LECITINA DE SOJA: previne danos nas artérias.

CHOCOLATE AMARGO (70% de cacau): fonte de polifenóis que auxiliam na proteção da saúde do coração.

Thursday, June 17, 2010

FESTA JUNINA NATURAL
Conheça opções saudáveis para comemorar esta festa típica


No mês de junho as tradições ganham cores, enfeites e são partes integrantes das comemorações. É neste mês que as fogueiras se acendem e se transformam no palco da famosa e divertida dança das quadrilhas, onde as pessoas se divertem envolvidas pelas músicas caipiras, pelas peças decorativas e pelas barracas de brincadeiras. As bebidas e os pratos típicos da festa aguçam a criatividade, bem como o paladar dos integrantes da festa junina.
É importante ressaltar que é possível se divertir e aproveitar a festa sem se descuidar da saúde.

Conheça alguns benefícios dos principais ingredientes que estão presentes nos pratos típicos desta festa:

Amendoim doce
O amendoim é uma semente oleaginosa, rica em nutrientes como: proteínas, ácidos graxos poliinsaturados, vitamina E, vitaminas do complexo B e minerais como: potássio, fósforo, cálcio, ferro, zinco e manganês. O amendoim é um alimento energético, os ácidos graxos poliinsaturados atuam na proteção contra doenças cardiovasculares, pois diminuem os níveis sanguíneos de “colesterol ruim” (LDL) e triglicérides e a vitamina E, um poderoso antioxidante, atua no combate aos radicais livres.


Pinhão cozido

Apesar de ser fonte de amido, o que o torna rico em calorias, também contém vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e proteínas. Fonte de ômega 6 e ômega 9, que auxiliam no controle do colesterol sangüíneo.


Bolo de fubá com cobertura de chocolate

O fubá é a farinha de milho, que é fonte de carboidratos. O cacau, presente no chocolate, é fonte de antioxidantes que atuam no retardo do envelhecimento precoce da pele e auxiliam na prevenção de doenças cardíacas.

Doce de batata-doce


A batata doce é fonte de carboidratos, que fornecem energia ao organismo, aumentando a disposição para aproveitar a festa.

Doce de abóbora

A abóbora é uma rica fonte de beta-caroteno, possui alto teor de fibras, além de boa quantidade de vitamina C e potássio. O beta-caroteno é um precursor da vitamina A no organismo, que possui ação antioxidante, estimula a proliferação de células de defesa, é importante para o crescimento e desenvolvimento ósseo e contribui para a integridade da mucosa epitelial. Além disso, esta vitamina é importante para visão noturna e previne xeroftalmia.

Arroz doce


O arroz é rico em amido, sendo uma ótima fonte de energia, possui ainda proteínas e vitaminas do complexo B. Essas vitaminas participam de várias reações em nosso organismo, dentre elas aquelas que envolvem os carboidratos.

Canjica


A canjica é fonte de carboidratos, nutrientes responsáveis por fornecer energia ao organismo.

Espiga de milho cozida

O milho, como todo cereal, é rico em carboidratos. Também contém vitaminas B1, B2, E e fibras. A vitamina B1 (tiamina) é importante para função muscular, sistema nervoso e fornecimento de energia. A B2, também conhecida como riboflavina, além de participar do metabolismo dos carboidratos, possui atividade antioxidante.

Paçoca

O amendoim é uma oleaginosa com rica composição protéica e lipídica. Fonte de gorduras poliinsaturadas que auxiliam no controle do colesterol e triglicérides sangüíneos. Fonte de antioxidantes como a vitamina E, o zinco, o fósforo e o manganês que retardam o envelhecimento precoce da pele e previnem doenças cardíacas. Além disso, é fonte de vitaminas do complexo B, potássio, cálcio e ferro.

Apesar dos benefícios proporcionados por um ou mais ingredientes presentes na composição dos doces típicos de festas juninas, vale ressaltar que são calóricos e possuem grande quantidade de açúcares e gorduras em sua composição. Dessa forma, o seu consumo deve ser moderado.

Sunday, June 13, 2010

CHÁS PARA AQUECER E MANTER A BOA FORMA
Com o friozinho do inverno, os hábitos alimentares se diferem do que comemos durante o verão e acabamos optando geralmente por alimentos mais ricos em gorduras e calorias.A mudança de hábito alimentar e o aumento de apetite que sentimos nos dias mais frios estão relacionados com a necessidade do organismo de se adaptar à temperatura ambiente.
No inverno, a necessidade de repor água é menor que no verão, por isso muitas pessoas reduzem o consumo de sucos, frutas e saladas, que não aquecem o organismo conforme a necessidade, e passam a dar preferência a alimentos mais quentes, calóricos e com digestão mais lenta, que proporcionam sensação de saciedade por mais tempo.

Contudo, os estudos destacam que o principal fator relacionado ao aumento do apetite nos dias mais frios tem a ver com a relação emocional que temos com a comida. Muitas pessoas buscam na comida quente, e quase sempre mais calórica do outono-inverno, aconchego e prazer.Por isso é natural o desejo incontrolável por pães, bolos e massas quentinhos, fondues, chocolate quente, capuccinos, vinhos, entre outras delícias altamente calóricas.

Uma ótima dica para substituir as bebidas calóricas e esquentar o corpo sem culpa são os chás à base de Camellia sinensis (chá verde, branco, vermelho e amarelo) e Hibiscus, que já fazem o maior sucesso durante o verão quando são consumidos gelados.


Esses chás são aliados da saúde em qualquer época do ano. Mas no inverno, quando tendemos a ingerir mais calorias, eles são uma ótima alternativa. De baixa caloria, os chás com Camellia sinensis e Hibiscus ajudam no controle do peso por possuírem substâncias com ação termogênica. Além disso, são ricos em antioxidantes que beneficiam a saúde geral, inclusive o sistema imunológico, que pode ficar mais frágil nesse período de temperaturas baixas.As atividades físicas,nunca esqueçam, não devem ser suspensas por conta do frio jamais.

Thursday, June 10, 2010

SAIBA COMO A NUTRIÇÃO INFLUENCIA NA LIBIDO
Nem sempre a baixa de libido indica um problema de saúde. Um desequilíbrio na alimentação ou na produção de neurotransmissores pode ser a causa.

Algumas doenças como diabetes, hipertensão arterial, obesidade e endometriose, além de fatores como estresse, ansiedade, autoestima baixa e insegurança, interferem na libido. Porém, se não houver nenhuma patologia associada, vale a pena investigar possíveis desequilíbrios nutricionais.

Uma má alimentação pode gerar uma produção baixa de alguns neurotransmissores relacionados ao bem-estar e prazer, e as alterações destes neurotransmissores no organismo podem prejudicar o desempenho sexual e a fertilidade.

Para sentir desejo sexual, é necessário ter boas concentrações do neurotransmissor
serotonina. O estresse, o uso de anticoncepcionais e de alguns antidepressivos podem diminuir sua produção. O aminoácido triptofano é o precursor da serotonina. Esse aminoácido é encontrado em diversos alimentos, como quinua, arroz integral, soja, feijão, lentilha, ervilha, castanhas, nozes, morango, laranja, tâmara e chocolate amargo.

É importante lembrar que a conversão do triptofano em serotonina depende de alguns nutrientes, como a
vitamina B6, encontrada no levedo de cerveja, no gérmen de trigo, em cereais integrais, leguminosas, batata e aveia; a vitamina B12, presente nos peixes, aves, levedo de cerveja,leite de soja e derivados;o ácido fólico, que está em vegetais de folhas verdes escuras, também no levedo de cerveja, além de brócolis, suco de laranja, repolho, couve-flor, gérmen de trigo, cereais e pães integrais; e o magnésio, também encontrado nos vegetais folhosos escuros, cereais integrais, nozes, castanhas, peixes. Incluir os alimentos fontes desses nutrientes é fundamental para a produção de serotonina.

Outro neurotransmissor relacionado com a libido é a
noradrenalina. É produzida a partir de dopamina – neurotransmissor relacionado ao prazer. A falta de ambos está relacionada à diminuição do desejo sexual. O aminoácido tirosina é o responsável pela produção de dopamina, e para estimulá-la devemos consumir alimentos fontes da tirosina: leguminosas, nozes e castanhas, tofu, cereais integrais e iogurtes – e ainda, incluir a ingestão de café de cevada.

O
zinco promove a modulação dos níveis do hormônio testosterona e da produção de sêmen. Sua deficiência leva à falha na ovulação e diminuição do desejo sexual, em mulheres. Nos homens, pode causar impotência sexual. As principais fontes alimentares de zinco são feijões, lentilha, nozes, castanhas, semente de abóbora, cereais integrais e chocolate amargo. A vitamina E, encontrada principalmente no gérmen de trigo e nos óleos vegetais, também participa da produção de hormônios sexuais, estando relacionada ao aumento da libido e do apetite sexual.

Alguns alimentos devem ser evitados, pois exercem ação contrária no desejo sexual. Frituras, alimentos gordurosos, doces e carnes, devido ao alto teor de gordura, dificultam a digestão e impedem a circulação adequada de sangue. Bebidas alcoólicas em excesso também são prejudiciais – podem causar impotência sexual.

Por meio de uma alimentação adequada, é possível consumir todos os nutrientes importantes não só para um bom desempenho sexual, mas para uma vida saudável em todos os aspectos, o que influenciará positivamente para a boa saúde da sua libido.
BOLO DOS NAMORADOS BEM NATURAL
Ingredientes:

- 2 xícaras de farinha de trigo integral
- 2 ovos orgânicos
- 1 lata de leite condensado de soja
- 1 xícara (chá) de avelãs
- 3 colheres (sopa) de óleo de coco extravirgem
- 1 colher (sopa) de lecitina de soja
- 3 colheres (chá) de canela em pó

- 2 colheres (sopa) de levedo de cerveja

Calda:

- 2 xícaras (chá) de água filtrada
- 1 ½ xícara (chá) de açúcar mascavo
- 4 colheres (sopa) de cacau em pó
- 1 canela em pau

Preparo:

Massa:

Em uma tigela bater na batedeira 1 xícara de farinha de trigo, o condensado de soja, a canela, o óleo de coco e o fermento, por aproximadamente 3 minutos. Acrescentar os ovos, as avelãs e o restante da farinha. Bater até a massa adquirir consistência homogênea e macia. Colocar em uma forma de coração, untada. Pré-aquecer o forno a 180ºC e assar por cerca de 35 minutos. Retirar da forma e acrescentar a calda por cima. Para dar um toque especial salpicar castanhas de caju granuladas.

Calda:

Levar ao fogo a água e o açúcar, até derreter. Acrescentar o cacau em pó e a canela em pau. Mexer por 4 minutos. Retirar a canela em pau. Regar o bolo ainda quente.
Rendimento: 14 fatias
Valor calórico: 176 calorias por fatia
COPA 2010 TORCIDA SAUDÁVEL
A Copa do Mundo, realizada a cada quatro anos é contagiante. É sinônimo de alegria, vibração, esperança e comemoração. Torcedores se reúnem, e todos vibram e prestigiam apenas uma seleção. Por isso, é importante cuidar de seus hábitos alimentares e ter sempre por perto petiscos saudáveis, naturais e saborosos. Afinal de contas, o coração tem que estar forte e saudável para agüentar tanta emoção.

Seguem, abaixo, algumas dicas de petiscos e lanches para consumir durante os jogos da copa:

- Sojinha torrada (sabores variados: natural, alho, salsa e cebola) – é uma ótima opção para substituir os “ovinhos” de amendoim e as batatinhas, ricos em gordura saturada, que é prejudicial à saúde;

- Uma outra opção é o consumo de torradas sem glúten, leves e crocantes com pasta de soja, uma alternativa saborosa às pastas feitas com maionese, com pouca gordura e sem colesterol. Escolha o sabor da pasta que mais lhe agradar, opções são: alho com cebolinha, cenoura, ervas finas, manjericão, azeitonas verde e preta. A pasta de soja também pode ser utilizada como recheio para sanduíches com pão integral;

- Biscoitos à base de farinha de arroz, sem glúten e sem gordura hidrogenada, pode ser encontrado nos sabores: alho, orégano e apimentado. Outras opções são biscoitos orgânicos, sem glúten e sem lactose nos sabores aipim com gergelim e feijão azuki com alecrim. Para as crianças uma boa opção são os salgadinhos de soja assados, crocantes e ricos em proteínas;

- As oleaginosas – castanha de caju, pistache, amêndoas, nozes e amendoim torrado – ricas em gorduras insaturadas e em antioxidantes são muito boas para a saúde do coração;

- Para saciar a vontade de consumir doces, boas opções são as frutas secas como damasco, ameixa, uvas e banana passa. Uma salada de frutas com granola e agave também é uma boa opção;

- Para beber a água de coco é uma ótima sugestão porque refresca, hidrata e repões as perdas de nutrientes causadas pelo stress. Sucos de frutas naturais como a limonada, laranja, açaí com guaraná, também são excelentes opções;

- Com a queda da temperatura no mês de junho, uma bebida quente para aquecer no frio também é uma opção maravilhosa. Um chocolate quente, um capuccino, preparados com bebidas vegetais, como arroz, aveia, avelã, são excelentes sugestões.

Estes produtos podem ser encontrados nas lojas de produtos naturais, espalhadas por todo país, para torcer com raça e saúde!

Thursday, June 03, 2010

DIETA EQUILIBRADA NO INVERNO
O inverno traz consigo deliciosas receitas que podem aquecer o corpo, mas também proporcionar um aumento de peso e do colesterol ruim (LDL) devido a sua quantidade de calorias e gorduras. Ter bom senso e moderação na seleção dos ingredientes é o primeiro passo para uma alimentação saudável, durante a temporada e que evita os indesejáveis quilinhos extras.

Nos meses frios é importante manter uma dieta equilibrada com os nutrientes essenciais à saúde como carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas, minerais e água, muita água. As sopas são uma opção inteligente para espantar as baixas temperaturas e saciar a fome, especialmente quando preparadas com variedade de legumes, verduras, grãos e azeite extravirgem.
Os legumes têm baixos índices de calorias, são ricos em fibras e facilitam a digestão. Já os grãos possuem, em sua composição nutricional, alta participação de gordura monoinsaturada, a chamada gordura boa, além de eletrólitos como zinco e selênio, que são importantes antioxidantes.

Também vale investir nos benefícios do azeite. Muito difundido como opção de gordura saudável na alimentação, o azeite extra-virgem, além da prevenção de doenças crônicas, tem grande benefício para as gestantes. É a gordura que mais se assemelha ao leite materno, tanto pela composição quanto pela sua digestão. Por isso, seu consumo durante a gravidez é altamente recomendado, a princípio porque auxilia no desenvolvimento do feto, na composição do tecido adiposo e na produção de prolactina, o leite materno.

O azeite de oliva é rico em gorduras monoinsaturadas, que ajudam a elevar o HDL (colesterol “bom”) e a reduzir o LDL (colesterol “ruim”). Cerca de 20% das calorias diárias consumidas por uma pessoa devem vir da gordura monoinsaturada, 10%, da poliinsaturada e até 7%, da saturada.