Saturday, April 24, 2010

COMO MANTER A FLORA INTESTINAL SAUDÁVEL
O organismo humano enfrenta uma série de agentes causadores de doenças e precisa dos mecanismos de defesa . Os principais são: o sistema imunológico, o fígado e as bactérias benéficas que habitam nosso intestino.
Um dos alimentos que melhoram nossa flora intestinal são os prebióticos, como as fibras. As colônias de bactérias benéficas que vivem no intestino grosso se alimentam dela.
Uma dieta rica em fibras pode ajudar a evitar o câncer de intestino e outras doenças.
Existe cerca de 100 milhões de bactérias no intestino adulto, o que significa em peso, pouco mais de um quilo.
Praticamente todas as bactérias que habitam o nosso intestino são encontradas no cólon, a parte mais longa do intestino grosso.
Essas bactérias benéficas também são conhecidas como flora intestinal. Existem centenas de espécies diferentes. No entanto, apenas cerca de quarenta espécies são responsáveis pela maioria das bactérias intestinais e, em sua maior parte, são benéficas. As principais famílias são conhecidas como Lactobacillus e Bifidobacterium.
Em uma situação ideal, as boas bactérias estão adaptadas ao seu meio intestinal. Por isso, normalmente prosperam e inviabilizam a proliferação de bactérias nocivas. No entanto, sempre estamos em contato com bactérias potencialmente danosas via alimentos, quando colocamos alguma coisa na boca, beijo, etc. Assim, as bactérias benéficas precisam estar sempre numerosas, bem alimentadas: em estado de alerta.
Nossa parte é simples: fornecermos um meio ideal para viverem. E o melhor é que as alimentamos apenas de resíduos, ou seja, subprodutos da nossa alimentação.
As bactérias benéficas sobrevivem se alimentando, ou seja, fermentando as fibras alimentares, provenientes dos alimentos de origem vegetal. Esse é um dos motivos pelos quais devemos consumir diariamente frutas e hortaliças. O organismo não digere as fibras, que passam direto para o cólon, onde as bactérias se alimentam delas.
Existem dois tipos de fibras: as solúveis, que absorvem água, e as insolúveis, que não absorvem água. Nozes, sementes, ervilhas, feijões e lentilhas fornecem grande quantidade de fibras solúveis. As fibras insolúveis são encontradas, por exemplo, no arroz integral,granola, fibra de trigo,etc.
As fibras solúveis fermentam mais facilmente do que as insolúveis. O principal papel das fibras insolúveis é ocupar espaços, facilitar absorções e criar condições ideais de liberação de nutrientes de volta para o organismo.
A fermentação das fibras produz substâncias benéficas. As bactérias da família Lactobacillus produzem ácido láctico, que reduz significativamente a concentração de bactérias prejudiciais. Podem também produzir as vitaminas K e B12, que são assimiladas via parede do cólon. A fermentação que ocorre dentro do cólon nos ajuda a absorver sais minerais e alguns produtos da fermentação que podem ajudar a combater o câncer.
Na verdade, cerca de 10% de nossa energia provém do processamento das fibras dentro do intestino.
As boas bactérias desempenham diversos outros papéis importantes. Por exemplo, elas melhoram nosso sistema imunológico, consomem também alguns gases produzidos pelas bactérias prejudiciais, reduzindo a quantidade que temos de "expelir". Agora que você já se convenceu de que precisa manter as bactérias benéficas saudáveis, deve estar pensando: "Mas como farei isto?".
Ingerir mais fibra, é a resposta - ter uma alimentação rica em fibras é um modo de garantir a manutenção de uma flora intestinal saudável.
Os efeitos positivos sobre a flora intestinal dependem do consumo regular de: Alimentos ricos em fibras solúveis, também conhecidos como prebióticos, de preferência pela manhã, e outras 2 vezes ao longo do dia; Determinados grupos da população podem ser mais vulneráreis a distúrbios gástricos, como idosos, crianças pequenas e pessoas que viajam muito. Nestes casos poderiam se beneficiar do consumo de alimentos enriquecidos com probióticos, que contém em iogurtes, bebidas fermentadas, missô (pasta de soja) e alguns suplementos à base de lactobacilos e bifidobacterium.
ALIMENTOS QUE FORTALECEM O SISTEMA IMUNOLÓGICO
O grande segredo para ter uma boa saúde é fortalecer o sistema imunológico. Com isso é possível combater desde pequenas infecções até mesmo evitar tumores.
O que muitas pessoas ainda não sabem é que garantir o bom funcio-namento do sistema imunológico é muito mais fácil do que se imagina. Uma alimentação balanceada é a grande arma para aumentar a imunidade, já que os alimentos contêm substâncias bioativas que podem estimular o sistema imunológico, aumentando a resistência às bactérias e vírus. Aquilo que ingerimos tem grande influência sobre as células brancas do sangue, responsáveis pela defesa dos organismos agressores de nosso corpo. Tanto é que os vegetarianos, por exemplo, têm duas vezes mais resistência a câncer do que quem ingere carnes. Ainda não se sabe porque os glóbulos brancos dos vegetarianos são mais resistentes, mas eles apresentam níveis mais elevados de caroteno no sangue, compro-vadamente benéfico para o sistema imunológico. Quem quer fortalecer o organismo e aumentar a imunidade, pode adotar uma dieta diária que inclua a ingestão dos seguintes alimentos:
Alho: contém alicina antibiótico natural;
Chá verde: polifenóis (EGCG - antioxidante );
Suco de uva: Res-veratrol ( antioxidante );
Cereais integrais: Complexo B, fonte de fibras;
Tomate: Licopeno;
Cenoura: Betacaroteno;
Laranja e limão: Vitamina C;
Linhaça: Ômega 3, ômêga 6, antiinflamatório natural, fito-estrógenos.

Escolha os alimentos dentre os vegetais, legumes e frutas, o mais fresco possível e ingira de forma crua ou levemente cozida.
CEREAIS INTEGRAIS REDUZEM A BARRIGA
Se você quer diminuir as chances de câncer e diabete, perder o peso, eliminar o excesso de colesterol, evitar inflamações e perder aquela barriga, coloque cereais integrais em sua nutrição.
Para isso, inclua os cereais como aveia, trigo, arroz, centeio e cevada integrais em sua alimentação. Seus invólucros contêm nutrientes principalmente do complexo “B”, minerais como o zinco, magnésio e fósforo, que aumentam a imunidade do organismo. Em matéria de fibras são imbatíveis. Portanto é recomendado para o bom funcionamento dos intestinos. A gordura abdominal é o grande estopim para o infarto. Além da estética dos barrigudinhos.
Os cientistas, através de exames, descobriram que os consumidores féis de alimentos integrais têm níveis equilibrados de adiponectina, uma substância que age nas células de gordura do abdômen, fazendo-as murchar. Quer um abdômen enxuto? Inclua em sua dieta três porções ao dia de cereais integrais, misturas prontas de farelos ou granola, que é uma excelente fontes de fibras, além de ser super nutritivo. Mas não se esqueça da importância de tomar 2 litros de líquidos ao dia, sempre 30 minutos antes das refeições ou 2 horas após. Principalmente se o seu problema também é o intestino preso. Agora, se você pensava que os alimentos integrais eram ruins, esse preconceito era da época em que os integrais eram cozidos apenas em água e sal. Isso mudou! Abuse dos temperos como ervas e especiarias na hora de temperar. É um segredinho para deixar seu prato muito mais saboroso.

Monday, April 12, 2010

BARRANDO O ENVELHECIMENTO E EVITANDO AS RUGAS
Você é aquilo o que você come. Quantas e quantas vezes já ouvimos essa sentença sem entender suas implicações práticas? Mas o que uma alimentação saudável pode fazer por alguém além de ajudar a manter em forma? É simples. Os alimentos fornecem substâncias que influenciam no funcionamento de nossas células, podendo contribuir para o surgimento de doenças ou ajudar a evitá-las, além de atuar em todo o processo de envelhecimento. Sendo assim, até aquele potinho de creme para o rosto que custou uma nota vai ter a eficácia comprometida se você descuidar da alimentação.Com uma alimentação variada e equilibrada, podemos obter antioxidantes e proteínas importantes para retardar o aparecimento das rugas. Isso mesmo: os alimentos podem atuar como verdadeiros potencializadores dos tratamentos estéticos, dando um banho de hidratação e reforçando a elasticidade da sua pele. Conheça os principais itens do seu cardápio capazes de realizar essa obra. 
SOJA: A soja é vedete da boa saúde - e também da sua beleza! Ela contém isoflavonas, que atua da mesma maneira que o hormônio feminino estrógeno na pele. Com o envelhecimento e a perda de estrógeno, a pele vai ficando mais fina e sensível, o que colabora para o aparecimento das rugas. Também por conta disso, a soja pode ajudar no combate aos sintomas da TPM e prevenir a osteoporose.
FRUTAS COM VITAMINA C: Laranja, morango, limão e acerola são, além de frutinhas deliciosas, benfeitores da sua pele. A vitamina C, presente nesses alimentos, ajuda a formar o colágeno que, por sua vez, atua na elasticidade da pele. Além disso, essa vitamina tem ação desintoxicante, prevenindo infecções, gripes e resfriados.
COBRE E MANGANÊS: Amêndoas, feijões, lentilha, nozes e grão-de-bico possuem esses dois minerais que também agem na vitalidade da sua pele. Eles estimulam a produção de colágeno. Eles são bons cicatrizantes, além de combater os radicais livres e suavizar a pele, especialmente se existir alguma irritação. 
BETACAROTENO: Alimentos que contém betacaroteno protegem a sua pele contra os raios solares e, assim, evitam o envelhecimento cutâneo. Essa substância, presente no mamão, cenoura, tomate, abóbora e mamão, é um flavonoide, um tipo de antioxidante, que trabalha combatendo os radicais livres, responsáveis por destruir as células de colágeno. No caso do tomate, há ainda o licopeno, outro tipo de flavonoide. 
CASTANHA-DO-PARÁ: A castanha-do-pará é rica em selênio, um mineral com propriedades antioxidantes. Ele previne e retarda o envelhecimento ou o chamado endurecimento dos tecidos pela oxidação e contribui para manter a elasticidade natural da pele. O selênio também é fundamental para manter o humor e, quem não sorri e vive com uma expressão contraída, têm mais rugas.
CACAU: A fruta, principal ingrediente do chocolate, tem um antioxidante poderoso, que trabalha aumentando a irrigação sanguínea, o que retarda o aparecimento das rugas. No entanto, fica uma dica: não coma o chocolate em excesso, pois contém gorduras que deixam a pele mais oleosa. Além disso, o chocolate com mais antioxidantes não é o ao leite, queridinho dos chocólatras, e sim o amargo, rico em flavonoides.
PEIXES E SEMENTES OLEAGINOSAS: O ômega 3 e o ômega 6 são substâncias que ajudam a formar uma substância chamada ceramidas, que tem a função de hidratar a pele e protegê-la de inflamações e alergias, de acordo com a dermatologista. Os ácidos graxos ômega-3 e 6 não são sintetizados pelo organismo e são dependentes de fontes exógenas, como alguns alimentos ou suplementos nutricionais: podemos encontrá-lo nos peixes de água fria (salmão, atum, truta), nas nozes, castanhas e nos óleos vegetais como azeite, canola, soja e milho.
IOGURTE: O iogurte é responsável por manter os probióticos, bactérias que regulam o intestino. Com o intestino preso, a pele sofre porque passa a receber mais toxinas. O iogurte pode auxiliar no combate a manchas e alergias, surgidas quando a digestão não vai bem e que dão um aspecto mais envelhecido a pele. 








Saturday, April 03, 2010


DICAS DE PÁSCOA SAUDÁVEIS
A Páscoa, data em que se celebra a paz e a renovação das esperanças, é também marcada por particularidades gastronômicas.

A alimentação típica da semana santa tem início na Sexta-feira Santa, onde boa parte das pessoas opta por peixes ou frutos do mar, e continua até o domingo de Páscoa quando nos reunimos com a família para almoçar e recebermos uma enxurrada de ovos e bombons de chocolate.

Lembre-se que apesar da comemoração os exageros devem ser evitados:

Ao acordar tome um bom café da manhã.
Um suco de fruta, batido com sementes de linhaça e couve ajuda a dar energia e eliminar toxinas do organismo. Coma uma salada de frutas com quinua em flocos ou pão integral com tahine e chá verde.

Não fique muito tempo sem se alimentar. No meio da manhã faça uma lanche, para que quando o almoço chegar você não esteja com muita fome e exagere nos pratos. Um mix de oleaginosas e frutas secas é uma opção saborosa e saudável.

Meia hora antes do almoço tome um chá de hortelã, que melhorará a digestão.

Comece o almoço pelas saladas - salada verde com tomates cereja e palmito orgânico temperada com azeite extravirgem e óleo de semente de abóbora - elas darão saciedade e você comerá menos dos pratos mais gordurosos e calóricos. Fuja do consumo de bebidas junto com as refeições.

É a hora de abrir os ovos de Páscoa! Para a sobremesa troque os doces e sorvetes pelo chocolate natural! Nas lojas da Casa Natural de Tramandaí,no Rio Grande do Sul,você encontra bombons de cacau com mascavo,gergelim e mel.Além de um cereal em barra com granola delicioso.

No meio da tarde, uma banana assada com canela e um fio de agave ou calda de cacau ou um açaí batido com suco de morango vão dar disposição e diminuir a fome à noite.

Para o jantar uma salada com proteína de soja, tomate e orégano são boas opções.

Antes de dormir tome um chá de camomila, que ajudará a relaxar e melhorar a qualidade do sono.

Assim você aproveitará a Páscoa, sem restringir o chocolate, mas também sem peso na consciencia.
Uma agradável e Feliz Páscoa a todos os amigos!
CALDA DE CACAU PASCOALINA
Ingredientes:

1/2 xícara de cacau em pó
1 xícara de açúca mascavo natural
1 colher de chá de canela em pó
4 colheres de sobremesa de extrato de soja.


Preparo:

Misturar o cacau em pó com o açúcar mascavo. Juntar a canela em pó e o extrato de soja aos poucos, até a calda ficar com consistência pastosa.
Esta calda pode ser usada em bolos, cookies, barras de cereal, frutas ou sorvete natural.
Valor calórico: 52 kcal por porção.