Saturday, March 20, 2010

GORDURA DO BEM
Inclua as gorduras boas na sua dieta e reduza o risco de doenças do coração.

As doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte no Brasil e no mundo. Nestes casos a prevenção é fundamental. Para isso, alguns cuidados são necessários, como alimentação balanceada e a prática de atividades físicas, além do combate ao estresse e ao tabagismo, fatores que podem desencadear as doenças cardiovasculares.

Entre os alimentos que atuam na prevenção de doenças do coração, estão os óleos vegetais, fontes de gorduras insaturadas. São eles: soja, girassol, linhaça, gergelim, azeite de oliva, canola, macadâmia etc. Estas gorduras auxiliam na redução dos níveis de colesterol, triglicérides e pressão arterial.

Os óleos devem preferencialmente ser usados crus, em saladas. Não devem ser aquecidos até soltar fumaça, pois, neste caso, há formação de substâncias tóxicas, como a acroleína.
São mais indicados os óleos prensados a frio e não refinados que mantêm o sabor, cor e nutrientes, devendo ser utilizados em saladas e pratos depois de prontos.

Conheça mais os óleos vegetais:

Azeite de oliva extravirgem: fonte de compostos fenólicos com alta atividade antioxidante. Pode ser utilizado em vários tipos diferentes de pratos, dando um toque especial e saboroso.

Óleo de amendoim: de alto valor nutritivo, se destaca pela grande concentração de vitamina E. Excelente para pratos especiais e saladas.

Óleo de canola: contém o equilíbrio ideal dos ácidos graxos essenciais ômegas 3 e 6. Possui também alta quantidade da gordura monoinsaturada ômega 9. Tem menos gordura saturada que qualquer óleo comestível comumente utilizado. Indicado para cozimento, para fazer molhos e sobremesas, pois apresenta alto ponto de fumaça.

Óleo de coco:
o ácido láurico compõe aproximadamente 50% da gordura do coco. Este óleo é fonte, também, de ácido caprílico. Tem ação antioxidante e é fonte de triglicerídeos de cadeia média (TCM). Substituto da manteiga, margarina e dos outros óleos nas receitas culinárias.

Excelente quando misturado nas vitaminas, shakes, mingau de aveia, nas batatas e nos legumes cozidos, no arroz e nas massas.
Óleo de gergelim: fonte de ômegas 3, 6, 9 e vitamina E, antioxidante que protege as células da ação dos radicais livres. Usado em saladas, pratos frios e massas.

Óleo de girassol
: fonte importante de ômega 6 e de vitamina E. Possui sabor leve e agradável, tendo ótima aplicação culinária, combinando com diversas receitas. Utilizado a frio, diretamente sobre os alimentos e em molhos para saladas ou ainda em cozimento rápido em baixas temperaturas.

Óleo de linhaça:
fonte de ômegas 3 e 6 na proporção ideal. Ótimo para saladas e pratos frios. Pode ser misturado na proporção de 2 de azeite para 1 de óleo de linhaça e usado para temperar saladas.

Óleo de macadâmia: um dos óleos mais usados pelos chefes de cozinha devido ao seu delicioso sabor. Fonte de ômegas 7 e 9. Usado em diversas preparações, saladas e refogados.

Óleo de soja:
fonte de ômegas 6 e 3. Devemos preferir os prensados a frio. Usado largamente na culinária. Ótimo para saladas e pratos frios.