Thursday, January 28, 2010

OS ALIMENTOS TOP QUE RESTAURAM A VIDA
Nesta seção vamos abordar noções e curiosidades sobre os efeitos benéficos de alguns alimentos que estão no topo das listas de melhores para saúde:

1.    FRUTAS VERMELHAS: (amoras, framboesa e mirtilos): são frutas pouco usadas no cardápio diário, porém de grande importância, pois tem a pigmentação roxa escura o que lhes confere alto teor de fitoquímicos , bioflavonóides, além de antioxidantes, Estas características são fantásticas para evitar problemas cardiovasculares, aumentar imunidade e anti-envelhecimento.

2. UVAS ROSADAS E ESCURAS: contém vitaminas e sais minerais importantíssimos para proteger as artérias do coração, seu consumo está relacionado com a prevenção de doenças.
Contém bioflavonóides e antioxidantes , ótimos para combater os radicais livres do organismo.

3. NOZES E FRUTAS OLEAGINOSAS: ( ingerir em pequenas quantidades): ótima fonte de gordura boa para o cérebro, para aumentar a concentração e memória, pois é rica em ácidos graxos ômega 3 e vitaminas do complexo B. Excelente fonte de fibras insolúveis que limpam e protegem as paredes intestinais.

4. SOJA: Está comprovado cientificamente que o uso frequente de produtos à base de soja orgânica, têm efeitos benéficos para baixar os níveis de colesterol, auto-regulação hormonal, e melhoria dos sintomas da TPM, pois os derivados da soja contém isoflavonas naturais, sais minerais e vitaminas do complexo B .

5. VEGETAIS VERDE-ESCUROS: com alto poder antioxidante de seus componentes fitoquímicos, e vitaminas K, contém clorofila, e sais minerais que varrem de seu organismo substâncias nocivas (radicais livres de Oxigênio), conferindo poder de imunidade, além de ótima fonte de fibras naturais. Sua ação é potencializada com o uso de azeite de Oliva extra-virgem.
DICAS ALIMENTARES NO CUIDADO COM A PELE,UNHAS E CABELOS
  • Hidratação profunda: beber água, sucos naturais e mistos (principalmente contendo cenouras)
  • Incluir diariamente alimentos ricos em Zinco, Selênio e Magnésio, pois evitam que as unhas e cabelos se tornem quebradiços, sendo também considerados os sais minerais anti-envelhecimento.
  • As vitaminas A e C são fundamentais para a beleza da pele, sendo encontradas em alimentos amarelos-escuros e frutas cítricas.
  • As proteínas e queratina constróem novas células e renovam nossa pele, unhas e cabelos, portanto, devemos incluir no cardápio diário alimentos à base de proteínas vegetais,queijo de soja e cereais integrais.
COMO AS FIBRAS PODEM AJUDAR SUA SAÚDE
As fibras da dieta estão associadas com benefícios importantes para a saúde.
Pesquisas mostram que uma dieta rica em fibras pode melhorar sua longevidade, seus hábitos intestinais e consequentemente prevenir muitas doenças.
Muitos alimentos ricos em fibras saciam mais ( ficam mais tempo no estômago) do que alimentos refinados, e com isto a tendência é ingerir menos calorias.
Recomendações:
  • Crianças maiores de 2 anos : idade mais 5 g por dia
  • Adultos: 25g/ dia
  • Acima de 60 anos: 25 a 35 g /dia
Boas Fontes de fibras:
  • Farelos de cereais (trigo, centeio, aveia): 3 colheres de sopa ao dia
  • Grãos integrais: arroz. Pães e cereais integrais (granola): 2 a 3 porções ao dia
  • Frutas oleaginosas: nozes. Castanhas do pará: 2 ou 3 ao dia
  • Frutas / hortaliças / vegetais: 4 a 5 porções ao dia
  • Leguminosas e sementes: (feijões, ervilha, lentilha): 2 porções ao dia
Com estas dicas , você pode ter certeza de estar fazendo sua refeição no local certo para colaborar com sua quota diária de fibras.
UVAS , MAÇÃS , AMEIXAS  E MORANGOS
Você sabia que as frutas vermelhas (roxas) têm um poder antioxidante e estão entre os dez melhores alimentos do mundo?
Isto se deve ao grande poder de diminuir e combater a ação de oxigênios livres (radicais livres) circulantes no organismo. Isto é o Poder Antioxidante.
A época de safra das frutas vermelhas fica entre novembro e fevereiro. São frutas de verão. Podemos congelar sua polpa, para obter suas propriedades durante o ano todo.
BENEFÍCIOS DA CLOROFILA PARA O BEM ESTAR
  • Fonte concentrada de antioxidantes naturais, vitaminas K , E , sais minerais como zinco, selênio magnésio entre outros ;
  • Ativa a circulação sanguínea, com sua grande concentração de oxigênio, que aumenta a energia , a disposição diária e o vigor físico;
  • Combate a queda de cabelos e retarda a chegada de novos cabelos brancos (possui 17 tipos de aminoácidos)
  • Ótimo para evitar anemias, combate o stress e o cansaço diário.
  • Ativa a memória e tonifica os músculos.
Percebeu? A clorofila tem tudo de bom para você!
VITAMINA PARA A MEMÓRIA !
Cansado? Estressado? Aqui vai uma dica para a sua memória funcionar em ritmo acelerado.

Com esta vitamina você ativa as células do cérebro, aumentando a capacidade de concentração, pois a linhaça é rica em ômega 3 , e combinada com banana e laranja facilita os impulsos nervosos.
Além desta fascinante propriedade, esta combinação tem ótimo efeito para o funcionamento intestinal. É indispensável no dia-a-dia !

SUCOS EXTRA SAUDÁVEIS PARA O SEU VERÃO
Poder Vermelho: Um suco de combinação maravilhosa, de frutas e vegetais com poder antioxidante (anti-envelhecimento). Renova a pele, fortalece unhas e cabelos, e rico em ferro e nutrientes que combatem a anemia. É um super suco !
Poder Verde: Neste suco a combinação de clorofila c/ sucos cítricos acelera a oxigenação celular,
melhora a energia mental e o vigor físico, aumenta a resistência física , além de ser pouco calórico.
É pura energia e vitalidade!
Poder Amarelo: A saúde da pele está toda concentrada neste suco, que combina cítricos com betacaroteno de vegetais, principalmente se você está em busca de um bronzeado natural e saudável.
A proteína da soja é otima fonte de fitoquímicos e isoflavonas naturais excelentes para prevenir a osteosporose.
É muita saúde em um só copo de suco!