Wednesday, December 23, 2009


BEBIDAS SEM ÁLCOOL PARA AS FESTAS
Troca esperta
O suco de uva (fonte de antioxidantes que combatem os radicais livres) integral, de preferência orgânico, é uma boa opção para substituir o vinho. Já os diabéticos devem optar por sucos de frutas diluídos em água, como melancia, morango, laranja, e chás naturais que podem ser consumidos quentes ou frios.




Coquetel de melancia sem álcool
Ingredientes:
1 fatia de melancia
200 ml de limonada
1 colher (chá) de gengibre ralado
Açúcar mascavo a gosto
Gelo
Preparo
Bata no liquidificador a melancia, a limonada o gengibre e o açúcar, até ficarem homogêneos. Sirva com gelo em taças de coquetel.




SOBREMESA NATALINA
Serão pratos rápidos à base de frutas secas, desidratadas, pois concentram boas quantidades de vitaminas e sais minerais, além de terem baixo valor calórico. Aposte em damascos, tâmaras, uvas passas, cerejas e ameixas. Se você não gosta muito das secas, arrisque fazer uma salada de frutas orgânicas com creme de soja e agrade a todos. Entretanto,se as tradições ocupam sua vida e não é possível deixar os deliciosos panetones de lado, não se preocupe. É possível encontrá-los sem glúten, ou até mesmo, prepará-los em casa, substituindo na receita o trigo por farinha sem glúten. O mesmo se aplica a pudins, compotas de frutas, sorvetes e a famosa rabanada (receita abaixo).


Rabanada 
Ingredientes
1 pão integral para a rabanada
1 xícara (chá) de extrato de soja já preparado
1 xícara (chá) de leite condensado a base de leite de soja e mascavo
2 gemas de ovos orgânicos
2 colheres (sopa) de canela em pó

Preparo
Fatie o pão e reserve. Em uma tigela grande junte as gemas já batidas, o leite condensado diet e o extrato de soja. Misture bem. Mergulhe as fatias de pão neste creme, transfira para uma forma untada e leve à geladeira por 20 minutos. Em seguida, leve ao forno preaquecido (180ºC) até dourar as rabanadas. Retire do forno e ainda quente, salpique a canela.

Rendimento
12 porções


Friday, December 18, 2009


NATAL DIFERENTE COM MUITA SAÚDE
Aposte em pratos fáceis e rápidos à base de soja: almôndegas, empadões, pastéis, bolo de carne ou ainda, use a proteína texturizada de soja como alternativa vegetariana, com azeite, cebolas e pimentão. Outra sugestão é um risoto com arroz integral, tomate seco e castanha do Pará, acompanhado a uma salada verde com palmito orgânico. Para deixar as receitas com cara de fim de ano, abuse das frutas naturais como abacaxi e cereja para enfeitar e dar um toque diferenciado à mesa.

Ingredientes para o prato a base de proteína texturizada:
6 batatas
3 xícaras (chá) de carne de soja em pedaços
1 pimentão verde cortado em tiras
1 pimentão vermelho cortado em tiras
2 cebolas fatiadas
3 dentes de alho picados
2 tomates maduros sem pele e sem semente cortados em pedaços grandes
Salsa picada a gosto
100 g de azeitonas pretas sem caroço
3 ovos orgânicos cozidos em rodelas
Azeite de canola  para refogar e regar
Sal em pequena quantidade



Preparo:
Hidrate a proteína de soja em água morna por 20 minutos. Escorra bem a água e reserve. Cozinhe as batatas com casca, e depois de cozidas e descascadas, corte cada uma ao meio e arrume-as numa forma ou assadeira. Salpique com sal. Em uma panela refogue o azeite, o alho e a cebola, junte a proteína de soja e cozinhe. Sobre as batatas coloque a proteína de soja, regue com azeite, cubra com os pimentões e os tomates. Cubra com as azeitonas e as rodelas de ovo cozido. Regue novamente com o azeite de oliva e leve ao forno baixo (150°C), preaquecido, por cerca de 1 hora ou até que os ingredientes estejam "al dente". Salpique a salsa picada e sirva.

Rendimento
6 porções

Wednesday, December 16, 2009


SALADA NATURAL DE NATAL


Ingredientes:
1 xícara de milho preferêncialmente espigas.
1 xícara de ervilha em pacote orgânica
1 vidro pequeno de palmito
50 g de azeitonas verdes
6 folhas de alface, de preferência orgânicas
4 tomate orgânicos
2 cenouras orgânicas
3 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem orgânico
Sal marinho o mínimo possível
Salsa e cebolinha a gosto
Uvas-passas orgânicas a gosto


Preparo:
Pique os tomates e o palmito. Rale a cenoura e pique as azeitonas, a salsinha e a cebolinha. Em uma tigela grande misture todos os ingredientes, exceto as uvas-passas, e tempere com o azeite e uma pitadinha pequena de sal. Decore com as uvas passas.

Rendimento:
6 porções


CEIA NATALINA NATUREBA

A partir de agora, até o dia 24 de dezembro, você vai receber dicas  de como preparar  refeições simples e totalmente integrais.As festas de fim de ano se tornarão muito mais saudáveis e menos calóricas. Acompanhe.

Entrada:
Surpreenda seus convidados com saladas de alface, rúcula, agrião, pepino e tomate, temperadas com azeite de oliva extravirgem orgânico e ervas aromáticas, como manjericão, orégano, alecrim, sálvia, entre outras. Acrescente também cereais integrais nas saladas,de preferência cruas.Assim sua refeição terá abundância de fibras gerando saciedade, além de serem ricas em vitaminas e minerais com baixa caloria. Experimente usar o molho de soja para temperar o tabule de quinua.
Outra opção interessante é a salada de folhas verdes com palmito orgânico, temperada com azeite extravirgem e sementes de gergelim preto. Além de enfeitar a mesa, torna a ceia mais nutritiva, pois é fonte de vitaminas, minerais e gorduras insaturadas. Caso opte pelas que utilizem maionese, procure substituí-la por iogurte natural ou creme de soja (substituto do creme de leite). Seus pratos podem ser incrementados com feijão fradinho, grão-de-bico e palmito.

Friday, December 04, 2009


.
 AGRIÃO CONTRA O CÂNCER
Rica em vitaminas B3 e B6, betacaroteno, manganês, zinco e fibras que auxiliam no bom funcionamento do intestino, a hortaliça ganhou espaço para novos estudos que indicam sua capacidade contra o desenvolvimento de diversos tipos de cânceres e outros tratamentos medicinais. O agrião age no combate aos radicais livres, tem propriedades purificadoras para vários órgãos do corpo como estômago, fígado e pulmão. Ao contrário de muitas outras hortaliças, ele permite que toda sua estrutura seja utilizada para tratamentos medicinais, além de reunir outras características terapêuticas como o combate a infecções e a ao excesso de ácido úrico.



Confira uma dica de receita com agrião leve e saborosa para o verão.


Salada Equilíbrio
Ingredientes do molho
1 pote de iogurte natural integral
1 fatia fina de gengibre ralado
1 colher (chá) de mostarda
1 colher (sopa) de fondor (ou tempero de sua escolha)
1 colher (sopa) de cebolinha verde picada

Ingredientes da salada
15 ramos de agrião
1 xícara (chá) de alface picada
1 xícara (chá) de arroz integral cozido
½ xícara (chá) de erva-doce fresca picada
½ xícara (chá) de palmito cortado em rodelas
1 cenoura cortada em tiras finas

Preparo
Para o molho, em um recipiente misture muito bem o iogurte, o gengibre, a mostarda e o fondor, acrescente a cebolinha e reserve. Para a salada, em um prato coloque o agrião e a alface, formando uma base. Misture o arroz, a erva-doce e coloque sobre as folhas. Arrume a cenoura e o palmito por cima e sirva com o molho.

Rendimento
2 porções