Sunday, November 15, 2009


OS BENEFÍCIOS DO PRATO COLORIDO
A cor de cada alimento representa uma predominância de nutrientes e ou fitoquímicos capaz de trazer benefícios e prevenções de diversas doenças. Quanto mais cor houver no prato, mais tipos de substâncias que ajudam a combater os radicais livres vão ser ingeridas, pois cada alimento nos dá um tipo diferente de antioxidante.O ideal é que se atinja no mínimo de 3 a 4 cores diferentes nas refeições principais como café da amanhã, almoço e jantar.

Laranja: (cenoura, abóbora, batata doce, manga, tangerina), são ricos em vitamina A e C, betacaroteno e bioflavonoides, excelentes no auxílio de retenção hídrica e nos processos inflamatórios. A vitamina C atua como antioxidante e ajuda na síntese do colágeno da pele.

Amarelos: são ricos em vitamina A e antioxidantes como betacaroteno e luteína. São ótimos para ajudar na manutenção dos tecidos e dos cabelos, além de beneficiar a visão noturna e aumentar a imunidade do organismo. A vitamina C também está presente e atua como antioxidante e na síntese do colágeno da pele. Dos alimentos amarelos, podemos destacar o abacaxi, ameixa, caju, carambola, damasco, mamão, milho, pimentão amarelo, melão, limão e grapefruit.

Vermelho: é o caso dos alimentos como: pimentão, tomate, beterraba, repolho roxo, maçã, morango, uva vermelha, melancia, cereja, caqui, framboesa, goiaba, pitanga e romã. Eles apresentam antioxidantes como o licopeno e a vitamina C. Ainda apresentam flavonóides, que são fitoquímicos antioxidantes que ajudam a prevenir as doenças crônicas como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. Os alimentos vermelhos atuam na proteção contra diversas doenças e o estresse.

Verde: destaca-se a quantidade de clorofila, que é um potente energético celular, betacaroteno e luteína, ambos antioxidantes, folatos, vitaminas C e E, cálcio, ferro e potássio. Entram nessa seção o espinafre, uva verde aspargos, brócolis, repolho, escarola, kiwi, acelga, alface, repolho, salsa, agrião, chicória, couve, rúcula, pimentão verde, manjericão, abacate, abobrinha, quiabo, vagem, ervilha, limão e pepino.

Brancos: ricos em substâncias anti-inflamatórias, antifúngicas e antitumorais (protegem contra cânceres). Além disso, possuem substâncias como os compostos organossulfurados, como é o caso do alho e da cebola.

Sunday, November 08, 2009


ASSAÍ UM ESTIMULANTE BEM BRASILEIRO
Não há nada melhor do que beber um suco refrescante no calor, certo? Não sei quantos graus está aí na sua cidade, mas no verão brasileiro as temperaturas atingem valores elevadíssimos. Pensando nisso, escolhemos um suco rápido e revigorante para divulgarmos aqui no blog. A bebida tem alto teor energético, antioxidade e, de quebra, auxilia no funcionamento do intestino. Todo o sabor em 350 calorias.

Suco de açaí com banana
Ingredientes
1 polpa (100 gramas) de açaí
1 copo de água
1 banana
1 colher (sopa) de linhaça


Preparo:
Bater tudo no liquidificador e servir gelado.

Rendimento:
1 copo

Informações valiosas :
O açaí é muito consumido pelos brasileiros. O que poucos sabem é que além de saboroso é muito nutritivo.Além disso é uma fruta característica da Região Norte do Brasil e muito consumida “na tigela”. Ele também pode ser saboreado em sucos, doces, sorvetes e geleias. É rico em proteínas, fibras, lipídios, fósforo, ferro e cálcio, vitaminas C, B1 e B2. Além de ser excelente para repor as energias, o açaí auxilia no trânsito intestinal, estimula a memória e protege a saúde ocular.


REPOLHO UM PREVENTIVO CONTRA O CÂNCER
O repolho é uma ótima fonte de vitamina C; ajuda a cicatrizar úlceras pépticas;previne o câncer de cólon e os tumores malignos causados pelo estrogênio; além de ser pobre em calorias e rico em fibras, potássio, folato e betacaroteno, um precursor da vitamina A.

Pessoas que consomem grande quantidade de repolho têm menor probabilidade de desenvolver câncer de cólon, graças aos bioflavonóides, aos indóis, à genisteína e a outras substâncias químicas presentes no repolho, que inibem o crescimento de tumores e protegem as células dos danos causados pelos radicais livres liberados quando o organismo queima oxigênio. Como algumas dessas substâncias aceleram o metabolismo do estrogênio, as mulheres que consomem grande quantidade de repolho têm menos chance de desenvolver câncer de mama, útero e ovário.

O repolho também é indicado nos casos de úlceras, náuseas, nevralgias, erisipela, gota, reumatismo e rouquidão; bem como é ótimo para o sistema digestivo e para o fígado.