Sunday, October 18, 2009


SALSA . A VERDINHA PRECIOSA !

Presente em pratos como assados, refogados, saladas, tortas, sopas ou até em arroz e feijão, a salsa dá toque especial ao alimento. Mas além de sua beleza para decoração de diversos alimentos, a salsa tem grande valor nutritivo e é utilizada em alta escala por todas as donas de casa.
  Tanto folhas, como sementes e raiz da salsa exercem valor medicinal no tratamento de problemas da bexiga e rins (areia, pedras, congestão e icterícia), de reumatismo, artrite e ciática. A afirmação é feita no livro O Poder das Ervas - Um guia sobre o uso medicinal, culinário e paisagístico de plantas selvagens e cultivadas, Editora Best Seller.
  A salsa contém muito ferro, é rica em vitaminas A, B e C, além de conter cobre, manganês e zinco. As folhas moídas, aplicadas externamente, são usadas pelos herboristas para expelir tumores, podendo ser misturadas com celidônia, confrei e trevo-vermelho para o mesmo fim. Para aumentar seu volume, é necessário cortar a salsa, no segundo ano, quando surgem os pedúnculos. Uma curiosidade é que, devido a boa reputação da salsa no século 16, na Inglaterra, consta que William Turner declarou que se fosse atirada num tanque cheio de peixes “curaria os que estivessem doentes ali mesmo”.
  Se curou ou não os peixes doentes não se sabe, mas com certeza no ser humano ela exerce grande poder curativo.O chá da raiz de salsa é bom em casos em que, em virtude da nefrite ou da cistite, o ato de urinar torna-se doloroso.
  A salsa é também eficiente no combate de gases do estômago e dos intestinos. Para isso, deve-se ferver a raiz e tomar a água. Outra prática é tomar o suco das folhas de salsa com leite quente e mel, em jejum, para combater asma. Seus benefícios não param aí. De acordo com o Manual, contra a falta de apetite recomenda-se mastigar algumas folhas de salsa meia hora antes da refeição.
  Sejam salsas crespas (Petroselinum crispum) ou as de cheiro-verde ( Petroselinum sativum) na hora da compra deve-se escolher as que possuem folhas bem verdes, talos firmes e sem marcas de picadas de inseto. Folhas amarelas indicam que o alimento está velho. É importante informar que cem gramas de salsa fornecem 43 calorias.


  Diurética
  Segundo o Dr. Varro E. Tyler, pesquisador norte-americano, a erva contém miristicina e apiol, compostos que ajudam a na eliminação da urina aumentando o fluxo de sangue para os rins.
   Ponha água fervente em cima de um pouco de salsa fresca esmagada ou use uma colher de chá de salsa desidratada. Deixe descansar por dez minutos, coe e beba.




PREVENÇÃO DE DOENÇAS ESTÁ NO PRATO

"Você é o que come", diz uma expressão popular. Então, diante de uma rápida análise de sua alimentação diária, você se vê como uma "suculenta coxinha" ou está mais para uma "sequinha e nutritiva fatia de pão integral"?
 
Pense: se o que é ingerido diariamente reflete sua imagem, o resultado seria positivo? Acontece que a questão vai muito além da boa forma e implica o que é essencial, ou seja, sua saúde. Muitas doenças - inclusive o temido câncer - podem ser evitadas se optarmos por uma dieta equilibrada, de preferência desde os primeiros anos de vida.

Estudos apontam, por exemplo, que um em cada três casos de aparecimento de tumor pode ser prevenido com a adoção de um cardápio saudável, além da manutenção do peso apropriado e a prática de uma atividade física.
 
O melhor tratamento para o câncer é a prevenção. E os hábitos alimentares são cruciais nesse processo.
 
É fato: a alimentação deficiente em nutrientes e em substâncias protetoras abre lacunas para a enfermidade se instalar no organismo. E os principais fatores que aumentam as possibilidades do aparecimento da enfermidade são o baixo consumo de fibras e altos níveis de gorduras no organismo.

Dá-se o nome de câncer a um conjunto de mais de 100 doenças cujo traço comum é o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores ou neoplasias malignas.
 
Há alimentos que previnem essa deterioração e alguns até auxiliam na recuperação da célula. São os alimentos antioxidantes, que anulam o efeito dos radicais livres prevenindo e ajudando a frear o desenvolvimento do mal, e alimentos funcionais que, além de nutrir, trazem consigo substâncias protetoras.
 
A boa alimentação diária ajuda, inclusive, quando a doença já está instalada. Por intermédio do prato é possível auxiliar o tratamento impedindo o desenvolvimento de metástases.

ATENÇÃO A ESSES FATORES:

A doença seria o resultado de uma série de eventos, causados por três tipos básicos de fatores predisponentes. A nutricionista Caroline Bergerot explica quais são eles:

- Fatores ambientais nos quais se destacam a dieta, os vícios, os hábitos, as infecções, a exposição a fontes de radiação, entre outros.

- Fatores do hospedeiro, ou seja, que dizem respeito à própria pessoa, como personalidade, fisiologia e malformações orgânicas.

- Fatores genéticos como a história familiar e a presença de síndromes específicas.

- Portanto, fique atento e busque melhorar sua qualidade de vida. Isso inclui manter dieta e hábitos saudáveis, evitar o sedentarismo e o estresse e procurar orientação médica sempre que necessário. 

DIGA SIM:
 
Previne o aparecimento do câncer e deve fazer parte de seu cardápio diário:

- Aveia e farelo de aveia: possuem beta-glucana, vitamina E e fonte de fibras;
- Cogumelos: são anticarcinogênicos e antioxidantes;
- Iogurtes fermentados: protegem o intestino por manterem a flora renovada;
- Linhaça: possui excelente teor de ômega-3, é ótima fonte de fibras e lignana, uma substância protetora;
- Soja: reduz a incidência de câncer de mama;
- Oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas): possuem resveratrol, vitamina E e outras substâncias que previnem os tumores;
- Chá verde: possui substâncias protetoras que ajudam a evitar doenças coronarianas e câncer;
- Tomate, molho de tomate, melancia goiaba vermelha: contêm licopeno, nutriente que auxilia na prevenção do câncer, especialmente de próstata;
- Salsinha: possui apigenina, substância com ação anticarcinogênica e anti-inflamatória;
- Gengibre: é um importante e forte antioxidante.

DIGA NÃO:
Se quer se manter longe da doença, evite:

- Açucar refinado, sal, farinha branca e álcool;
- Cafeína (chá mate, chá preto, café), frituras;
- Produtos de origem animal, principalmente carne;
- Produtos industrializados como embutidos, enlatados e envidrados.