Saturday, September 26, 2009


ALIMENTOS DA FELICIDADE



A serotonina é uma substância do sistema nervoso que transmite mensagens entre células, podendo ser, também, considerada o "prozac" natural do ser humano, uma vez que é responsável pelo sentimento de bem-estar e atua diretamente no humor.
Segundo pesquisas nos Estados Unidos e Europa, a comida e a felicidade têm uma relação mais estreita do que a aparente. Eis que o Instituto Norte-Americano de Saúde Mental divulgou pesquisas sobre alimentos anti-depressivos naturais, que ajudam a combater o desânimo. Além dos carboidratos - arroz, macarrão, pães, cereais - o chocolate, a castanha-do-pará, frutos do mar e pimenta são capazes de estimular a serotonina.
A Universidade de Oxford divulgou dados que apontam o abacaxi e a banana como altamente estimulantes do bom humor. Eles são ricos em determinados aminoácidos que ativam nosso "prozac" natural. As pimentas vermelhas provocam um ardor nas terminações nervosas da boca, que mandam falsos sinais de dores para o cérebro, que por sua vez libera endorfina - substância que além de diminuir a intensidade da dor, provoca sensação de contentamento. Uma castanha-do-pará por dia afasta a tristeza porque é rica em selênio, mineral de propriedades calmantes, também encontrado nos frutos do mar. Enfim, escolha o seu alimento preferido e descubra como comer pode ser gratificante.
  • Cacau
  • Arroz Integral
  • Macarrão
  • Pães Integrais
  • Cereais
  • Banana
  • Abacaxi
  • Castanha-do-pará
  • Frutos do mar
  • Pimenta

CÔCO VERDE E SUAS MARAVILHAS!

A água do côco é encontrada em maior abundância no côco ainda verde e as quantidades dos nutrientes variam de acordo com o estágio de maturação da fruta. Quanto mais amadurecido maior a quantidade de gordura e quanto mais verde, maior a quantidade de vitamina C.


Por ser fonte de minerais como sódio e potássio é excelente para o verão, pois repõe rapidamente as perdas desses minerais através da urina e pele, e ainda evita a desidratação. Mas outros minerais são encontrados na água de côco, tais como: cálcio, manganês, magnésio, cobre e ferro.



Entre as vitaminas, em maior quantidade encontramos as do complexo B (B1, B2 e B5), A e C. As duas últimas são consideradas poderosos antioxidantes que atuam na proteção das células contra a ação dos radicais livres.

E não é só isso, a vitamina C atua no sistema imunológico aumentando a resistência contra infecções, colabora com a absorção de ferro no organismo e auxilia na prevenção de câncer de estômago e pulmão.



O óleo de coco extra virgem é o único óleo vegetal que contém alta concentração de ácido láurico. O consumo regular desse ácido protege o organismo contra vírus, bactérias, fungos, etc. e ainda ajuda na regularização intestinal, tanto em casos de diarréia quanto prisão de ventre. 

Tuesday, September 22, 2009


COLORINDO SUA SAÚDE


Alimentos Laranjas



Vegetais: Cenoura, abóbora, batata doce


Frutas: Manga, laranja, tangerina


Contém beta-caroteno (que forma a vitamina A no organismo), licopeno e vitamina C, absorção do ferro pelo organismo e para uma pele saudável.






Alimentos amarelos


Vegetais: Milho, pimentão amarelo, abóbora


Frutas:Melão, limão, grapefruit


Contém vitamina B6 e vitamina C, importantes para a absorção do ferro pelo organismo e para uma pele saudável.






Alimentos vermelhos


Vegetais: Pimentão, pimenta, beterraba, repolho roxo


Frutas: Maçã, morango, uva vermelha, melancia, cereja, tomate


Contém licopeno e vitamina C, que agem como antioxidantes.




Alimentos verdes


Vegetais: Espinafre, aspargos, brócolis, repolho, pimentão verde


Frutas:Kiwi, uva verde


Contém beta-caroteno, vitamina K e vitamina C, nutrientes que contribuem para a visão, para uma pele saudável .


Na alimentação, a cor é de suma importância. Quanto mais colorido é o prato de comida à nossa frente, mais o nosso organismo agradece.

Thursday, September 10, 2009

RECEITA PARA UMA PELE SAUDÁVEL
Uma alimentação equilibrada, associada a um estilo de vida natural contribuirá decisivamente para a saúde da pele fornecendo os nutrientes responsáveis por garantir sua integridade, elasticidade e brilho. Por outro lado, uma nutrição deficiente refletirá em uma pele sem vida. Dessa forma, se você deseja manter-se sempre bela é fundamental incluir no seu cardápio diário fibras, água, vitaminas e minerais diariamente.
Consuma:
ß-caroteno: vegetais folhudos verde-escuros, batata doce, cenoura, couve, espinafre e abóbora, entre outros.
Glutationa: abacate, aspargo, melancia, morango, batata branca, brócolis, tomate cru, entre outros.
Indóis: brócolis, couve de bruxelas, repolho, couve flor, agrião, couve, rabanete e nabo.
Licopeno: tomate, melancia, damasco.
Quercitina: cebola, uva vermelha, brócolis e abóbora amarela italiana.
Coenzima Q10: sardinha, amendoim, nozes, semente de gergelim.
Vitamina C: pimentão verde e vermelho, brócolis, couve de bruxelas, couve flor, morango, espinafre e frutas cítricas.
Vitamina E: óleos vegetais, amêndoas, soja, sementes de girassol.

*Ingerir no mínimo 8 copos de líquido por dia. A ingestão de água pura em pequenos volumes e sempre fresca (quase gelada) é a melhor forma de se hidratar, pois desta forma a absorção é mais rápida, e consequentemente melhor a recuperação de perda
.

Thursday, September 03, 2009

ALIMENTOS QUE TEM O PODER DE ACALMAR

Segundo pesquisadores da área da saúde, algumas substâncias encontradas nos alimentos têm a propriedade de melhorar e até estimular o sistema nervoso.

Temos o exemplo do mel e também dos carboidratos, que têm a capacidade de aumentar a produção de serotonina, substância essa responsável pela sensação de prazer e bem-estar. O chocolate provoca um efeito semelhante, funcionando como um calmante em situações difíceis.

Evite alimentos como o chá preto, o café, pois são produtos ricos em cafeína, o que provocará um aumento da ansiedade. Gorduras saturadas e álcool igualmente precisam e devem ser eliminados dos hábitos nutricionais. Eles interferem negativamente no organismo provocando fadiga e raciocínio lento.

Alimentos Recomendados:


Alface: Propriedades atenuantes para a irritação; a lactucina e lactupicrina, encontradas nos talos das folhas, e que atuam como calmante.

Mel e carboidratos: Estimulam a produção de serotonina, responsável pela sensação de bem-estar.

Espinafre e brócolis: Previnem a depressão. Contém potássio e ácido fólico, importantes para o bom funcionamento das células. Estabilizam a pressão e garantem o bom funcionamento do sistema nervoso devido ao magnésio, ao fosfato e às vitaminas A, C e ao Complexo B.

Peixes e frutos do mar: Diminuem o cansaço e a ansiedade, uma vez que contém zinco e selênio que agem no cérebro.

Laranja: Promove um melhor funcionamento do sistema nervoso. É um relaxante muscular e ajuda a combater o estresse e previne a fadiga. Rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do Complexo B.

Uvas: Melhoram o funcionamento do sistema nervoso. Atuam como antioxidantes e retardam o envelhecimento precoce. Possuem boas doses de vitaminas do complexo B, C, flavonóides e carboidratos.

Banana: Diminui a ansiedade; garantindo um sono tranquilo. É rica em carboidratos, potássio e magnésio e possui vitamina B6.

Cacau: Este é o que tem maior impacto sobre o humor.Age como calmante no cérebro agitado. Contém tirosina, substância que estimula a produção de serotonina.