Thursday, April 30, 2009

BROTOS DE BRÓCOLIS SALVAM O ESTÔMAGO
Um novo estudo publicado esta semana na revista Cancer Prevention Research, mostrou que brotos de brócolis com 3 dias, conseguiram suprimir a bactéria Helicobacter pylori (H. pylori), a principal causadora do câncer de estômago. O brócolis possui um fitoquímico, denominado sulforafano, conhecido por suas propriedades benéficas à saúde porém esta é a primeira vez que um estudo mostra que a substância consegue combater o H.pylori. Na pesquisa foram avaliados 48 indivíduos japoneses infectados pela bactéria. A metade do grupo ingeriu durante 8 dias 70 gramas de brotos de brócolis. A outra metade ingeriu o equivalente em broto de alfafa. O grupo que fez o uso do brócolis conseguiu reduzir significativamente a infecção ao final dos 8 dias, o que não aconteceu com o outro grupo de pacientes. Mesmo que H.pylori não seja um problema para você o consumo de brócolis é muito interessante pois também protege o corpo contra outros tipos de câncer, inclusive nos pulmões, próstata, bexiga e mamas.
COCA COLA É PUNIDA POR PROPAGANDA ENGANOSA
O Comitê de Defesa do Consumidor da Austrália ordenou nesta quinta-feira que a Coca-Cola retifique peças publicitárias segundo as quais o consumo da bebida não acarreta risco para a saúde. Em comunicado, o órgão classificou como "inaceitável" a alegação da empresa de que esses riscos seriam um "mito".

Em outubro passado, a Coca-Cola lançou na Austrália uma campanha intitulada "Maternidade e Caça aos Mitos" com a atriz australiana Kerry Armstrong na qual dizia que beber Coca-Cola é seguro para crianças e que é mentira que a bebida causa obesidade e cáries. Nas peças, a empresa também negava que seu produto contivesse cafeína.

"Agora que descobri o que é mito e o que não é, é bom saber que nossa família pode seguir aproveitando uma de nossas bebidas favoritas", afirmava a atriz em uma das peças. "Meus filhos agora me chamam de mamãe, a caçadora de mitos."

"Essas mensagens são totalmente inaceitáveis e dão a impressão enganosa de que beber Coca-Cola nunca contribuirá para ganho de peso, obesidade, ou danos aos dentes", disse Graeme Samuel, o presidente do Comitê de Defesa do Consumidor, em um comunicado.

Segundo a decisão do órgão, a Coca-Cola, agora, terá de publicar novos anúncios em jornais corrigindo os anteriores e terá que publicar, em seu site na internet, uma série de tabelas que comparam os níveis de cafeína com os de chá e café. Conforme o presidente do Comitê, a empresa já concordou em cumprir a punição.


Thursday, April 16, 2009

A MAÇÃ E SUA AÇÃO MEDICINAL
Uma combinação de substâncias químicas das plantas, tais como flavonóides e polifenóis (fitoquímicos), encontrados na polpa e, principalmente, na casca da maçã, fornecem os benefícios antioxidantes e anti-câncer da fruta.
Utilizando células de câncer de cólon tratadas com extrato de maçã, os cientistas descobriram que a proliferação celular era inibida. Células tratadas com 50 miligramas de extrato da casca da maçã apresentavam inibição de 43%. O extrato da polpa da maçã inibia as células de câncer de cólon em 29%.
Os pesquisadores também testaram o extrato com células hepáticas humanas. Com 50 miligramas, o extrato derivado da maçã com casca inibia as células cancerosas em 57% e o extrato derivado da fruta sem casca inibia aquelas células em 40%.
O que o estudo mostra é que a combinação de fitoquímicos desempenha um papel muito importante na ação anti-câncer e anti-oxidante e que benefícios reais para a saúde são obtidos.

Tuesday, April 14, 2009

O PODER DO MILHO COMO FONTE DE JUVENTUDE
Se você é daqueles que só come milho (Zea mays) em época de Festa Junina, saiba que está perdendo uma ótima oportunidade de melhorar a saúde. O grão, que poderia ser incluído com mais ênfase na mesa do brasileiro é rico em nutrientes que ajudam na prevenção de catarata, câncer e até mesmo de doenças cardiovasculares.
E, embora poucas pessoas conheçam a importância do alimento, que é cultivado nas ilhas do Golfo do México há mais de 7 mil anos, vale a pena incluí-lo no cardápio. Pena que o Brasil ainda esteja longe disso. O país é um dos maiores produtores de milho do continente, mas boa parte da safra é destinada à alimentação animal. Segundo estimativas da Associação Brasileira das Indústrias do Milho (Abimilho), a nação produziu quase 41 milhões de toneladas do grão em 2007. De acordo com a União Brasileira de Avicultura (UBA), menos de 15% deste total foi destinado ao consumo humano.
Além disso, normalmente o alimento chega aos consumidores de forma indireta, por meio da farinha de milho – opção para quem possui doença celíaca, pois não contém glúten. Um dos motivos que justifica isso é a cultura alimentar brasileira: nas refeições, as pessoas preferem privilegiar outros tipos de grãos mais populares, como arroz e trigo.
Deixá-lo de lado é abdicar de inúmeros nutrientes, como as vitaminas A e do complexo B. Elas protegem o globo ocular e ajudam na digestão, respectivamente. Além disso, o alimento também é rico em fibras, importantes para o bom funcionamento da flora intestinal.
Muitos povos do passado, aliás, já sabiam desses benefícios à saúde. Tanto que, na Antigüidade, o grão fazia parte da alimentação de astecas, olmecas, maias e incas, na América Pré-Colombiana. O próprio nome deriva de uma palavra de antigos idiomas, que significava “sustento da vida”.
Para se ter idéia, apenas 50 gramas de farinha de milho fornecem a mesma quantidade de proteínas que um pão francês com o mesmo peso, com a diferença de ter 33% a mais de calorias, ou seja, sustenta mais, porém, se consumido em excesso pode engordar. Então, seja moderado: comer uma bandejinha de cereal matinal à base de milho de manhã já ajuda a manter a saúde mais equilibrada.

AGRIÃO COMBATE ATÉ O VÍCIO DO CIGARRO

O agrião ou rorippa nasturtium-aquaticum para os amigos é uma planta comestível e que tem propriedades anticancerígenas. É usada em saladas e pode ser encontrada no meio natural em zonas úmidas como rios e riachos. Diz-se que comer um molho de agrião é o que melhor combate à ressaca.

O agrião é tão eficaz que não se deve usá-lo diariamente, a não ser para tratamento dos brônquios, durante períodos limitados. A quantidade de ferro, iodo e vitaminas que contém faz passar para a água em que é deixada de molho uma boa parte de sua força.
As propriedades terapêuticas do agrião combatem o raquitismo, o ácido úrico e as doenças do pulmão, agindo na purificação do fígado e do estomago. Os fumantes devem fazer uso do agrião, uma vez por semana, para a desintoxicação do organismo. O seu suco, adoçado com mel é um excelente xarope para combater bronquite, tosse, tuberculose pulmonar e toda sorte de enfermidades catarrais. Usa-se em saladas para combater a diabetes, e o consumo diário para os que sofrem de acido úrico.

Wednesday, April 08, 2009

AS MARAVILHAS DA SOJA PARA UMA VIDA  SAUDÁVEL
A soja é um ingrediente que proporciona uma excelente  qualidade de vida. Pesquisas com consumidores demonstram que há uma demanda bastante acentuada por alimentos bem mais saudáveis. A grande maioria das pessoas, hoje, pensa na saúde quando escolhe os produtos, tendência que ocasionou um crescimento significativo nas vendas de alimentos que contêm soja no mundo inteiro.

As pessoas estão cada vez mais conscientes do potencial benefício da proteína de soja em relação aos seguintes aspectos:

Saúde do coração (redução do colesterol)
Saúde dos ossos (aumento da densidade óssea)
Alívio dos sintomas da menopausa (redução das ondas de calor)
Prevenção contra o câncer (de mama, próstata e tireóide)
Nutrição para atletas (maior rapidez na recuperação muscular)
Controle de peso (saciedade)

Nos últimos anos, diversos estudos clínicos foram concretizados em todo o mundo, comprovando o potencial benefício da proteína de soja em relação aos aspectos citados.

O MAMÃO E SUA RICA FONTE DIGESTIVA
Esta delícia de fruta é calmante, digestiva e laxativa, sendo bastante indicada para quem possui o estômago sensível.Já quem deseja manter o peso ou está querendo emagrecer,  possui baixíssimas calorias.
O mamão apresenta ainda alta quantidade de beta-caroteno, característico de frutas de tons alaranjados. O Beta-caroteno quando ingerido atua como formador de vitamina A. Já a Vitamina A é efetiva no combate a doenças de pele, cegueira noturna e queda de cabelos.
Mas não exagere!Tudo tem de ser feito equilibradamente. O consumo de vitamina A em excesso também pode causar problemas orgânicos e com isso gerar doenças tão perigosas quanto as enfermidades causadas pela sua carência.