Wednesday, January 21, 2009

NUTRIÇÃO E ESPORTES NO VERÃO
Não se deve comer e ir para o mar antes de uma hora e meia, mesmo no caso de alimentação leve. Para práticas mais intensas, como o surfe, é recomendado um intervalo de três horas, desde que os alimentos ingeridos possuam um bom índice glicêmico.

No caso de
alimentação pesada  o ideal é deixar para entrar no mar em um outro dia.

Pessoas jovens têm metabolismo mais acelerado; uma criança pode estar pronta para o futebol apenas meia hora após comer. Mas quanto mais a idade avança, mais o metabolismo fica lento. Portanto, cuidado: o ideal é sempre
esperar pelo menos uma hora após as refeições antes de praticar atividades físicas.

Caminhadas são indicadas como exercício para todas as idades. Para prevenir caimbras, a dica é consumir bastante arroz integral,rica fonte de potássio, ou duas colheres de uvas-passas ou bananas-passas no lanchinho da manhã.
RITMO DAS REFEIÇÕES NAS FÉRIAS
O ideal é comer alguma coisa pelo menos a cada quatro horas, para manter um bom ritmo do metabolismo corporal. O consumo em cada refeição deve ser de pequenas quantidades, sem concentrar a alimentação toda no almoço ou na janta.

O
número adequado de refeições varia de acordo com cada pessoa, mas em média são recomendadas de cinco a seis refeições diárias.

O
café da manhã é a principal refeição do dia, hora de comer como um "rei". Se você tiver muita vontade de comer um doce, o café da manhã é a refeição indicada, porque o corpo terá o dia todo para gastar o excesso de calorias.

No
meio da manhã e da tarde, deve-se fazer um lanchinho. Para a manhã são recomendados um cereal, uma fruta ou um suco. Já à tarde pode-se optar por uma vitamina e um sanduíche integral.

A
janta deve ser leve. Um sanduíche com pão integral, cenoura, ricota ou queijo de soja e alface é uma boa opção. A alface dá sono e ajuda a tranqüilizar para a hora de dormir. A última refeição do dia pode ser a ceia. É recomendado uma colher de frutas secas, duas nozes ou quatro damascos.

Se você for baladeiro e acordar tarde, mesmo assim não deve partir direto para o almoço. A dica é um iogurte com fibra solúvel ou uma fruta como maçã ou pêra para ajudar a eliminar as toxinas da noitada.

Se possível, almoce apenas umas duas horas depois, sem excessos. E consuma bastante
líquidos,preferencialmente,água.

Monday, January 19, 2009

COMIDAS A BEIRA DA PRAIA
No caso das guloseimas vendidas na beira da praia, é fundamental um controle de segurança alimentar. Esses alimentos são muito perigosos, e a contaminação no verão é mais fácil.

Espetinhos de 
camarão frito (e outros de origem animal), não são recomendados. E na hora de beber alguma coisa, é preciso estar atento. Cuidado com a maneira como é extraído o caldo de cana e a forma como o coco é furado: facas são um grande meio de contaminação.

Picolés de fruta natural, açaí com granola e milho-verde  são boas pedidas.

Levar a 
própria comida para a beira da praia também é uma boa opção. Isso evita períodos prolongados sem comer e também o consumo de alimentos de origem duvidosa.

A dica é levar uma 
caixa térmica – existem de variados tamanhos e preços. Ali pode estar um sanduíche integral natural com queijo de soja ou ricota para a hora da fome. A caixa deve ficar com gelo e na sombra para manter a qualidade dos alimentos. 

Se você for preparar uma
 limonada, cuidado para não derramar limão na pele. Ele pode provocar manchas que demoram para sair, mas é uma ótima fonte de vitamina C, também um poderoso antioxidante. - Em casa, mantenha os alimentos na geladeira, inclusive as frutas. Isso evita a contaminação e o desgaste no valor nutritivo.

A IMPORTÂNCIA DE UMA BOA HIDRATAÇÃO
hidratação é fundamental. O corpo precisa de pelo menos 2 litros de água diários. Uma dica de medida "caseira" para garantir essa quantia é tomar de seis a oito copos de água ao longo do dia.

Bebidas alcoólicas NÃO ajudam na hidratação, pelo contrário. Tomar uma cervejinha para matar a sede não resolve; e destilados – como o uísque – provocam graus de desidratação ainda maiores.

Nada substitui a água em termos de hidratação. Mas para quem não está habituado a ingerir o líquido, pode tentar compensar parte do consumo tomando sucos de frutas. Vai do gosto de cada um, mas abacaxi com hortelã, pêssego e caju são alguns dos indicados para a estação.

ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA PARA O VERÃO
A principal recomendação é manter uma alimentação leve e saudável. A base devem ser os cereais integrais. As dicas são arroz, macarrão e pães integrais.

As 
frutas são sempre uma boa pedida. As mais indicadas para o verão são as ricas em carotenóides, que ajudam no bronzeamento e auxiliam na formação da melanina – pigmento que protege a pele. Laranja, mamão, manga e frutas secas como damasco são opções.

O consumo de 
vegetais também é importante. Cenoura, brócolis e beterraba são os principais nomes da estação. O melhor é o cozimento a vapor, para garantir o gosto e a consistência. Além disso, evita-se que percam seus nutrientes na água.

No 
preparo dos alimentos, o ideal é optar sempre por cozidos, grelhados ou assados, nunca pelas frituras. Existe uma grande variedade de possibilidade de preparações, a segredo é buscar uma que torne os alimentos mais agradáveis e apetitosos sem permitir que percam suas qualidades. 

Frutas e vegetais ajudam na hidratação, mas é importante lembrar que eles NÃO substituem os 
seis a oitos copos de água diários.

Tuesday, January 06, 2009

UM CEREAL FANTÁSTICO E REPLETO DE VIRTUDES CURATIVAS
A aveia é uma gramínea, família de plantas caracterizadas pelo caule esguio que termina em pontas ramificadas que contém as flores, das quais se desenvolvem as sementes. No caso da aveia, as sementes possuem casca fortemente aderida. A planta adapta-se melhor em climas frios e úmidos, sendo que os primeiros cultivos parecem ter ocorrido no Norte da Europa, onde se constituiu como alimento básico, e na Ásia Central.
No Brasil, os estados do Rio Grande do Sul e Paraná são os responsáveis por grande parte da produção do grão, seguidos por Santa Catarina e Mato Grosso do Sul

A aveia é um dos cereais mais completos devido ao elevado teor de proteínas, bom balanceamento de aminoácidos, rico em sais minerais, ácido linolêico (ômega 6) e vitaminas. Além de nutritiva, a aveia é considerada um alimento funcional, principalmente, devido aos elevados teores de fibra dietética denominada beta-glicano.
O seu uso periódico reduz o colesterol sanguíneo, atuando na prevenção de doenças do coração, conforme 41 trabalhos científicos publicados por médicos de diversas partes do mundo nos últimos 30 anos.
Esse fato justificou a decisão tomada, em janeiro de 1997, pelo FDA(Food and Drug Administration) dos Estados Unidos e pelo Ministério da Saúde do Brasil (2000), em
recomendar a aveia como alimento funcional.
Pesquisas recentes sugerem que a aveia atua em outros processos fisiológicos como na moderação dos efeitos da hipertensão, regulação dos níveis de glicose e insulina no sangue, controle de peso e a promoção da saúde gastrointestinal, reduzindo inclusive o câncer intestinal.

Podemos encontrar a aveia na forma de grãos, em flocos grossos, em flocos finos, farinha de aveia e também o farelo de aveia, que é a casca que envolve o grão de aveia.

A aveia é consumida na forma de mingaus, pães, bolos, biscoitos e bolachas, massas, pizzas e pastéis, em vitaminas ou sucos e com frutas, nas sopas, na mistura com iogurte natural, na forma de granolas, cereais em barras, tanto em alimentos doces quanto salgados. Sem contar que com ela podemos fazer o "leite de aveia" e também germinar seus grãos.
Há uma maneira inusitada de fazer a aveia em grão que fica deliciosa: é bem simples, basta cozinhar os grãos de aveia como se fossem de arroz, usando a mesma técnica e os mesmos temperos; experimentem trocar o arroz de todos os dias, ocasionalmente, pela aveia (casada com a lentilha fica d-e-m-a-i-s!).

BOLO VITAMINADO PARA 2009
Ingredientes:
2 ovos caipira
1 e ½ xícara de beterraba ralada
1 xícara de cenoura ralada
2 laranjas sem casca e sem sementes
1/2 xícara de óleo de canola
1 xícara de açúcar mascavo
3 xícaras de farinha de trigo integral fina 
1 CS de fermento biológico


Como fazer:

Bater no liquidificador os ovos, a beterraba ralada, a cenoura ralada, as laranjas descascadas e o óleo.

Adicionar o açúcar peneirado e bater novamente.

Despejar numa vasilha, acrescentar a farinha peneirada e misturar bem. Por último, acrescente o fermento.


Despeje a massa em uma assadeira untada e enfarinhada. Leve para assar em forno médio pré-aquecido por aproximadamente 45 minutos.